Claudia Goulart Morais, Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Exercitar/desenvolver a oralidade em situa??es formais; conhecer a estrutura do g?nero exposi??o oral; ouvir os colegas e responder a eventuais perguntas do p?blico.
a) Discuss?o pr?via sobre o que os alunos entendem por ?semin?rio?
b) Uso de computadores e de caixas de som do Laborat?rio de Inform?tica.
c) Aula dialogada (interativa)
d) Acesso a s?tios relacionados ao conte?do sobre semin?rio.
Orienta??es did?ticas
Aula 1
* Dispor a sala em c?rculo e perguntar aos alunos se eles j? ouviram falar na t?cnica de exposi??o oral chamada semin?rio e como eles imaginam ser uma apresenta??o em forma de semin?rio.
* Definir com a classe um tema que seja recorrente na m?dia, por exemplo, as causas do aquecimento global, a polui??o do ar e da ?gua ou o desequil?brio do meio ambiente, ou outros temas que estejam ligados ? rela??o homem x natureza, e para quem eles gostariam de se apresentar como expositores. Formar grupos de at? 4 elementos para iniciarem as primeiras apresenta??es em semin?rio.
Aula 2
Realiza??o dos semin?rios em sala de aula. Durante as apresenta??es, ? importante que o/a professor/a fa?a anota??es sobre a maneira como os alunos se comportam lingu?stica e discursivamente frente ? sala de aula.
Aula 3
Finalizadas as apresenta??es, realizar com os alunos uma primeira avalia??o a respeito da forma como o semin?rio foi realizado. Perguntar, por exemplo, quais as principais dificuldades encontradas no desenvolvimento da atividade. Neste momento, estimular um debate sobre a utiliza??o da voz e da postura corporal. Explicar que esses elementos, muitas vezes, transmitem inten??es que as palavras, sozinhas, n?o chegam a expressar. Fazer perguntas tamb?m em rela??o ? estrutura formal da apresenta??o:
a) o grupo demonstrou dom?nio sobre o assunto abordado?
b) o tema foi apresentado de forma organizada?
c) a classe prestou aten??o e participou fazendo perguntas?
d) o grupo utilizou bem o tempo dispon?vel para a apresenta??o?
e) houve utiliza??o de recursos para ajudar na exposi??o oral? Qual(is)?
Em rela??o aos componentes do grupo, avaliar:
a) os apresentadores demonstraram autocontrole no momento da apresenta??o do semin?rio?
b) os expositores adotaram uma postura gestual e corporal adequada?
c) utilizaram adequadamente a linguagem formal?
d) como os alunos utilizaram o tom de voz durante a apresenta??o?
e) o grupo conseguiu responder minimamente ?s respostas feitas pelos colegas?
Aula 4
Ap?s essa primeira avalia??o sobre o modo como os alunos se comportaram lingu?stica e discursivamente frente ? proposta de apresenta??o de um semin?rio para os colegas de classe, lev?-los ao Laborat?rio de Inform?tica da escola, organiz?-los em duplas ou trios e discutir com eles sobre como prender a aten??o do p?blico e como falar de forma clara e com seguran?a. Para isso, acesse com eles os s?tios http://www.youtube.com/watch?v=fBJaCMZttlY&feature=PlayList&p=8C38F593C2B7CC73&index=2, http://www.youtube.com/watch?v=_eIs-p2QIas&NR=1 e http://www.youtube.com/watch?v=l4gFnbqQFfE&feature=related que abordam quest?es discursivas importantes no momento de se realizar uma exposi??o oral em semin?rio, palestras, etc. Ap?s assistir em sala a cada
um desses v?deos, trocar ideias com os alunos para delinear o planejamento do
texto para exposi??o oral.
Aula 5
1? momento: Hora de entrar, propriamente, no planejamento do texto oral. Apresentar ? turma os marcadores de estrutura??o, palavras e express?es que d?o sequ?ncia ? exposi??o das informa??es: ?em primeiro lugar?, ?em seguida?, ?depois?, ?ent?o?, ?portanto? etc. Chamar a aten??o dos alunos para o uso dos tempos verbais no
futuro para apresenta??o do plano de exposi??o: ?falarei primeiro sobre?, ?farei agora? etc.
2? momento: Para debater a estrutura interna da exposi??o oral, apresentar aos alunos as express?es usadas para introduzir assuntos, dar sequ?ncia a eles e finaliz?-los. Algumas sugest?es de apresenta??o: ?vou tentar explicar?, ?o assunto da minha exposi??o ser??. Para o desenvolvimento das ideias durante e apresenta??o: ?agora vou passar a falar de?, ?abordarei agora outro aspecto?. E na conclus?o: ?gostaria
de resumir alguns pontos?, ?para concluir?, ?finalizando? etc. Em seguida, organizar com os alunos um quadro-s?ntese com as ideias principais de como se deve estruturar uma exposi??o oral em semin?rio, de acordo com o texto lido, os v?deos apresentados e as discuss?es realizadas em sala de aula.
Aula 6
Ap?s ensinar aos alunos o que Bakhtin (1953/2000) chama de conte?do tem?tico, estilo verbal e constru??o composicional do g?nero exposi??o oral, propor, em parceria com o professor de Ci?ncias/Biologia, a apresenta??o de um outro semin?rio para verificar a apropria??o dos conhecimentos relativos ao g?nero em quest?o. Os alunos podem, por exemplo, aproveitar as pesquisas que foram realizadas por ocasi?o da primeira apresenta??o de semin?rio e fazer as adequa??es necess?rias, conforme foi explicitado acima, e convidar um p?blico diferente para assistir aos semin?rios. Eles podem convidar, por exemplo, professores e colegas de outras turmas.
AVALIA??O
Convidar o professor de Ci?ncias/Biologia para assistir ?s apresenta??es de semin?rio e pedir que ele fa?a coment?rios sobre a forma e o conte?do do que foi exposto pelos alunos. ? importante tamb?m avaliar a participa??o da plateia. Observar se os alunos-espectadores adotam uma postura de interesse pelo tema e se houve a intera??o deles com os expositores.