Jander Amorim Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | N?meros e opera??es |
?O conceito de raz?o, propor??o e semelhan?a ?Comparar e estabelecer rela??es entre as grandezas ?Realizar amplia??es e redu??es de figuras em geral ?Determinar a semelhan?a entre duas figuras.
?Opera??o com n?meros decimais
Sala de aula!
Professor, antes de levar os alunos ao laborat?rio de inform?tica exiba o v?deo: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20850 . Em seguida fa?a algumas quest?es para verificar a compreens?o do assunto, por exemplo:
?Quais os conceitos apresentados no v?deo??
?Onde podemos encontrar esses conceitos no dia a dia (pe?a exemplos diferentes do v?deo)?
Depois desse di?logo, deixe uma nova quest?o: ?Para obtermos figuras semelhantes, basta ampli?-las e reduzi-la??
? bem prov?vel que eles respondam que n?o, mas n?o diga se est?o certos ou errados, apenas convide-os para uma atividade no laborat?rio de inform?tica.
Laborat?rio de inform?tica!
Leve os alunos para o laborat?rio de inform?tica e solicite que abram:
?
nele os alunos v?o encontrar dois personagens que mostraram o que ? necess?rio para que se tenham figuras semelhantes.
?
Pe?a para que iniciem a atividade clicando na seta amarela e avancem de acordo com as informa??es que ser?o dadas pelos personagens.
Em seguida e solicite aos alunos que acessem este conte?do, onde eles encontrar?o uma situa??o na qual ?Jo?ozinho? personagem da anima??o, tira uma foto 3x4, a recebe por email e come?a a alterar suas dimens?es.
?
Pe?a aos alunos que cliquem duas vezes na flechinha no canto inferior direito da p?gina, onde poder?o alterar a foto do ?Jo?ozinho? ? vontade. Antes de continuarem com a atividade, co mente com eles que dependendo da altera??o, a foto fica toda distorcida, isto ?, o Jo?ozinho fica com o rosto achatado ou alongado. Discuta com os alunos, chamando a aten??o para a atividade anterior, sobre porque isso ocorre. Pe?a para que os alunos registrem as respostas ?s seguintes perguntas:
D? seq??ncia ? atividade e mostre que essa rela??o entre os comprimentos e a largura ? a raz?o de semelhan?a.
Pe?a aos alunos que registrem tamb?m as respostas dadas no final da atividade para que voc? possa utilizar como avalia??o.
?
Dicas e Sugest?es
Professor, voc? pode preparar uma atividade, junto com o professor de artes, na qual os alunos devem reduzir ou ampliar a imagem de um quadro. O professor de artes poder? conversar com os alunos sobre como escultores e pintores aplicam os conceitos de semelhan?a na realiza??o de suas obras de arte
?
Nome | Tipo |
---|---|
Semelhan?as | Anima??o/simula??o |
?