Portal do Professor

Início do Conteúdo

Alturas incess?veis

Autor e Co-autor(es)

Claudia Renata Pauleto do Prado imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica Grandezas e medidas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?Solucionar problemas de propor??o

Duração das atividades

?Uma aula de 100 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?Raz?o e propor??o; ?Semelhan?a de tri?ngulos.

Estratégias e recursos da aula

Aula


Sala de aula!
Antes de levar os alunos ao laborat?rio de inform?tica converse com os eles a respeito de raz?o, propor??o e semelhan?a de tri?ngulos, conte?dos que j? devem ter sido visto pelos alunos.


Laborat?rio de inform?tica!
Leve os alunos para o laborat?rio de inform?tica e solicite que abram o site:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=938  onde ? poss?vel resolver dois problemas de c?lculo de alturas por raz?o, propor??o e semelhan?a de tri?ngulos. A forma como s?o apresentados os problemas ? suficiente para que os alunos resolvam sozinhos, aplicando os conhecimentos previamente adquiridos.

A primeira altura a ser descoberta ? a do Colosso de Rades.
?

data/img-2

Os alunos dever?o escolher um dos itens apresentados para que possam estabelecer uma rela??o de semelhan?a e assim encontrar a altura da est?tua.

Na atividade seguinte eles ser?o submetidos ao Egito, onde dever?o encontrar a altura da pir?mide de Qu?ops.
?

data/img-3

?

Aqui ao inv?s de escolher o objeto comparativo os alunos escolheram o hor?rio, mudando assim a medida da sombra projetada. O problema tamb?m ressalta que para fazer a rela??o de semelhan?a ? preciso considerar a base da pir?mide.

Professor, ap?s a resolu??o dos problemas converse com os alunos sobre os mesmos, ressaltando a necessidade de um objeto que se conhe?a a altura para que se possa fazer a rela??o de semelhan?a.

Sala de aula!
Depois da atividade no laborat?rio realize a atividade
?


Estimando Alturas - Professor
?

Nesta atividade pr?tica os alunos poder?o aplicar os conceitos aplicados nos problemas realizados no laborat?rio de inform?tica.

Dicas e Sugest?es
Professor, como a atividade do laborat?rio aborda sobre as ?Sete maravilhas do mundo antigo? aproveite para conversar com os professores de hist?ria e geografia para realizarem um trabalho conjunto, onde poder?o utilizar um pouco da hist?ria dessas maravilhas bem como a localiza??o dos pa?ses onde se encontram.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Alturas inacess?veis Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Avaliação

Voc? pode usar como avalia??o a participa??o nas atividades, as contribui??es dadas, a atividade realizada no laborat?rio de inform?tica e tamb?m a atividade pr?tica