Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final
Língua Portuguesa
Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio
Literatura
Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio
Literatura
Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conceituar rima.
Classificar as rimas quanto à sua disposição, natureza e fonética.
Criar poemas com rimas e compartilhá-los em redes sociais.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções de fonética.
Noções básicas do estudo do poema.
Noções de morfologia - classes de palavras.
Estratégias e recursos da aula
Estratégias e recursos:
fichas com palavras;
vídeo com rap improvisado;
laboratório de informática com internet;
projetor de tela;
pesquisa;
elaboração de exercício e correção;
discussões orais e coletivas;
produção de um poema virtual.
Módulo 1
Atividade 1
O objetivo dessa atividade é resgatar o conhecimento prévio dos alunos quanto ao que sabem sobre rima.
A aula deve ser iniciada com o professor distribuindo entre os alunos fichas com palavras diversas. Exemplo:
ENXADA
SORVETE
RALO
GOIABA
ENQUETE
MOUSSE
Depois, pedirá aos alunos:
1) que pensem em outra palavra que rima com a palavra da ficha recebida e
2) que dentro de 5 minutos escrevam uma quadrinha, com as palavras que rimam.
Terminada a atividade, os alunos socializarão com os colegas as quadrinhas e o professor questionará:
O que vocês entendem por rima?
Como ela acontece?
O que a rima provoca nas construções poéticas?
Professor, esses questionamentos servem para resgatar o conhecimento prévio que o aluno tem da noção de rima. Em geral, os alunos, em sua maioria, conseguem identificar a rima como um recurso sonoro capaz de conferir musicalidade e ritmo a composições poéticas.
À título de curiosidade, o professor deverá projetar para os alunos a reportagem que conta sobre bancos que disputam um cliente por meio de um duelo de rimas.
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Santander e Itaú fazem "duelo" de rimas por cliente, que fecha com Bradesco
BRASIL
Um consumidor resolveu fazer uma campanha no Twitter na quinta-feira para escolher seu próximo banco. Na disputa, convocou o Itaú e o Santander a atendenderem a uma solicitação: fazer uma boa rima para garantir a abertura da conta. Os dois bancos entraram no jogo e responderam com bom humor para conseguir o cliente.
"Santander é um Banco manero, bom lugar p/ poupar dinheiro. Aqui vc não perde nada, escolha sua conta combinada", começou o Santander. "Você pode conhecer outros bancos e tem a opção de escolher, mas lembre que só o Itaú foi feito para você", respondeu a outra instituição bancária. Na "tréplica", o Santander afirmou no microblog. "Se é pra escolher, o Santander vai responder: Free, Flex, Light, Fit. Decida a que mais combina com você".
Ao final da disputa, o consumidor respondeu que quem venceu a batalha de rimas foi "a internet inteira", mas que ele abriria a conta no Bradesco, o banco que ainda não tinha aparecido na história. Ainda assim, o Santander agradeceu a interação com o potencial cliente.
Interação com o consumidor
O designer Vyktor Berriel, que fez a provocação aos bancos, afirmou que teve ideia da abordagem quando percebeu que os perfis institucionais no Twitter têm ficado mais "bobos e descontraídos". "Resolvi fazer isso pra ver até onde eles iam. Eu propus a brincadeira achando que eles iam se ofender e pra minha surpresa os dois bancos começaram a rimar. Fiquei surpreendido com as respostas e o esforço dos responsáveis pela mídias sociais dos dois. Achei legal terem entrado na brincadeira", comenta.
Ele afirmou que escolheu um favorito, mas prefere não divulgar. "Ainda estou no aguardo se algum outro queira participar da brincadeira e me impressionar". Ele ficou surpreso com a repercussão da história, que até essa sexta tinha cerca de 600 compartilhamentos no Twitter.
"Eu não esperava que fosse repercutir dessa forma. Acho que é porque a imagem que todo mundo tem dos bancos são aqueles funcionários e gerentes de cara fechada e mal humorados. Quando você vê dois bancos concorrentes brincarem de batalha de rimas na internet, é de se espantar mesmo. Independente da brincadeira,acho que quem ganhou no fim das contas foi a internet", diz.
Segundo Eduardo Tracanella, superintendente de marketing institucional do Itaú, o banco gostou da interação do cliente e buscou responder de uma forma mais próxima, ressaltando o "humor inteligente" da instituição que está presente nas redes sociais. "O banco responde no Twitter e nas outras redes sociais de forma mais próxima, sem perder a essência e sem perder a identidade. (...) As pessoas estão mudando muito e muito rápido e oque a gente percebe é que as marcas tem que seguir esse movimento", comenta.
De acordo com Clau Duarte, superintendente executiva de comunicação externa do Santander a instituição monitora tudo o que é falado do banco nas redes sociais e busca interagir na mesma linguagem que as pessoas usam nesses meios. Esse contato com o consumidor também está em consonância com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (Sac). A resposta "rimada" no Twitter ontem foi uma conjunção dessa estratégia.
"O caso de ontem foi muito feliz, conseguimos mostrar proximidade com o consumidor e que somos uma marca legal com a qual os consumidores querem interagir. O número de pessoas que são "curtem" a marca nas redes só aumenta", diz Clau.
Após a leitura coletiva, abrir uma discussão rápida sobre a ousadia da proposta do cliente e o aceite dos bancos, provocando:
A poesia pode estar em qualquer lugar? Quais outros "lugares" inusitados ela poderia projetar-se?
Vocês são capazes de provocar uma disputa como a descrita acima? Se sim, qual situação escolheriam? Por quê?
Atividade 2
O objetivo é que o aluno deduza o que é rima.
Os alunos assistirão a um rap improvisado com base em terminações que rimam. Antes de assistir ao vídeo, o professor pedirá que os alunos listem todas as rimas que conseguirem capturar.
