Portal do Professor

Início do Conteúdo

Regras de Convivência

Autor e Co-autor(es)

Fabio Andrade Machado imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Participar das interações em sala da aula, expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor (desenvolvimento da oralidade);
• Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções;
• Produzir textos adequados aos objetivos

Duração das atividades

1 aula (50 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• É recomendável que as crianças escrevam alfabeticamente. Caso tenham na turma crianças que não escrevam alfabeticamente, um colega será o escriba.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Introduza sua aula perguntando para as crianças se elas conhecem ou sabem o que é um semáforo, onde podemos encontrá-lo, para que serve, quais as cores presentes. Trabalhe com o significado de cada cor: Verde – siga, continue, pode passar; Amarelo ou Laranja – atenção; Vermelho – pare, não prossiga.

Discuta com as crianças sobre as regras de convivência da sala/ escola, quais combinados poderiam estar no sinal Verde – o que se pode fazer: estudar, cuidar da sala e dos colegas, organizarem a biblioteca de sala, deixar a sala limpa; no sinal Amarelo ou Laranja – combinados que teriam momento adequado para ocorrer: brincar, lanchar, correr, beber água e ir ao banheiro (se houver um horário combinado); e no sinal Vermelho – o que não podemos fazer na escola: sair correndo e gritando, bater nos colegas, não realizar as atividades de sala ou para-casa, quebrar objetos e brinquedos da sala ou dos colegas.

Professor, o importante neste momento é que as regras e combinados sejam propostos pelas próprias crianças, e que você faça a mediação desse processo.

Realizada a discussão, entregue para as crianças pequenos pedaços de papel para as mesmas escreverem as regras e combinados a serem colados nas cores correspondentes. O professor poderá conduzir de duas formas:

1º) Dividir a turma em três grupos, sendo que cada grupo ficará responsável por uma cor do semáforo; deverão escrever considerando as cores e os combinados correspondentes;

2º) Ou deixar que as crianças escrevam os combinados/regras livremente; ao final da escrita o professor deve ler junto com a turma as escritas e discutir coletivamente o local adequado para cada combinado/regra lida; ou seja, se a criança escrever como regra "bater no colegas" discutir se a regra será colada na cor Vermelha, Amarela ou Verde.

É aconselhável que o professor já tenha preparado um mural com o desenho do semáforo, com suas respectivas cores, e que esse permaneça na sala durante o ano todo – ou que se altere quando necessário – para auxiliar o professor na relação das regras de convivência com as crianças.

Encerre sua atividade avaliando com as crianças as possíveis repetições que possam ter ocorrido e discuta a importância de vivenciar estes combinados para desenvolvimento de seus aprendizados.

Recursos Complementares

Segue um link educativo que auxiliará na realização das atividades:

http://www.freewebs.com/educarparaotransito/sinaisamigos.htm 

Avaliação

• Verificar se os textos foram adequados aos objetivos propostos: durante a escrita, a fala, a discussão e após a conclusão da atividade. Por exemplo: se a criança adequou o combinado à cor correspondente.