Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ler e interpretar narrativas em quadrinhos.
Produzir narrativas em quadrinhos.
Perceber a import?ncia de atribuir sentido ?s palavras em um processo de intera??o entre os sujeitos.
Utilizar diferentes recursos gr?ficos e visuais para a composi??o de uma narrativa em quadrinhos.
Usar, na produ??o dos quadrinhos, os elementos que comp?em a estrutura da narrativa: personagens protagonistas, antagonistas e coadjuvantes; tempo cronol?gico, espa?o interno e externo; enredo, conflito, cl?max e foco narrativo.
Perceber/identificar a ?quebra? da normalidade de uma situa??o de intera??o, pelo estabelecimento do conflito presente nos quadrinhos, devido ao desconhecimento do sentido de determinada palavra, e a consequente retomada desta normalidade, a partir do desfecho da hist?ria.
Realizar infer?ncias com base na leitura dos recursos gr?ficos usados na composi??o dos quadrinhos, e estabelecer os efeitos de sentido por eles produzidos.
O aluno dever? ter conhecimentos da estrutura de uma hist?ria em quadrinhos.
Saber distinguir os bal?es da fala, do pensamento, do grito e de outras linguagens.
Os objetivos de uma hist?ria em quadrinhos em um processo de intera??o entre os sujeitos.
Aula 1- 50 minutos
Caso o professor queira, poder? fazer atividade de motiva??o para introdu??o desta aula, estabelecendo conversa informal para ativar os conhecimentos pr?vios dos alunos sobre o significado da palavra carisma. Outra possibilidade ? retomar os conhecimentos da estrutura da narrativa em quadrinhos, enfocando os elementos que a comp?em: recursos gr?ficos e visuais, bal?es e outros.
Atividade 1
Leitura silenciosa para a percep??o do sentido global do texto: Julieta em ?o carisma?, retirado do livro:
RICHE, R.C & SOUZA, D.M. Oficina de textos: leitura e reda??o. 2 ed. S?o Paulo, Saraiva, 1999. P. 11-15. Texto de Ziraldo. O menino maluquinho.Dispon?vel em:
http://www.4shared.com/file/126363613/7d95b2bd/Julieta__O_Carisma.html
Atividade 2
Leitura dialogada do texto
Aula 2 ? 50 minutos
Atividade 1
A atividade escrita de compreens?o e interpreta??o poder? ser feita em duplas, a partir das quest?es abaixo:
1) O que levou Julieta a se interessar tanto pela palavra ?carisma??
2) Por que ela recebeu esta denomina??o?
3) O que gerou o conflito da hist?ria?
4) Por que os pais de Julieta foram indiferentes ? sua pergunta?
5) Por que era importante para Julieta saber o significado de ?carisma??
6) ? medida que Julieta e Maluquinho conversavam, eles levantavam hip?teses sobre o poss?vel significado de ?carisma?. Quais s?o essas hip?teses.
7) Mas, para saber o significado de carisma, Maluquinho procurou Carolina e disse que ela tinha muito carisma.
a) Por que ele n?o perguntou a ela o significado da palavra?
b) O que fez com que Maluquinho deduzisse que carisma ? uma coisa ?tima?
8) No quadrinho em que Maluquinho l? o significado de ?carisma?: cabedal, cadar?o etc., ele diz para Julieta que sentia muito, mas tudo aquilo era carisma. Ela responde que havia gostado e ele fica surpreso com a resposta dela. O que demonstra a atitude de ambos?
9) Qual o significado da palavra carisma, de acordo com o dicion?rio?
10) Qual foi o comportamento de Julieta ao saber o real sentido da palavra carisma?
11) Ao final da hist?ria, Maluquinho exclama, ao Julieta ir embora: ?Que carisma?! Por qu??
Aula 3 ? 50 minutos
Atividade 1
Discutir e comentar as respostas das quest?es de leitura.
Atividade 2 ? Prepara??o para a atividade de produ??o de hist?rias em quadrinho.
Pedir aos alunos recortes de ilustra??es de gibis para a aula seguinte. Levar alguns gibis para a sala, caso algum aluno n?o consiga o material solicitado.
Aulas 4 e 5 ? 100 minutos
Atividade 1
Propor aos alunos, em duplas, ou individualmente, a produ??o de uma hist?ria em quadrinhos, em que o conflito seja desencadeado devido ao desconhecimento do significado de uma palavra, tendo como modelo a hist?ria lida.
Usar diferentes recursos gr?ficos para expressar efeitos como: surpresa, alegria, indigna??o, entre outros sentimentos.
Para a composi??o dos quadrinhos, usar recortes de gibis ou desenhos feitos pelos alunos.
Aula 6 ? 50 minutos
Socializa??o dos textos produzidos pelos alunos.
Aulas 7, 8 e 9 ? 50 minutos cada
Laborat?rio de inform?tica
Cada dupla reproduz ou reformula a hist?ria produzida no computador, utilizando o software adequado para a produ??o de hist?rias em quadrinhos. Essa hist?ria poder? ficar dispon?vel em arquivos do computador para ser lida por outros alunos e tamb?m divuldaga no jornal escolar, ou mesmo ser exposta no mural da escola, se se usar a t?cnica de colagem ou de desenho manual. O importante ? que a produ? ?o do aluno seja tamb?m objeto de leitura de outros lei tores.
A leitura pode ser realizada da seguinte forma: cada aluno representa um personagem, usando adequadamente o tom de voz, a entona??o, momento em que s?o discutidos como os efeitos de sentidos produzidos devem ser lidos, enquanto recursos gr?ficos e visuais, presentes na hist?ria
Os alunos podem pesquisar o significado da palavra "carisma" no Dicion?rio Aulete em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=3
Para saber como produzir hist?rias em quadrinhos, acessar: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/
Observar a participa??o, interesse e o desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento da atividade.
Refletir com eles os pontos positivos e negativos apresentados durante o desenvolvimento da atividade.
Verificar a leitura dos alunos a partir do uso de diferenes recursos lingu?sticos e gr?ficos presentes na hit?ria em quadrinhos.
Verificar o desempenho do aluno na aprendizagem do sentido de novas palavras e na capacidade do mesmo de estruturar uma narrativa empregando os elementos que a comp?em.
Obs.: ? importante enfatizar que alguns alunos, no momento em que reproduziam as hist?rias no computador, fizeram modifica??es em seus textos, o que avaliei positivamente, porque as hist?rias ficaram melhores.