Aparecida Clemilda Porto, Vilma Aparecida Gomes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Conhecer a organiza??o lingu?stica dos g?neros carta, bilhete e-mails (local, sauda??o, mensagem, despedida e assinatura) e convite.
Identificar e diferenciar o registro de linguagem (formal/informal) na escrita de cartas, bilhetes, convites e e-mails.
Produzir os g?neros estudados para serem enviados a diferentes destinat?rios, empregando adequadamente o registro da l?ngua (formal ou informal)
Usar o computador e a internet para fazer o endere?o eletr?nico da turma e dos alunos, a fim de possam manter a comunica??o online entre eles.
Perceber as diferen?as entre a modalidade oral, usada por meio do registro informal, e a escrita, com o registro formal, empregado nos g?neros estudados.
Dom?nio da leitura e da escrita de forma independente. Consideramos que os alunos j? tiveram contado com os diferentes g?neros que circulam pela escola, por meio dos bilhetes que s?o enviados aos pais, acesso ao computador, tendo em vista que muitas fam?lias o possuem e t?m experi?ncia com o uso da internet e do e-mail. Al?m disso, os alunos t?m atividades de aprendizagem no Laborat?rio de Inform?tica desde a Educa??o Infantil.
a) Filme Central do Brasil (Brasil-1998). Dire??o: Walter Salles. Elenco: Fernanda Montenegro, Vin?cius de Oliveira, Mar?lia P?ra, Othon Bastos, entre outros.
b)Laborat?rio de Inform?tica
Aula 1, 2 e 3 ? aproximadamente - de 50 minutos cada
Atividade 1
Assistir ao filme Central do Brasil, que denuncia o analfabetismo presente na realidade brasileira.
Aula 4 - 50 minutos
Atividade 1
Discutir com a turma as seguintes quest?es sobre o filme:
a) A import?ncia do g?nero carta usada como ?nico meio de comunica??o para contar acontecimentos, sentimentos e emo??es entre os personagens do filme, pessoas distantes f?sicas e geograficamente.
b) Explorar as diferen?as entre registro formal e informal, mostrando como as pessoas do filme falam e como a protagonista escreve, explicando que, muitas vezes, escrever ? diferente do falar e, ainda, que a linguagem (formal/informal) empregada na escrita de uma carta est? diretamente relacionada ao grau de familiaridade que se tem com o destinat?rio.
Obs.: Este poder? ser o momento de chamar a aten??o do aluno para o fato de que cada pessoa tem seu jeito pr?prio de falar e escrever, usado para comunicar. Mas que em determinadas situa??es, como, por exemplo, quando escrevemos uma carta para o prefeito de nossa cidade reclamando de algum problema em nossa rua ou nosso bairro, o registro usado ? diferente, ? o registro formal, a modalidade de acordo com a norma padr?o.
Aula 5 ? 50 minutos
Atividade 1
Usar mapas ou acessar s?tios para que os alunos localizem os estados onde acontecem os fatos do filme.
Aula 6
Atividade 1 - 50 minutos
Na aula anterior, pedir aos alunos para trazer bilhetes, convites e cartas recebidos pelas fam?lias.
Selecionar estes g?neros para leitura e an?lise em sala de aula.
Analis?-los com os alunos, para que identifiquem as condi??es de produ??o: quem, quando, de onde, o qu?, como e para quem foram escritos
Aula 7
Atividade 1
Propor diferentes situa??es concretas de comunica??o para que os alunos escrevam cartas, bilhetes e convites, que tenham diferentes destinat?rios. Poder?o ainda criar convites para a comunidade, convidando para visitar exposi??es, comemora??es, entre outros eventos ocorridos na escola; ainda escrever bilhetes para professores, justificando a aus?ncia ?s aulas; escrever cartas a escritores que geralmente visitam a escola para conversar com os alunos sobre suas obras, isto pode ser feito tamb?m pelo e-mail do escritor convidado;ou mesmo incentiv?-los a escrever cartas para colegas de outras escolas, cidades, enfim, s?o atividades que propiciam ao aluno vivenciar a escrita nas situa??es reais de intera??o.
Socializar a produ??o com a turma.
Aula 8 e 9
Atividade 1 ? 100 minutos
Motiva??o:
Fazer um levantamento com a turma para saber quem conhece ou possui e-mail. Perguntar ainda se eles sabem criar um correio eletr?nico.
Obs.: Se a turma n?o possui dom?nio para utilizar esta tecnologia, ? precisa que o professor ou outro profissional da ?rea da inform?tica ensine a usar a ferramenta que cria e envia e-mails.
Atividade 2
Mostrar aos alunos diferentes e-mails para identificar suas condi??es de produ??o: quem, o qu?,
como, quando, onde o escreveu, por meio das quest?es:
a) qual o endere?o eletr?nico do remetente e do destinat?rio?
b) qual o assunto, a data e o hor?rio da mensagem?
c) que express?es foram usadas para despedida? H? assinatura?
d) H? assinatura?
e) Analisar em que situa??es a linguagem e as abreviaturas, t?picas deste g?nero, foram usadas. Isto ?, mostrando a linguagem (formal/informal) usada nos e-mails.
Obs.: Se a escola n?o disp?e de computadores nem de internet, ? po ss?vel fazer adapta??e s, por meio de xerox, a esta proposta.
Criar o correio eletr?nico (e-mail) da turma.
Criar situa??es para que o aluno use o e-mail para se comunicar com diferentes internautas.
O professor observa o interesse e a participa??o do aluno no desenvolvimento das atividades e, por meio das produ??es, verifica se ele aprendeu a usar os diferentes g?neros estudados nas situa??es propostas.