Portal do Professor

Início do Conteúdo

Ontem, hoje e amanhã: contextualizando um trabalho interdisciplinar

Autor e Co-autor(es)

ELIANA APARECIDA CARLETO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Ampliar o vocabulário;
  • Levantar hipóteses sobre o tema estudado;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de expressão oral;
  • Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros textuais;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita por meio de diferentes gêneros textuais: poesia, trava-língua, texto instrucional;
  • Valorizar os textos de tradição oral;
  • Segmentar palavras em textos;
  • Identificar instrumentos e marcadores de tempo (relógios, calendários);
  • Identificar unidades de tempo : dias, semana, ano e utilizar calendários;
  • Identificar as fases de desenvolvimento humano;
  • Reconhecer o tempo passado como parte de nossa história;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 360 minutos – 6 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita, ou seja, que esteja inserido no processo de alfabetização. Deverá também ser capaz de reconhecer os números e de expor seu pensamento. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB,  2012. Disponível em:  <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

 

Professor, o conhecimento acerca do tempo cronológico é muito importante para que os alunos possam se colocar no tempo e no espaço, contudo, é comum fazerem confusão, e utilizarem nomenclaturas inadequadas e assim não se fazerem entender, principalmente os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. É importante a escola trabalhar estes conceitos de forma interdisciplinar e contextualizando o conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e os direitos de aprendizagem de acordo com as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Professor, se em sua sala de aula tiver alunos que ainda não conseguem ler e escrever de forma autônoma, acompanhe de perto as atividades de leitura e de escrita, desafiando-os e utilizando estas atividades para que eles possam avançar em suas hipóteses.

 

 1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

 

  ampulheta introduzindo o tema

Fonte da imagem: sítio "Frases da vida". Disponível em: <http://frasesdavida.wordpress.com/2013/11/06/palavra-do-dia-ampulheta/ >. Acesso em: 06 de mar. 2014.

Professor, a rodinha é um excelente momento para desencadear um tema, pois os alunos estão propícios a ouvir e a discutir, assim, para estimular a curiosidade deles, proponha uma discussão na rodinha e peça para contarem situações que aconteceram “ontem”. Depois peça para contarem o que farão “amanhã”.

Baseado nos relatos, pergunte-lhes como sabem que isto aconteceu ontem e que acontecerá amanhã.

Para situá-los no presente, pergunte:

  1. Quem veio à aula hoje?
  2. Quem quer falar o que é o tempo?
  3. Como podemos medir o tempo?

  

Poema 

CONTEXTUALIZANDO: O TRAVA-LÍNGUA COMO RECURSO

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

 

Professor ajude os alunos a pesquisarem no dicionário o significado de: tempo, ontem, hoje e amanhã. Peça a alguns alunos para lerem para os colegas e esclareça melhor os conceitos do dicionário, pois muitas vezes trazem uma linguagem, na qual não estão acostumados.

Entregue e leia com os alunos uma cópia impressa do trava-língua “Tempo”. Proponha leitura em forma de jogral, onde cada grupo de alunos lê um verso, depois, alternando meninos e meninas e por último, leia com eles lentamente e vá acelerando a leitura, além de você trabalhar a leitura oral eles vão se divertir com a atividade.

 

Tempo

O tempo perguntou pro tempo,

quanto tempo o tempo tem.

O tempo respondeu pro tempo,

que não tem tempo de ver ,

quanto tempo o tempo tem.

(Domínio   popular)                                                           
         relogio            

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte da imagem: "Sítio Nanda Bezerra". Disponível em: <http://nandabezerra.com/index.php/2009/10/14/tic-tac-do-relogio-biologico/>. Acesso em: 10 de mar. 2014.

 

 Professor, após a exploração oral, proponha uma atividade escrita no caderno de Língua Portuguesa. Veja a seguir:

 

  • Consulte o trava-língua “Tempo” e responda:

 

  1. Qual palavra que mais se repete no texto:_________________
  2. Quantas vezes a palavra tempo aparece no texto:__________
  3. O que o tempo queria saber?__________________________
  4. Qual a resposta que o tempo deu:_________________________
  5. O tempo que se refere o trava-língua é o tempo medido em dias ou medido no relógio?
  6. A letra “t” aparece no texto:

(    ) 13 vezes   (    ) 12 vezes    (    ) 11 vezes    (    ) 10 vezes  

 

Professor, dê como atividade de casa um quadro e peça para a família ajudar, para que o aluno complete-o com a organização do seu  dia.

 

 Ortografia

 

Como seu tempo é organizado, da hora que se levanta, até a hora  que se deita?

Complete o quadro com as informações:

 

Aluno(a):____________________________     Data:_____/_____/_________

 

Manhã

Tarde

Noite

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

2ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Profissoes 

UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR: CALENDÁRIO E DIÁRIO DA TURMA

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

 

Professor, este tema nos permite transitar entre diferentes áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa, Matemática, História, dentre outras. Em algumas atividades vamos dialogar com conceitos destas diferentes áreas.

A noção do tempo em dias, como o ontem, o hoje e o amanhã precisa do suporte do calendário, assim, fica mais fácil para os alunos compreenderem.

Proponha um diário da turma, em que o aluno deve relatar o que aconteceu na escola naquele dia. Para isso, cada dia, um aluno levará para casa o caderno de relatórios/diário da turma. Neste diário o calendário será a parte inicial, sendo que cada aluno registra a data e ao ler na aula do dia seguinte, deverá situar se foi ontem, ou anteontem (final de semana), dia da semana e o relatório que fez em casa.

É comum nas salas de aula, os professores colocarem o calendário do mês na parede e todos os dias colorirem o dia da semana, mas é importante ao fazer isto, perguntar:

  1. Que dia foi ontem?
  2. Que dia é hoje?
  3. Que dia será amanhã?
  4. Quem se lembra o que fizemos ontem?
  5. Quem quer contar um fato interessante que lhe aconteceu ontem?
  6. Vocês querem saber o que faremos hoje?
  7. Vamos planejar nossa aula de amanhã?

 

São questionamentos que ajudam o aluno a compreender os conceitos de tempo, pois se referem a sua rotina.

Veja uma sugestão de calendário que você poderá utilizar para anexar no DIÁRIO DA TURMA:

calendario  

Fonte: Sítio: “Ensinar-Aprender”. Disponível em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2014/01/calendario-2014-tema-turma-da-monica-na.html>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

  

  • Reescreva o texto a seguir fazendo as correções necessárias:

 

Hojeestáacon tecendo. Ama nhãaindavaiaconte cer. Onteméotempoque passou.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  

3ª atividade- aproximadamente 60 minutos.

 

Moradias 

MARCANDO O TEMPO: BRINCANDO E APRENDENDO

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

Professor leve seus alunos para um espaço fora da sala de aula, peça que fiquem em círculo e faça os combinados. À medida que o professor falar:

Ontem: Todos viram para trás.

Hoje: Ficam virados para o centro da roda.

Amanhã: Todos dão um passo à frente.

Quem errar e fizer o movimento errado sai da brincadeira e ajuda a professora a ver quem não está seguindo as orientações.

Quem ficar por último escolhe quem comanda a brincadeira.

  

SISTEMATIZANDO: PRODUZINDO TEXTO

 

Professor ao voltar para sala de aula com os alunos solicite que registrem em uma folha de papel.

 

  1. Como foi a brincadeira;
  2. A relação dos movimentos com as palavras: ontem, hoje, e amanhã;
  3. O que achou da brincadeira.

   

4ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

 

 Jogotrilhas

A POESIA E O TEMPO

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

Professor, a poesia possui uma linguagem lúdica, por isso representa um gênero textual muito rico e bastante utilizado na fase de alfabetização e em outras etapas da escolarização também. Ela tem como finalidade provocar sentimentos e emoções o que torna o aprendizado mais dinâmico e significativo, por isso sugerimos a poesia de Olavo Bilac para que você provoque nos alunos uma reflexão sobre o “tempo” a partir das fases de vida de um ser humano.

Prepare o ambiente, lembre-se! Uma poesia deve ser lida com emoção poética, por isso, faça você a primeira leitura e solicite que os alunos observem a sua entonação de voz.