Depois, o professor pedirá à turma que socialize as anotações quanto às rimas escutadas. Feito isso, perguntará:
tendo em vista que a maioria dos versos improvisados pelo Emicida versus Adnet apresentam palavras com mesma terminação, a qual conceito podemos chegar à noção de rima?
Professor, é esperado que pelo raciocínio indutivo os alunos consigam definir rima pela identidade sonora semelhante.
Módulo 2
Atividade 1
O objetivo dessa atividae é o estudo formal das classificações das rimas quanto à sua disposição, natureza e fonética.
O professor deverá apresentar os tipos de rimas possíveis. Para tanto, por meio de projeção, deverá explicar cada uma delas.
Emparelhadas ou paralelas (1º com 2º, 3º com 4º - esquema: AABB):
No rio caudaloso que a solidão retalha,
na funda correnteza na límpida toalha,
deslizam mansamente as garças alvejantes;
nos trêmulos cipós de orvalho gotejantes...
(Fagundes Varela)
Alternadas ou cruzadas (1º com 3 º, 2º com 4º - esquema: ABAB):
Amor, essência da vida,
é uma expressão de Deus.
Alma, não fique perdida!
Ele luz os dias seus.
(Josete - http://www.escrevo.net/index.php)
Opostas ou Interpoladas (1º com 4º, 2º com 3º - esquema: ABBA):
Mais de mil anos-luz já separado,
Naquela hora, do meu pensamento.
O filme de uma vida, ínfimo momento,
O derradeiro instante havia impregnado.
(Ferraz - http://www.escrevo.net/index.php)
Encadeadas (a palavra final do verso rima com uma palavra do meio do verso seguinte):
"Quando alta noite n'amplidão flutua
Pálida a lua com fatal palor,
Não sabes, virgem, que eu te suspiro
E que deliro a suspirar de amor."
(Castro Alves)
Misturadas (não possuem posição regular):
De uma, eu sei, entretanto,
Que cheguei a estimar
Por ser tão desgraçada!
Tive-a hospedada a um canto
Do pequeno jardim;
Era toda riscada
De um traço cor de mar
E um traço carmesim.
(Alberto de Oliveira)
A partir do início do séc. XX, os poetas, numa rebeldia, porque não queriam mais a poesia com esta forma rígida, criaram os versos sem rima, que são chamados brancos.
Rimas pobres: quando as palavras que rimam pertencem à mesma classe gramatical (substantivo com substantivo, por exemplo).
Rimas ricas: quando as palavras que rimam pertencem a classes gramaticais diferentes (um substantivo e um adjetivo, por exemplo). Examinemos o quarteto abaixo: Um mestre, embora muito sonhador, Precisava esconder sua afeição... Na Idade Média, uma imortal paixão uniu uma aluna e um professor. (Mardilê Friedrich Fabre)
A palavra paixão, que é um substantivo, rima com afeição, que também é um substantivo. Temos rima pobre.
A palavra professor, que é um substantivo, rima com sonhador, que é um adjetivo. Temos rima rica.
Rimas preciosas: quando as palavras que rimam apresentam estruturas gramaticais diferentes. Por exemplo: estrela com vê-la.
Professor, as atividades que seguem devem ser desenvolvidas no laboratório de informática da escola com acesso à internet. Todas serão virtuais.
Depois da explicação, chegou o momento de os alunos exercitarem. Para tanto deverão reunir-se em duplas para desenvolverem uma atividade de classificação de rimas. A ideia é que os alunos pesquisem na internet sobre os tipos de rimas e organizem um exercício para os colegas. Uma vez organizado o exercício (ver modelo abaixo), os alunos deverão enviar uns aos outros por e-mail. Ao recebimento da atividade, cada dupla de alunos deve respondê-la e devolvê-la para correção ao término. Os propositores de cada atividade deverão corrigi-la e devolver feedbacks aos colegas.
1) Classifique as rimas quanto à sua disposição:
a)
Não sei quem seja o autor a Desta sentença de peso b O beijo é um fósforo aceso b Na palha seca do amor! a B. Tigre
Fabrico um elefante branco de meus poucos recursos. Um tanto de madeira podre tirado a velhos móveis talvez lhe dê apoio. E o encho de algodão, de paina, de doçura. (...) Carlos Drummond de Andrade
Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua!
Mas que na forma se disfarce o emprego
Do esforço: e trama viva se construa
De tal modo, que a imagem fique nua
Rica mas sóbria, como um templo grego
Olavo Bilac
Bilac demonstra seu hábil manejo em combinar “rua/sua” = substantivo com pronome; “construa/nua” = verbo com adjetivo; “emprego/grego” = substantivo e adjetivo.
A ideia é que eles conheçam esses programas e criem poemas com rimas por meio de uma ferramenta para edição e compartilhamento de poemas criados virtualmente: "A fábrica de poesias".
Para essa criação, o professor pode deixá-los livres com relação à temática ou aproveitar para trabalhar interdisciplinarmente, aproveitando para enfatizar algum conteúdo com base no uso do vocabulário específico. Por exemplo, se se está trabalhando a globalização em geografia, o professor sugerirá aos alunos essa temática.
Ainda com relação à forma dos poemas, a ideia é também deixar os alunos escolherem aquela que mais os agrada. Todavia, caso o professor esteja trabalhando alguma forma em específico, é interessante casar a atividade com a forma, por exemplo, o soneto ou o cordel etc.
Após o término do poema virtual, compartilhá-lo em redes sociais e acompanhar sua repercussão na rede.
A avaliação baseia-se na compreensão do aluno quanto à noção de rima e suas possíveis classificações. A atividade 1 do módulo 2 concentra grande parte desse objetivo.