Portal do Professor

Início do Conteúdo

Medindo Objetos

Autor e Co-autor(es)

Claudia Renata Pauleto do Prado imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

•Aplicar o conceito de semelhança de triângulos na resolução de problemas

Duração das atividades

•Uma aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

•Semelhança de triângulos

Estratégias e recursos da aula

Aula


Sala de aula!
Antes de levar os alunos ao laboratório de informática converse com os alunos sobre as relações de semelhança de triângulos.


Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram o site http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/medindo_objetos/index2.html  nele os alunos vão encontrar uma animação onde serão apresentados problemas que deverão ser resolvidos por semelhança de triângulos.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/546/imagens/semelhancatriangulos1.JPG

Ao clicar em entrar os personagens farão as apresentações e darão três opções de problemas: cidade, Egito e campo.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/546/imagens/semelhancatriangulos2.JPG

Escolha com os alunos qual deve ser a primeira atividade a ser realizada. E faça essa atividade junto com os alunos. Depois deixe que realizem as outras sozinhos; anotando o problema, os dados e a solução.
Ao selecionar a atividade será apresentada a situação-problema e solicitado que escolham o horário da sombra que os objetos projetam no solo.
Depois os alunos deverão escolher dentre alguns objetos para fazer a relação de semelhança. Ao escolher o objeto é realizada automaticamente uma animação desenhando os triângulos que serão usados para estabelecer a relação de semelhança.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/546/imagens/semelhancatriangulos3.JPG

 


Em seguida os alunos deverão preencher os dados correspondentes na proporção dada e clicar em “OK” se os dados estiverem corretos eles deverão entrar com o valor da altura solicitada.
Quando estiver trabalhando com o Egito, chame à atenção que foi considerada a metade da base da pirâmide.

 

Avaliação

Você pode usar como avaliação a participação nas atividades, as contribuições dadas, e também as resoluções dos problemas propostos