BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
APRESENTAÇÃO FINAL
DICA: Use metade da folha A4 para cada aluno redigir sua rima.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
ALFABETIZANDO COM POESIA
Autora: Vera Ribeiro Guedes
TICO TICO, TECO TECO
VEM O TREM DA ALEGRIA,
ENSINAR O ALFABETO.
A É UMA BOLINHA,
QUE TEM UMA SÓ PERNINHA.
ESTOU COM PENA DA LETRINHA,
SERÁ QUE É MANCA A COITADINHA?
B SE ACHA BONITO,
BELO E BONACHÃO.
MAS NÃO SABE QUE É ESQUISITO,
POIS TEM UM BARRIGÃO.
C É UMA CURVINHA,
CASA SE ESCREVE COM ELA.
DE PAREDES COLORIDAS,
COM PORTAS E JANELAS.
D CORTOU O DEDO,
DOEU E ELE CHOROU;
MAMÃE FEZ CURATIVO,
DEU BEIJINHO E PASSOU.
E ELEFANTE ESCREVE.
DE TROMBA BEM COMPRIDA.
É UM BICHO MUITO GRANDE,
MAS É AMIGO DA FORMIGA.
F FOI A FEIRA,
DE FRUTAS ELE GOSTA.
COM FIGO E FRAMBOESA,
FEZ UMA LINDA TORTA.
G ESCREVE GUERRA,
É UMA LETRA MUITO ESTRANHA.
POIS GOSTAR TAMBÉM É DELA,
COMO FAZ GUERRA SE AMA?
H MARCA HORA PARA TUDO.
DA ESCOLA, DO ALMOÇO E DO JANTAR.
MAS A MELHOR HORA DO DIA,
É A HORA DE BRINCAR.
I FOI À IGREJA;
E, COMEÇOU A CHOVER.
LEVOU UM PINGO NA CABEÇA,
NÃO ADIANTOU CORRER.
J ESTAVA COM FOME,
ESPERANDO O SEU JANTAR,
CORREU PARA A JANELA,
PARA VER SUA MÃE CHEGAR.
L É REI NA SELVA,
NA FLORESTA ELE É O BOM.
O QUE É QUE SE ESCREVE COM ELA?
É A LETRA DO LEÃO.
M TEM TRÊS PERNINHAS
PARA ESCREVER, DÁ TRÊS VOLTINHAS.
PARECE UMA MINHOQUINHA,
TODA ENCOLHIDINHA.
N É A LETRA DO NÃO
QUE ÀS VEZES A MAMÃE DIZ.
PORQUE VOCÊ FAZ MALCRIAÇÃO
E ELA NÃO FICA FELIZ.
O É TÃO REDONDINHO,
PARECE UM OVINHO.
SE QUEBRARMOS ELE AO MEIO,
SERÁ QUE NASCE UM PINTINHO?
P MANTÉM A ORDEM,
ELE É POLICIAL.
PRENDER O LADRÃO ELE PODE
E NOS DEFENDER DO MAL.
Q GOSTA MUITO DE QUEIJO;
QUERIA COMER SEM PARAR.
QUASE CAIU O QUEIXO,
DE TANTO MASTIGAR.
R ANDAVA NA RUA,
MUITO DISTRAÍDO,
QUANDO VIU UM ENORME RATO,
SE ASSUSTOU E DEU UM GRITO.
S É MUITO SABIDO,
DE SAÚDE ELE ENTENDE,
POR ISSO COME SALADA,
PARA NÃO FICAR DOENTE.
T TROUXE UM TATU,
PAR A A TURMA CONHECER,
FEZ UM GRANDE TUMULTO,
TODOS QUERIAM VER.
U É LETRA ÚTIL,
UNIÃO ASSIM COMEÇA.
UNIDOS TEMOS A FORÇA,
E NÃO PRECISAMOS TER PRESSA.
V É A LETRA DA VERDADE.
MENTIRA NÃO É LEGAL.
MAS TAMBÉM DA VAIDADE,
QUE ÀS VEZES FAZ MUITO MAL.
X FICOU DOENTE,
TOMOU XAROPE NA XÍCARA.
ESTAVA COM DOR DE DENTE,
E TAMBÉM DOR DE BARRIGA.
Z É DE NOTA ZERO,
QUE NINGUÉM QUER TIRAR.
MAS PARA SER O PRIMEIRO,
VAI TER QUE ESTUDAR.
TICO TICO, TECO TECO
PASSOU O TREM DA ALEGRIA,
ENSINANDO O ALFABETO.
Publicado no Recanto das Letras em 29/06/2005
http://recantodasletras.uol.com.br/infantil/29060
Acessado em 18/08/2009 21h36
Atividades para exploração do texto:
Essas atividades devem ser lidas pelo professor que deve também acompanhar o desenvolvimento dos alunos na realização das atividades. É recomendável que as crianças mais experientes com as análises sonoras e suas relações com a escrita auxiliem as outras menos experientes.
1. Pinte, na cor azul, no texto as rimas (palavras que terminam com o mesmo som).
2. Pinte, na cor vermelho, duas palavras que COMECEM com a letra F.
3. Pinte, na cor laranja, duas palavras que COMECEM com a letra B.
AVALIAÇÃO: Ao final dessas explorações espera-se que os aprendizes estejam mais atentos aos sons das palavras, sílabas e outras unidades sonoras.