Maria Núbia Pessoa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Conhecer e aprender algumas brincadeiras que os pais/avós brincavam na sua infância.
1º MOMENTO:
Considerando o levantamento das brincadeiras dos pais e avós professor(a) converse com as crianças sobre as brincadeiras que eram realizadas antigamente, mostrando que muitas dessas brincadeiras permanecem. Depois organize com as crianças uma lista dessas brincadeiras.
Leia a lista e pergunte as crianças qual das brincadeiras elas conhecem, sugira às crianças escolher algumas dessas cantigas para brincarem.
Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. Turma 3. NEI-CAp/UFRN,2009.
2º MOMENTO:
Leve um CD e ouça algumas cantigas de roda. Depois escolha uma das cantigas para brincar. Professor(a) nesse momento explique para as crianças como se realiza a brincadeira escolhida. O Grupo de crianças deverá fazer os movimentos sugeridos na letra da música.
Para ouvir algumas cantigas de roda acesse os sites abaixo:
http://cliquemusic.uol.com.br/discos/ver/cantigas-de-roda
http://www.youtube.com/watch?v=zguZKRaETC0
3º MOMENTO:
Assista o vídeo sobre brincadeiras antigas. Depois discuta com as crianças sobre as brincadeiras que aparecem no vídeo.Em seguida, faça o registro através do desenho com giz de cera ou hidrocor em papel ofício colorido ou outro tipo de papel.
Letras de algumas cantigas de roda
Avaliar se a criança: