Portal do Professor

Início do Conteúdo

BRINQUEDOS CANTADOS QUE ANIMAM NOSSA VIDA

Autor e Co-autor(es)

Gilka Silva Pimentel imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria Núbia Pessoa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Aprender a ouvir e cantar as cantigas de roda presentes na cultura popular.
  • Valorizar a cultura popular.
  • Desenvolver a linguagem oral e ampliar o repertório de palavras.

Duração das atividades

2 aulas com duração de 30 minutos cada atividade.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças de 3 e 4 anos gostam de brincar e cantar. Observamos que na atualidade a brincadeira de roda é pouco utilizada pelas crianças nos momentos de brincadeiras livres. Para resgatar as brincadeiras de roda na escola e na vida das crianças, os professores podem propor aulas ensinando tais brincadeiras.
 

Estratégias e recursos da aula

Nessa aula inicial, procure fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos possuem acerca das brincadeiras de roda.

1º MOMENTO:

Para motivar as crianças mostre obras de arte que retrate brincadeiras de roda. Durante a apreciação dos quadros, convide os alunos a identificarem a brincadeira que aparece nos quadro e anote numa cartolina. Questionamentos:

  • O que as crianças do quadro estão fazendo?
  • Onde as crianças do quadro estão brincando?
  • Quem já viu esses quadros antes?

Ciranda. Milton Dacosta.1942.

Fonte:www.itaucultural.org.br/.../index.cfm?

Ronda Infantil. Portinari.

Fonte:http://www.folhademirassol.com.br/modules/news/print.php?storyid=909

Em seguida, ler a biografia dos pintores dos quadros apreciados. Segue sugestão de biografia, mas o(a) professor(a) poderá pesquisar outras ou fazer a leitura de trechos de um livro auto-biográfico.

undefined

2º MOMENTO:

 O (A) professor(a) deve levar um CD ou DVD com uma coletânea de cantigas de roda para ouvir e cantar com as crianças em sala de aula. Outra possibilidade é ouvir as músicas ao acessar o link sugerido.

www.topmusicas.net/cantigas-populares/ai-eu-entrei-na-roda.htm

Ao acessar o site topmusicas, escolha a que deseja escutar e click no símbolo de ouvir.

Após a escuta das músicas o(a) professor(a) faz alguns questionamentos tais como: 
  • Quais dessas cantigas vocês conhecem?

  • Como vocês aprenderam essas cantigas?

  • Será que todos os adultos que vocês conhecem também brincaram/cantaram quando crianças?                                                   

 Professor (a) anote as respostas das crianças numa cartolina. Depois sugira aos alunos realizar uma entrevista com os seus pais. Envie o questionário para casa solicitando aos pais ou reponsáveis pela criança que anotem as brincadeiras, brinquedos e cantigas que eles conheciam/brincavam na sua infância. Em outro momento, os pais poderão ir a escola ensinar brincadeiras, fazer uma oficina de brinquedos para a turma.

Para contextualizar a origem das cantigas de roda o(a) professor(a) poderá ler informações no site abaixo:

http://www.canalkids.com.br/cultura/bolao/origem.h tm


Recursos Complementares

Avaliação

 Observar se os alunos:

  • Demonstram interesse pelas cantigas apresentadas.
  • Conhecem e respeitam as regras da brincadeira.
  • Usam novas palavras com o aprendizado das cantigas.