Portal do Professor

Início do Conteúdo

Os vertebrados

Autor e Co-autor(es)

VANESSA FONSECA GONCALVES imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Investigar os diferentes grupos de animais vertebrados.
  • Investigar as características que definem os grupos de animais vertebrados.
  • Investigar os hábitos alimentares e o comportamento social dos animais vertebrados.

Duração das atividades

6 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Organização celular, metabolismo e quantidade de células dos animais.
  • Diferenças entre invertebrados e vertebrados.

Estratégias e recursos da aula

  • Atividade de campo ou atividade de pesquisa.
  • Atividades em grupo.
  • Produção e apresentação de cartazes.

 

MÓDULO 1

Atividade 1: Conhecendo os vertebrados

Para o professor:

1) Organize uma visita a um zoológico ou um parque em sua cidade ou próxima e ela. Lembre-se que para visita monitorada é necessário um agendamento prévio na instituição.

2) Prepare uma ficha, para cada aluno, contendo as seguintes informações sobre os animais:

a) nome do animal;

b) características físicas (cobertura do corpo, coloração, presença ou ausência de penas, estrutura de locomoção);

c) comportamento observado;

d) habitat.

3) Informe aos alunos que eles deveram observar os animais e fazer anotações na ficha.

- Alternativa caso não seja possível uma visita a um zoológico ou parque.

Peça aos alunos que façam uma pesquisa, baseada na ficha, dos seguintes animais: mico-leão-dourado, lobo-guará, ararinha-azul, sapo-cururu, jibóia, cascavel, carpa, elefante africano, rã amarela.

Mico-leão-dourado

Mico-leão-dourado. Disponível em: http://ambientalsustentavel.org/2012/preservacao-do-mico-leao-dourado-recebe-recursos-nao-reembolsaveis-do-bndes/. Acesso em: 20 novembro 2013.

 

Lobo-guará

Lobo-guará. Disponível em: http://www.anda.jor.br/wp-content/uploads/2012/02/06_10LOBO-GUARA_08.jpg. Acesso em: 25 novembro 2013.

 

Ararinha-azul

Ararinha-azul. Disponível em: http://animal-planet-brasil.blogspot.com.br/2010/08/ararinha-azul.html. Acesso em: 25 novembro 2013.

 

Cascavel

Cascavel. Disponível em: http://www.dicadanet.net/cobra-cascavel.html. Acesso em: 25 novembro 2013.

 

Atividade 2: Organizando os vertebrados

Para o professor:

1) Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

2) Peça os que organizem os animais em grupos de acordo com as características físicas e deem nomes a cada grupo. Estimule os alunos a agruparem os animais de acordo com o revestimento da pele: pelos, escamas úmidas, penas, pele lisa e fina, pele grossa e enrugada.

3) Incentive os alunos a exporem as ideia para a turma.

 

MÓDULO 2

Atividade 1: Vertebrados e o ambiente

Para o professor:

1) Com os alunos em grupos, peça os que escolham um dos animais estudados e elaborem um cartaz mostrando sua classificação e interação com o ambiente em que vive.

2) Organizem um momento para a exposição dos cartazes em sala de aula.

 

Atividade 2: Vertebrados em extinção

Para o professor:

1) Com os alunos em grupos, peça os que façam um pesquisa sobre os animais estudados que estão ameaçados de extinção e quais as causas.

2) A pesquisa deverá abordar as causas para a extinção e alguns projetos de proteção das espécies ameaçadas de extinção. Além disso, deverá ser registrada no caderno.

3) Organize um momento para a socialização das ideias.

Recursos Complementares

Sugestão de material que o professor pode indicar para os alunos pesquisarem.

- Os vertebrados. Disponível em: http://www.museunacional.ufrj.br/pesquisa/vertebrados. Acesso em: 20 novembro 2013.

- Animais vertebrados. Disponível em: http://www.estudopratico.com.br/animais-vertebrados-fotos-caracteristicas-e-classificacao/. Acesso em: 20 novembro 2013.

Avaliação

Os alunos poderão ser avaliados de forma processual e contínua. O empenho, o interesse e o comprometimento serão avaliados de forma qualitativa. Em relação aos aspectos quantitativos, serão avaliados os seguintes critérios: o empenho e os registros durante a atividade de campo, a produção dos cartazes e a pesquisa.