Portal do Professor

Início do Conteúdo

Produzindo um folder sobre quest?es ambientais

Autor e Co-autor(es)

Grazielle Tomaz de Almeida imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Paula Cristina Silva de Oliviera, T?nia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula os alunos poder?o aprender a:
? elaborar um texto informativo a ser apresentado em formato de folder;
? planejar a sua escrita a partir de um tema proposto (Caro(a) Professor(a), voc? poder? eleger diferentes assuntos, no caso desta aula escolhemos tratar das quest?es ambientais, mais especificamente da redu??o, reutiliza??o e reciclagem do lixo);
? revisar o pr?prio texto;
? selecionar, sistematizar e registrar as informa??es mais relevantes sobre o assunto proposto de maneira clara e objetiva.

Duração das atividades

aproximadamente 4 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? Conhecimentos sobre a organiza??o da escrita alfab?tica,
? G?nero lista,
? Compreens?o da estrutura e organiza??o de um texto informativo.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor(a), este planejamento foi pensado para uma turma do 2? ou 3? Ano do Ensino Fundamental, que comp?em as s?ries iniciais, e se encontra no per?odo de trabalho e consolida??o de capacidades dentro da etapa da alfabetiza??o.

Aula 1:

Para iniciar a aula, fa?a uma ?tempestade de id?ias? (levantar os conhecimentos pr?vios sobre o que os alunos sabem sobre a tem?tica proposta). Voc? poder? perguntar a eles do que se lembram quando escutam as palavras meio ambiente, reciclagem e lixo, por exemplo. Fa?a uma lista no quadro com as palavras mais significativas para a discuss?o e pe?a para que eles registrem.

Professor(a), deixe claro para as crian?as que na confec??o de uma lista, as palavras aparecem na seq??ncia, umas ap?s as outras. Voc? poder? mostrar neste momento que existem listas com diferentes tem?ticas, cite exemplos de listas de compras, lista de telefone, lista de brincadeiras, etc.

O registro da lista (tempestade de id?ias) poder? ser feito no pr?prio caderno, ou em folhas avulsas, uma vez que o objetivo ? ter um registro que subsidie a constru??o do folder.

 

Aula 2:

 

Apresente o texto ?Os 3 R?s e o lixo?, dispon?vel em http://www.gpca.com.br/Gil/art114.htm  . Se a turma j? tiver desenvolvido a habilidade de leitura, pe?a para que cada um leia uma parte do texto, caso contr?rio, professor, leia voc? mesmo. ? importante que ocorra uma discuss?o com os alunos sobre a id?ia central de cada par?grafo. Ao final, discuta com eles o que podemos fazer para colaborar na preserva??o do meio em que vivemos.

Voc? tamb?m pode dividir a turma em grupos e pedir que cada grupo registre tr?s coisas que a popula??o pode fazer, colocar em pr?tica, com o objetivo de reduzir o consumo e reutilizar ou reciclar o lixo. Pe?a para que cada grupo exponha os tr?s itens e anote no quadro as palavras que foram significativas no di?logo com os alunos.

Dica: Neste momento, acrescente informa??es tamb?m sobre a reutiliza??o do ?leo que pode ser usado para produzir sab?o, o processo de reciclagem do papel, a import?ncia da coleta seletiva que cada um pode fazer, etc...

Aula 3:

Ap?s retomar o que j? discutiram sobre o texto, explique aos alunos, que na aula de hoje eles ir?o produzir um texto informativo no formato de folder, em duplas, dizendo a outras pessoas as coisas que j? sabiam e ainda o que aprenderam com a discuss?o da aula.

Para o in?cio desta etapa, leve e apresente v?rios tipos de folders, para que eles conhe?am esses g?neros textuais, explorando seus elementos constitutivos (capa, contracapa, imagens, texto, assunto, formas de diagrama??o e sintetiza??o das id?ias centrais, etc).

Entregue folhas de papel para que os mesmos possam dobr?-los, (pode ser da mesma maneira que os modelos entregues ou pode-se explorar a criatividade de cada um).

Lembrando das partes constitutivas do folder, eles poder?o criar:

? uma capa (com t?tulo, imagem, nome da escola);
? uma contracapa com um breve texto, que pode ser escrito coletivamente, pela professora e os alunos, noticiando que este ? um material desenvolvido pelos alunos a partir de uma aula sobre meio ambiente e que eles o fizeram com o objetivo de mostrar e refletir sobre o que cada um pode fazer, em rela??o a preserva??o ambiental; ? as informa??es e ilustra??es, nas folhas internas, que ser?o baseadas nos pontos chaves registrados em caderno e no quadro, ao longo das discuss?es j? feitas;
? e o verso com o nome da dupla e da turma que o desenvolveu.

Dica: O folder tamb?m pode levar informa??es sobre curiosidades, no formato ?Voc? sabia??, por exemplo.
Sugerimos que os alunos iniciem o processo de escrita em folhas de rascunho. A inten??o ? que, mesmo em duplas, cada aluno produza o seu pr?prio folder. Assim um pode ajudar o outro no processo de sele??o e organiza??o das informa??es

Aula 4:

Nesta aula o professor poder? trabalhar com a reescrita dos textos. Este processo ? algo que pode levar algum tempo.


A revis?o pode ser iniciada com uma crian?a lendo o texto do colega, no trabalho em dupla. Isso n?o dispensa a revis?o final do professor, que ? feita posteriormente.Ela ? importante para que depois cada aluno, individualmente, reelabore o pr?prio texto. Para isto, o trabalho com rascunho para depois ?passar a limpo?, propicia uma vers?o final mais solucionada.

Dica: Professor(a), durante o processo de revis?o procure observar se as produ??es est?o adequadas quanto ao texto proposto (informativo), ao leitor (outras pessoas da escola), al?m da objetividade, clareza nas informa??es, ortografia, etc.


Ao final deste processo de reescrita e revis?o os alunos podem trocar os folders entre si e passar em outras turmas, comunicando sobre o que aprenderam. A apresenta??o do folder nas turmas pode ser uma estrat?gia interessante de comunica??o. Aten??o! ? preciso que esta atividade seja tamb?m planejada e mediada pelo professor.

Recursos Complementares

Texto "Os 3 R?s e o lixo? dispon?vel em http://www.gpca.com.br/Gil/art114.htm

Folders diversos.

Avaliação

Procure observar se os alunos produziram o texto solicitado - informativo, no formato de folder, selecionando as informa??es mais pertinentes que foram registradas a partir das discuss?es. Avalie a clareza e a capacidade de organiza??o das id?ias. Verifique se os alunos foram capazes de apresentar uma disponibilidade para a realiza??o da revis?o e reescrita do pr?prio texto e do texto dos colegas.