Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Grandezas e medidas |
?Solucionar problemas de propor??o
?Raz?o e propor??o; ?Semelhan?a de tri?ngulos.
Sala de aula!
Antes de levar os alunos ao laborat?rio de inform?tica converse com os eles a respeito de raz?o, propor??o e semelhan?a de tri?ngulos, conte?dos que j? devem ter sido visto pelos alunos.
Laborat?rio de inform?tica!
Leve os alunos para o laborat?rio de inform?tica e solicite que abram o site:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=938 onde ? poss?vel resolver dois problemas de c?lculo de alturas por raz?o, propor??o e semelhan?a de tri?ngulos. A forma como s?o apresentados os problemas ? suficiente para que os alunos resolvam sozinhos, aplicando os conhecimentos previamente adquiridos.
A primeira altura a ser descoberta ? a do Colosso de Rades.
?
Os alunos dever?o escolher um dos itens apresentados para que possam estabelecer uma rela??o de semelhan?a e assim encontrar a altura da est?tua.
Na atividade seguinte eles ser?o submetidos ao Egito, onde dever?o encontrar a altura da pir?mide de Qu?ops.
?
?
Aqui ao inv?s de escolher o objeto comparativo os alunos escolheram o hor?rio, mudando assim a medida da sombra projetada. O problema tamb?m ressalta que para fazer a rela??o de semelhan?a ? preciso considerar a base da pir?mide.
Professor, ap?s a resolu??o dos problemas converse com os alunos sobre os mesmos, ressaltando a necessidade de um objeto que se conhe?a a altura para que se possa fazer a rela??o de semelhan?a.
Sala de aula!
Depois da atividade no laborat?rio realize a atividade
?
Estimando Alturas - Professor
?
Dicas e Sugest?es
Professor, como a atividade do laborat?rio aborda sobre as ?Sete maravilhas do mundo antigo? aproveite para conversar com os professores de hist?ria e geografia para realizarem um trabalho conjunto, onde poder?o utilizar um pouco da hist?ria dessas maravilhas bem como a localiza??o dos pa?ses onde se encontram.
Nome | Tipo |
---|---|
Alturas inacess?veis | Anima??o/simula??o |