Portal do Professor

Início do Conteúdo

Brincando com o Tangram

Autor e Co-autor(es)

Claudia Renata Pauleto do Prado imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

•Reconhecer e classificar as peças do Tangram; •Montar figuras por sobreposição das peças num modelo estabelecido; •Criar figuras com as peças do Tangram.

Duração das atividades

•Uma aula de 100 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

•Figuras geométricas: triangulo, retângulo e o quadrado.

Estratégias e recursos da aula


Professor, essa aula pode ser trabalhada nas diferentes séries do ensino fundamental inicial, levando em conta o grau de conhecimento exigido em cada uma delas.

Aula

Sala de aula!
Professor, a primeira atividade dessa aula consiste em construir o Tangram através de dobraduras. Para isso, você pode utilizar para o 2º ou 3º ano um papel quadrado. Já para os alunos do 4º ou 5º ano uma folha retangular, A4, por exemplo, para que eles recortem um maior quadrado possível. Quando entregar a folha para os alunos questione qual é a forma que ela tem, o número de lados, se eles têm a mesma medida etc.
Depois construa com eles as peças do Tangram através de dobraduras seguindo as instruções que se encontram em:
 


 
Utilize as informações conceituais que são apresentadas nesse roteiro de acordo com o nível de seus alunos e explore o nome e as propriedades dos polígonos que são formados a cada dobra (também de acordo com o nível dos alunos). Espera-se que os alunos consigam nomear e classificar as peças do Tangram, com exceção do paralelogramo, que nas séries iniciais pode ser que ainda não tenha sido trabalhado.


Peça aos alunos para colorirem as peças do Tangram. A seguir, solicite que eles agrupem as peças de acordo com uma “regra” e digam o porquê fizeram dessa forma. (Aqui, professor, você estará observando as diferentes classificações que eles podem fazer, alguns dos critérios que eles podem utilizar são: cor, número de lados, tamanho etc.).
Explore de acordo com a sua turma (2º, 3º, 4º ou 5º ano) as diferentes possibilidades de classificação, introduzindo assim, algumas propriedades das figuras, tais como:

  • Os quadriláteros (quadrado e paralelogramo, no caso) têm quatro lados e quatro ângulos. E explore: “Quais outros quadriláteros vocês conhecem?”, "Todos os lados têm a mesma medida?"
  • Todos os triângulos possuem 3 lados e 3 ângulos.

Agora solicite aos alunos que montem uma figura que quiserem utilizando todas as peças do Tangram, sem sobrepô-las. Aqui você pode pedir para que colem as peças em uma folha ou apenas que contornem as formas geométricas utilizadas. Solicite também que os alunos identifiquem oralmente o que cada peça do Tangram representa na sua figura. Já para os alunos do 3º ou 4º ano você pode pedir que escrevam uma história.
Depois você pode fazer uma exposição com os trabalhos.

Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram o recurso:
 

nele os alunos irão encontrar um Tangram virtual e alguns modelos para reproduzir utilizando as peças do Tangram. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/542/imagens/tangram1.JPG

Peça aos alunos que montem todas ou escolha algumas figuras (dependendo da turma em que trabalha).




Depois peça para que eles reproduzam essas figuras em uma folha desenhando as peças de acordo com a posição utilizada.
 

 

 

Bibliografia:

Souza, Eliane Reame et al "A matemática das sete peças do tangram". Caem - IME-USP. São Paulo, 1995.

Recursos Educacionais

Nome Tipo

Avaliação

Você pode usar como avaliação a participação nas atividades, as contribuições dadas, e também os trabalhos produzidos.