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O Regionalismo na literatura brasileira

Autor e Co-autor(es)

ROGERIO DE CASTRO ANGELO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuita Goretti

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • O que é a literatura regionalista;
  • quais os principais escritores que publicaram romances regionalistas no Brasil;
  • qual a relação entre o regionalismo e a segunda fase do modernismo (Romance de 30).

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Escolas literárias no Brasil (em especial a primeira fase do Modernismo);
  • noções das regiões geográficas do Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • apreciação e discussão de música;
  • pesquisa de termos desconhecidos no dicionário;
  • leitura e discussão de texto literário;
  • apresentação de vídeo em data show;
  • questionário a ser respondido individualmente;
  • leitura de texto acadêmico em pequenos grupos;
  • discussão de texto acadêmico, em forma de mini seminário.

 

Recursos:

  • computador/data show/caixas de som;
  • handoutcom letra de música, trecho de obra literária e texto acadêmico;
  • dicionários de Língua Portuguesa.

 

Módulo 1

Atividade 1

 

Para ativar conhecimentos prévios em relação a escrita sobre o regionalismo, o professor iniciará a aula, entregando aos alunos uma folha com a letra da música composta por Gaucho da Fronteira, em parceria com Vainê Darde e regravada pela banda Engenheiros do Hawaii, intitulada, Herdeiro da Pampa Pobre, a qual o professor tocará em áudio.

 

Letra e vídeo disponíveis em:<http://letras.mus.br/engenheiros-do-hawaii/45728/>. Acesso em: 24 nov. 2013.

 

region

Herdeiro da Pampa Pobre

Engenheiros do Hawaii

 

Mas que pampa é essa que eu recebo agora

Com a missão de cultivar raízes

Se dessa pampa que me fala a história

Não me deixaram nem sequer matizes?

Passam às mãos da minha geração

Heranças feitas de fortunas rotas

Campos desertos que não geram pão

Onde a ganância anda de rédeas soltas

 

Se for preciso, eu volto a ser caudilho

Por essa pampa que ficou pra trás

Porque eu não quero deixar pro meu filho

A pampa pobre que herdei de meu pai

 

Mas que pampa é essa que eu recebo agora

Com a missão de cultivar raízes

Se dessa pampa que me fala a história

Não me deixaram nem sequer matizes?

 

Passam às mãos da minha geração

Heranças feitas de fortunas rotas

Campos desertos que não geram pão

Onde a ganância anda de rédeas soltas

 

Se for preciso, eu volto a ser caudilho

Por essa pampa que ficou pra trás

Porque eu não quero deixar pro meu filho

A pampa pobre que herdei de meu pai

 

Herdei um campo onde o patrão é rei

Tendo poderes sobre o pão e as águas

Onde esquecido vive o peão sem leis

De pés descalços cabresteando mágoas

 

O que hoje herdo da minha grei chirua

É um desafio que a minha idade afronta

Pois me deixaram com a guaiaca nua

Pra pagar uma porção de contas

 

Se for preciso, eu volto a ser caudilho

Por essa pampa que ficou pra trás

Porque eu não quero deixar pro meu filho

A pampa pobre que herdei de meu pai

 

Eu não quero deixar pro meu filho

A pampa pobre que herdei de meu pai

 

Eu não quero deixar pro meu filho

A pampa pobre que herdei de meu pai

 

Logo após a audição da canção, a qual os alunos acompanharão com a letra impressa, o professor discutirá com os alunos se existe algum vocábulo que eles desconheçam, em caso afirmativo, os alunos deverão procurar no dicionário tais palavras. A seguir, o professor deverá propiciar uma discussão sobre se é possível reconhecer a qual região do Brasil esse texto faz referência e, por meio de quais palavras, isso foi possível.

 

Atividade 2

 

Após terem discutido a música, Herdeiro da Pampa Pobre, o professor entregará aos alunos o seguinte trecho do livro Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto:

 

nov 22

                Imagem disponível em: <http://migre.me/gKTCa>. Acesso em: 24 nov. 2013.

 

O RETIRANTE EXPLICA AO LEITOR QUEM É E A QUE VAI

 

— O meu nome é Severino,   


como não tenho outro de pia.  


Como há muitos Severinos,  


que é santo de romaria,

deram então de me chamar  


Severino de Maria  


como há muitos Severinos  


com mães chamadas Maria,  


fiquei sendo o da Maria  


do finado Zacarias.

Mais isso ainda diz pouco:   


há muitos na freguesia,   


por causa de um coronel   


que se chamou Zacarias   


e que foi o mais antigo   


senhor desta sesmaria.

 

Como então dizer quem falo   


ora a Vossas Senhorias?   


Vejamos: é o Severino   


da Maria do Zacarias,   


lá da serra da Costela,   


limites da Paraíba.