Distribua uma cópia da poesia para que eles possam colar no caderno de Língua Portuguesa ou de História e posteriormente realizar as atividades escritas, registre na lousa ou então escreva em um cartaz.

 

O Tempo

            Olavo Bilac

bebe      jovem     senhora  

Sou o tempo que passa, que passa                                                      
Sem princípio, sem fim, sem medida
Vou levando a Ventura e a Desgraça,
Vou levando as vaidades da Vida

A correr, de segundo em segundo
Vou formando os minutos que correm...
Formo as horas que passam no mundo,
Formo os anos que nascem e morrem.

Ninguém pode evitar os meus danos...
Vou correndo sereno e constante:
Desse modo, de cem em cem anos,
Formo um século e passo adiante.

Trabalhai, porque a vida é pequena
E não há para o tempo demora!
Não gasteis os minutos sem pena!
Não façais pouco caso das horas!

 

Fonte -Imagem 1- Bebê. Sítio: “Tá legal”. Disponível em: <http://talegal.com/wp-content/uploads/2012/07/fotos-de-bebes-sorrindo-2.jpg >. Acesso em: 06 de mar. 2014.

 

Fonte _Imagem 2- Adolescente. Sítio: “Menina Estranha”. Disponível em: <http://www.meninaestranha.com/cortes-de-cabelo-para-adolescentes/cortes-de-cabelo-para-adolescentes-4/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

 

Fonte -Imagem 3- Senhora. Sítio: “Passo a Passo”. Disponível em: <http://passoapasso.com/maquiagem-em-senhoras-fique-20-anos-mais-nova/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

 

Professor, faça a leitura da poesia com os alunos e realize as atividades abaixo, mas antes de trabalhar com o registro escrito explore os conceitos que aparecem no texto e que não fazem parte do cotidiano dos alunos, tais como: sem medida, ventura, século, dentre outros, aproveite para esclarecer o sentido da palavra “desgraça”, pois ela é considerada “palavra feia” ou palavrão e isso pode causar polêmica.

Compreendendo melhor a poesia:

Nome do autor:____________________________________________

Assunto da poesia:____________________________________

Segundo o autor, para formar um século precisamos de _________anos.

 

No verso: “Vou correndo sereno e constante” as palavras destacadas significam:

(    ) rápido e sempre.      (    ) devagar e sempre

(    ) devagar e as vezes   (    ) as vezes  e lentamente

 

O que o autor quis dizer com o verso “Formo os anos que nascem e morrem”?

(    ) Que os anos começam em janeiro e terminam em dezembro.

(    ) Que os anos nascem como bebês e morrem doentes.

(    ) Que os anos nascem das mães como uma criança e morrem como velhos. 

 

Você conhece os meses do ano? Escreva-os na frente dos números, se precisar consulte um calendário anual.

 

01

 

07

 

02

 

08

 

03

 

09

 

04

 

10

 

05

 

11

 

06

 

12

 

 

 

5ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

FLORAEMEXTINÇÃO 

UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR: PAINEL COM A LINHA DO TEMPO: SOCIALIZANDO

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

 

Professor, resgate a poesia “O Tempo” de Olavo Bilac, para que possa trabalhar com conceitos históricos (tempo cronológico) e com conceitos da Ciências (fases do desenvolvimento), pois ela  trás uma trajetória de vida no tempo o que nos possibilita um trabalho que resgate a história de vida dos alunos. Para isso, proponha que tragam para escola fotos deles (as fotos podem ser reproduzidas e não serem originais, para não correr o risco de sumir) quando:

  • Estavam na barriga da mamãe;
  • Eram bebês;
  • E na fase atual.

Outra possibilidade também é fazer um painel incluindo fotos dos pais e avós. Este trabalho é importante para que os alunos possam visualizar todas as fases do desenvolvimento humano. Ao montar o painel, explore as diferentes fases e resgate a importância de cada uma em nossa história, como éramos e como estamos hoje.

Professor, se quiser poderá sugerir a elaboração de álbuns no lugar do painel, a diferença é que os álbuns têm uma visualização restrita, enquanto que o painel oferece melhor exposição.

