Portal do Professor

Início do Conteúdo

BRINQUEDOS CANTADOS QUE ANIMAM NOSSA VIDA: Lencinho na mão

Autor e Co-autor(es)

Gilka Silva Pimentel imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria Núbia Pessoa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Aprender a brincadeira Lencinho na mão.
  • Participar da construção de textos coletivos.
  • Representar graficamente as brincadeiras vivenciadas.

Duração das atividades

2 aulas com duração de 40 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Brincadeiras infantis.

Estratégias e recursos da aula

 

Prosseguir com as brincadeiras de roda e sugerir a brincadeira Lencinho na mão. Para realizar essa brincadeira siga as orientações abaixo:

  • Comece explicando as regras da brincadeira para o grupo. Em seguida, combinem uma forma de escolher a criança  que ficará com o lenço para dar início a brincadeira.
  • As crianças sentam no chão formando uma roda. A criança escolhida pelo grupo para correr com o lencinho, corre em volta da roda, enquanto a turma recita a parlenda Corre cutia.
  • Em seguida, a criança que está com o lenço corre e deixa-o cair atrás de um colega da roda. Este deverá levantar e correr para pegar o lenço do colega que está em pé, antes que ele sente no seu lugar. A criança que ficar em pé será o próximo a correr com o lencinho.

undefined

OBSERVAÇÃO: Essa brincadeira é conhecida por lenço atrás em outras regiões do país.

PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVO

Realize uma produção de texto coletivo sobre a brincadeira lencinho na mão. Estabeleça relação entre a vivência da brincadeira lencinho na mão com a imagem que retrata essa mesma brincadeira.

Para iniciar a construção do texto, faça vários questionamentos que ajudem as crianças  a organizarem oralmente suas ideias.Como sujestão, segue possivéis questões que poderá fazer:

  • As crianças dos quadros estão brincando de quê?
  • Como as crianças do quadro 1 estão organizadas?
  • O que acontece no quadro 2?
  • Nos quadros 3,4,5 e 6 tem crianças sentadas e em pé. O que há de diferente nesse quadros?
  • Nós já brincamos de lencinho na mão. Como termina essa brincadeira?

undefined

Fonte:www.faberludens.com.br

BRINCANDO E ENSINANDO

Após a escrita do texto coletivo, divida a turma em pequenos grupos, distribua lápis de cor e papel para as crianças desenharem as regras da brincadeira lencinho na mão. Organizem um cartaz colando o texto escrito e os desenhos numa cartolina. Para dar um sentido/significado ao texto produzido sugira as crianças doar o cartaz para outra turma e combinem um dia para brincarem juntas. No dia combinado as crianças ensinam brincadeiras para a outra turma. Lembre-se de fotograr essa atividade  e de propor um registro individual, no qual as crianças podem utilizar desenho, pintura e escrita.

Recursos Complementares

Site com a letra e vídeo da música Corre Cotia:http://vagalume.uol.com.ar/temas-diversos/corre-cotia.html

Avaliação

Observar se as crianças:

  • Compreenderam as regras da brincadeira.
  • Participam da produção de texto relatando suas opiniões e interpretações.
  • Registram as brincadeiras através de desenhos  bem elaborados.