 

Mas isso ainda diz pouco:   


se ao menos mais cinco havia   


com nome de Severino   


filhos de tantas Marias   


mulheres de outros tantos,   


já finados, Zacarias,   


vivendo na mesma serra   


magra e ossuda em que eu vivia.

 

Somos muitos Severinos  


iguais em tudo na vida:   


na mesma cabeça grande   


que a custo é que se equilibra,   


no mesmo ventre crescido   


sobre as mesmas pernas finas   


e iguais também porque o sangue,   


que usamos tem pouca tinta.

 

[...]

Disponível em: <http://www.releituras.com/joaocabral_morte.asp>. Acesso em: 24 nov. 2013.

 

Ao finalizar a leitura desse texto, os alunos deverão, tal como fizeram em relação à música, discutir oralmente o texto e procurar no dicionário as palavras que por ventura não lhes sejam familiares.

 

Após essa discussão, deverão tentar identificar, pela forma da construção textual, por meio da temática e pelas palavras empregadas qual a localização (geográfica) de onde se está falando.

 

Se o professor julgar interessante, poderá pedir para os alunos para estabelecer pontos de semelhança e diferença na forma como a música e o trecho do texto literário lidos retratam suas regiões.

 

Módulo 2

Atividade 1

Para discutir sobre como se dá o regionalismo na literatura, o professor exibirá o vídeo seguinte para os alunos, que trata sobre a segunda fase do Modernismo no Brasil, mais especificamente sobre o Romance de 30, produzido pelo Aulalivre.net, e disponível no Youtube.

 

nov 2

     Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=AAznN-qIj_8>. Acesso em: 24 nov. 2013.

 

Para direcionar o foco referente ao assunto proposto, durante a exibição do vídeo, o professor pedirá a alunos que respondam às questões seguintes no caderno:

1.     Quais as razões apontadas pela professora Greice de, nessa segunda fase do Modernismo, surgirem os Romances de 30 com uma escrita Regionalista?

2.     Faça uma lista dos autores que a professora Greice elenca durante sua explicação sobre o Romance de 30, deixando claro (sobre cada um deles):

a.     a região na qual o autor situa/ambienta suas obras de cunho regionalista;

b.     quais as principais obras;

c.     quais as principais temáticas trabalhadas nas obras;

d.     especificidades linguísticas de cada autor.

 

Ao final da apresentação do vídeo, o professor questionará aos alunos, alternadamente, sobre qual a importância das obras regionalistas, nesse período da história da literatura brasileira, e pedirá para que diferentes alunos leiam seus comentários sobre os diferentes autores trabalhados no vídeo.

 

Atividade 2

 

Para aprofundar um pouco mais sobre o que é o regionalismo, enquanto forma de escrever literatura, o professor dividirá a turma em grupos pequenos (duplas ou trios), para que eles façam a leitura de um texto acadêmico de autoria de Ligia Chiappini (1995), a qual apresenta dez teses sobre o regionalismo na literatura.

 

Disponível em: <http://migre.me/gKVj4>. Acesso em: 24 nov. 2013.

 

Como são dez as considerações feitas por Ligia Chiappini (1995), em seu texto sobre o regionalismo, os alunos deverão ser agrupados de forma que cada grupo fique responsável, por estudar mais detidamente um dos tópicos.

Todos os grupos lerão a introdução do texto, mas o professor dividirá as 10 teses sendo que cada grupo fique responsável por desencadear as discussões sobre uma das partes do texto.

 

Atividade 3

 

Após a leitura do texto, nos grupos, o professor pedirá ao primeiro grupo que explique qual a primeira tese sobre o Regionalismo na literatura brasileira, dessa forma o grupo apresentará para os colegas as ideias principais trazidas por Ligia Chiappini (1995), e depois os outros grupos poderão fazer questionamentos ao grupo que estava apresentando e também ao professor. Quando a discussão do primeiro tópico chegar ao fim, passa-se ao segundo grupo e, assim, sucessivamente.

Recursos Complementares

Apresentação em PowerPoint da Secretaria de Educação de Pernambuco sobre o Regional e seu Redimensionamento.

Disponível em: <http://migre.me/gKVfq>. Acesso em: 24 nov. 2013.

 

Artigo de Jorge Vital Moreira intitulado: O regionalismo de Guimarães Rosa.

Disponível em: <http://r1.ufrrj.br/esa/art/199411-092-100.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2013.

Avaliação

Os alunos serão avaliados qualitativamente quanto:

  • à participação nas discussões,
  • ao interesse demonstrado;
  • ao desempenho do trabalho dentro dos grupos.

 

Em relação à apresentação discussão do vídeo e a apresentação dos trabalhos dos grupos, o professor deverá observar:

  • apresentação das ideias de forma didática;
  • trabalho em equipe;
  • interesse durante a apresentação dos outros grupos, questionando eventuais dúvidas.