Portal do Professor

Início do Conteúdo

História em Quadrinhos

Autor e Co-autor(es)

Fabio Andrade Machado imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar a finalidade e função da leitura reconhecendo o gênero Quadrinhos;
• Produzir texto escrito adequando aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação;
• Revisar o próprio texto

Duração das atividades

2 aulas de 50-60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Para esta atividade os alunos devem escrever alfabeticamente. Em um grupo heterogêneo, as crianças com maior facilidade na escrita poderão ser escribas e/ou auxiliarem na escrita dos colegas.
  • Explorar com os alunos o gênero quadrinhos, e as crianças terem contato com os mesmo.

Variação: escrita em duplas

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Introduza a temática da aula perguntando para as crianças quais as histórias em quadrinhos mais lidas por elas; como são organizadas; quais suas características predominantes (sobre as cores, balões etc.)

Em seguida, entregue a história abaixo para seus alunos e solicite que os mesmos realizem a leitura das imagens imaginando o que as personagens estão falando.

Professor, trabalhe a leitura de imagens e o significado das palavras presentes no texto. Pergunte para as crianças se notaram a presença de palavras diferentes no texto: quais são elas? O que essas palavras querem dizer? Discuta com a turma qual é a função dessas palavras e o “nome” destas.

Dica: Ao trabalhar as histórias em quadrinhos explore as “onomatopéias”. As crianças encontrarão muitas delas nesse tipo de texto. Construa, coletivamente, lista com essas palavras. Peça aos alunos que observem essas palavras e digam o que elas representam.


Atividade 2

Em seguida, solicite à turma a criação de um texto com a fala dos personagens preenchendo os balões que estão em branco. Depois de pronto, peça que troquem com o colega do lado e comparem: o texto ficou parecido? O sentido dos dois textos foi o mesmo? Discuta com a turma o porquê cada um escreve de um jeito. Encerre a atividade com a leitura do texto produzido por algumas crianças.

Avaliação

O professor poderá:

• Verificar se a escrita dos balões apresenta sentido
• Verificar a ortografia e a pontuação para realização de correções coletivas