Portal do Professor

Início do Conteúdo

Apresentando o Alfabeto

Autor e Co-autor(es)

Carla Fernandes Lott Primola imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • ­ Conhecer o alfabeto.
  • ­ Reconhecer as relações entre os sons e as letras.

Duração das atividades

3 / 4 aulas de 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Não é obrigatório ter conhecimento prévio visto se tratar de uma introdução ao conteúdo. É necessário que a criança desenvolva a atenção para os sons (fonemas) e suas relações com as letras (grafemas). Por isso é importante que o professor peça a atenção das crianças para o som das palavras e letras que serão trabalhadas.

Estratégias e recursos da aula

  • Distribuir a poesia para a turma (a poesia deve ser escrita em letra de imprensa maiúscula, pois isso facilita o reconhecimento e o estabelecimento da relação som-letra).
  • Ler a poesia para a turma pedindo que acompanhem. Um recurso interessante é o de escrever no quadro as estrofes que serão trabalhadas no dia. Assim o professor poderá ler acompanhando com o dedo – procedimento que pode ser repetido pelas crianças.
  • Terminada a leitura chamar algum aluno cujo nome comece com a letra D, por exemplo. Peça a ele que leia a estrofe que começa com essa letra. Repita este procedimento, com cada aluno, para as outras letras do alfabeto, ou quantas vezes julgar necessário. A leitura deverá ser feita com a ajuda da professora.
  • O professor deverá desenhar uma tabela no quadro e listar todas as letras do alfabeto. Solicite aos alunos que ditem palavras que COMECEM com cada letra. Incentive-os a pensar no máximo de palavras possíveis lembrando-os que tudo que nos cerca tem nome: na nossa casa, na escola, no parque, no supermercado etc.
  • Logo em seguida solicite que cada aluno crie uma rima, ORALMENTE, com a letra inicial do nome da mãe ou do pai. É bom explicar para as crianças o que é uma rima (som igual ou muito parecido).
  • Solicite aos alunos a criar uma imagem (desenho) que tenha relação com a rima que criou.
  • Peça que escrevam a rima. Nesse caso, as crianças mais experientes e o professor auxiliarão as crianças que ainda não conseguem escrever sozinhas.

APRESENTAÇÃO FINAL

Monte, junto com os alunos, um mural apresentado os trabalhos.

DICA: Use metade da folha A4 para cada aluno redigir sua rima.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE:

ALFABETIZANDO COM POESIA

Autora: Vera Ribeiro Guedes


TICO TICO, TECO TECO
VEM O TREM DA ALEGRIA,
ENSINAR O ALFABETO.

A É UMA BOLINHA,
QUE TEM UMA SÓ PERNINHA.
ESTOU COM PENA DA LETRINHA,
SERÁ QUE É MANCA A COITADINHA?

B SE ACHA BONITO,
BELO E BONACHÃO.
MAS NÃO SABE QUE É ESQUISITO,
POIS TEM UM BARRIGÃO.

C É UMA CURVINHA,
CASA SE ESCREVE COM ELA.
DE PAREDES COLORIDAS,
COM PORTAS E JANELAS.

D CORTOU O DEDO,
DOEU E ELE CHOROU;
MAMÃE FEZ CURATIVO,
DEU BEIJINHO E PASSOU.

E ELEFANTE ESCREVE.
DE TROMBA BEM COMPRIDA.
É UM BICHO MUITO GRANDE,
MAS É AMIGO DA FORMIGA.

F FOI A FEIRA,
DE FRUTAS ELE GOSTA.
COM FIGO E FRAMBOESA,
FEZ UMA LINDA TORTA.


G ESCREVE GUERRA,
É UMA LETRA MUITO ESTRANHA.
POIS GOSTAR TAMBÉM É DELA,
COMO FAZ GUERRA SE AMA?

H MARCA HORA PARA TUDO.
DA ESCOLA, DO ALMOÇO E DO JANTAR.
MAS A MELHOR HORA DO DIA,
É A HORA DE BRINCAR.

I FOI À IGREJA;
E, COMEÇOU A CHOVER.
LEVOU UM PINGO NA CABEÇA,
NÃO ADIANTOU CORRER.

J ESTAVA COM FOME,
ESPERANDO O SEU JANTAR,
CORREU PARA A JANELA,
PARA VER SUA MÃE CHEGAR.

L É REI NA SELVA,
NA FLORESTA ELE É O BOM.
O QUE É QUE SE ESCREVE COM ELA?
É A LETRA DO LEÃO.

M TEM TRÊS PERNINHAS
PARA ESCREVER, DÁ TRÊS VOLTINHAS.
PARECE UMA MINHOQUINHA,
TODA ENCOLHIDINHA.

N É A LETRA DO NÃO
QUE ÀS VEZES A MAMÃE DIZ.
PORQUE VOCÊ FAZ MALCRIAÇÃO
E ELA NÃO FICA FELIZ.

O É TÃO REDONDINHO,
PARECE UM OVINHO.
SE QUEBRARMOS ELE AO MEIO,
SERÁ QUE NASCE UM PINTINHO?

P MANTÉM A ORDEM,
ELE É POLICIAL.
PRENDER O LADRÃO ELE PODE
E NOS DEFENDER DO MAL.

Q GOSTA MUITO DE QUEIJO;
QUERIA COMER SEM PARAR.
QUASE CAIU O QUEIXO,
DE TANTO MASTIGAR.

R ANDAVA NA RUA,
MUITO DISTRAÍDO,
QUANDO VIU UM ENORME RATO,
SE ASSUSTOU E DEU UM GRITO.

S É MUITO SABIDO,
DE SAÚDE ELE ENTENDE,
POR ISSO COME SALADA,
PARA NÃO FICAR DOENTE.

T TROUXE UM TATU,
PAR A A TURMA CONHECER,
FEZ UM GRANDE TUMULTO,
TODOS QUERIAM VER.

U É LETRA ÚTIL,
UNIÃO ASSIM COMEÇA.
UNIDOS TEMOS A FORÇA,
E NÃO PRECISAMOS TER PRESSA.

V É A LETRA DA VERDADE.
MENTIRA NÃO É LEGAL.
MAS TAMBÉM DA VAIDADE,
QUE ÀS VEZES FAZ MUITO MAL.

X FICOU DOENTE,
TOMOU XAROPE NA XÍCARA.
ESTAVA COM DOR DE DENTE,
E TAMBÉM DOR DE BARRIGA.

Z É DE NOTA ZERO,
QUE NINGUÉM QUER TIRAR.
MAS PARA SER O PRIMEIRO,
VAI TER QUE ESTUDAR.

TICO TICO, TECO TECO
PASSOU O TREM DA ALEGRIA,
ENSINANDO O ALFABETO.

Publicado no Recanto das Letras em 29/06/2005
http://recantodasletras.uol.com.br/infantil/29060
Acessado em 18/08/2009 21h36

Atividades para exploração do texto:

Essas atividades devem ser lidas pelo professor que deve também acompanhar o desenvolvimento dos alunos na realização das atividades. É recomendável que as crianças mais experientes com as análises sonoras e suas relações com a escrita auxiliem as outras menos experientes.

1. Pinte, na cor azul, no texto as rimas (palavras que terminam com o mesmo som).
2. Pinte, na cor vermelho, duas palavras que COMECEM com a letra F.
3. Pinte, na cor laranja, duas palavras que COMECEM com a letra B.

Avaliação

AVALIAÇÃO: Ao final dessas explorações espera-se que os aprendizes estejam mais atentos aos sons das palavras, sílabas e outras unidades sonoras.