Depois que montar o painel, que deverá ficar bem grande, coloque-o no corredor da escola, para que os pais possam ver quando forem buscar seus filhos. Lembre-se de identificar o painel com o titulo e os autores.

Se preferir poderá guardar o painel e convidar os pais para uma exposição, assim os alunos terão a oportunidade de expor o que aprenderam e o que gerou este trabalho. A socialização é uma importante etapa do processo de ensino e de aprendizagem.

 

6ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

 

Conto Latino-Americano 

O RELÓGIO E O TEMPO

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

Professor, falar em tempo pressupõe necessariamente trabalhar com horas e relógio.

Você pode usar a estratégia de construir um relógio com seus alunos utilizando sucatas e aproveitar para explorar o texto injuntivo ou instrucional. Uma boa opção é dar o texto instrucional para eles levarem para casa e solicitar aos pais que auxiliem os filhos na confecção do relógio. Segue abaixo uma sugestão:

 

                            Sucata: Super Relógio

 

construindo relogio   

 

Material para fazer o relógio de sucata:

  • Caixa de sapato de papelão;
  • Papel;
  • Canetinhas  coloridas;
  • Grampo bailarina;
  • Tesoura sem ponta.

 

Como montar:

 

1. Desenhe os ponteiros na tampa da caixa de sapato e recorte.

ponteiros  

 

 2. Pegue o papel e corte um círculo, vai ser o fundo do reloginho. Depois escreva os números de 1 a 12 com as canetas coloridas.

  painel relogio

 

3. Agora você pode pegar o grampo bailarina e com ele fechado, furar os dois ponteiros juntos. Passe pelo centro do relógio e abra-o, os ponteiros vão ficar bem presos na caixa.

 grampo aberto

4. Você pode decorá-lo de um jeito bem criativo! Nossa sugestão: desenhe um pêndulo e você vai ter um relógio antigo! Solte a imaginação!

  relogio pronto

Fonte: Sítio: “Jogos Educativos Infantis”. Disponível em: <http://jogoseducativosinfantis.blogspot.com.br/2011/04/sucata-super-relogio.html>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

 

Utilizando, o relógio construído com os alunos, crie situações em que possam marcar horas importantes de sua rotina diária:

Hora que se levanta:______________

Hora que almoça:________________

Hora que termina as aulas:_________

Hora que vai dormir:_______________

Recursos Complementares

Sugestões de links para os professores:

Aula de minha autoria, publicada no Portal do Professor MEC: “De olho no Dicionário”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52859  >. Acesso em: 06 de mar. 2014. 

Aula “Quantas Horas são? O uso do relógio em nosso dia a dia”> Disponível no Sítio do Portal do Professor MEC: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51214>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

Aula “Medida de Tempo: Que horas são? Disponível no Sítio do Portal do Professor MEC:  <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52298>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

Sugestões de links para o aluno:

Sugestão de sítio que ensina o passo a passo, para fazer um relógio. Disponível em: <http://br.hellokids.com/c_23319/artes-manuais-para-criancas/videos-de-como-fazer/videos-de-como-fazer-tema-volta-as-aulas/como-fazer-um-relogio-para-apre>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

Joguinho sobre horas e minutos, sítio “Discoverykids”. Disponível  em: <http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/hora-e-minuto/>. Acesso em: 06 de mar.  2014.

Jogo sobre as horas. Sítio: “escolagames”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoHoras/>. Acesso em: 06 de mar.  2014.

Jogo sobre as horas. Sitio: “Smartkids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/horas.html­>. Acesso em: 06 de mar.  2014.

Avaliação

A avaliação deve ser processual, pois assim, seu feedback ficará mais próximo e pontual.

Quando utilizamos diferentes gêneros textuais, como poesia, texto injuntivo, trava- língua é preciso que as atividades sejam diversificadas e nos possibilitem perceber o nível de compreensão em cada aluno, pois os alunos apresentam características próprias e muitas vezes as suas dificuldades em assimilação podem variar conforme o gênero utilizado.

Nas brincadeiras a avaliação é visual e auditiva e cabe a você professor estar atento às interações dos alunos e suas reações, focando no tema e no envolvimento deles mediante a proposta.