4 a 5 aulas de 40 minutos aproximadamente: tempo destinado à elaboração do material do mural revista
- O professor poderá dividir a turma em grupos de 4 a 5 participantes. Deixe disponível para os grupos jornais e revistas.
- Cada grupo escolherá um material que analisará de acordo com as orientações do professor (seções que compõem o material, tema abordados no material etc.). Depois de analisar o material escolhido cada grupo preencherá o roteiro que se segue:
1. Nome do jornal ou da revista
2. Data de publicação
3. Preço da publicação
4. Qual ou quais as notícias estão em destaque
5. Tipos de imagem que contém
6. Seções que compõem o material
- Após preencherem o roteiro (que poderá conter outros itens) os grupos farão uma exposição oral do trabalho registrado. Os registros deverão ser afixados no mural da sala.
- O mural poderá ser confeccionado com folhas de papel Kraft. Nele serão afixadas notícias de destaque, curiosidades, registros de acontecimentos da escola, da comunidade ou da sala: Anúncios, Achados e Pedidos, Destaques da Semana, textos produzidos pelos alunos, tais como poemas, quadrinhos, dentre outros.
- O professor, junto com a turma, fará uma escala de leitura e apresentação do mural que poderá ser quinzenal. Durante a leitura do mural o professor poderá explorar aspectos relativos à estrutura dos textos presentes; poderá discutir a finalidade de cada um (para quê foram escritos, quem poderá se interessar pelos temas etc.).
- O professor orientará o grupo que estiver apresentando o mural a comentar os textos lidos: relacionar com outros fatos ou textos; analisar a adequação dos títulos; criticar a abordagem do autor etc.
O professor ensinará a brincadeira “EU sou o REPORTER”.
- Dois ou três alunos sorteados, a cada quinzena, farão o papel de repórter, dando a notícia ao “público” como se fosse um repórter de TV. Para isto, o professor poderá valer-se da televisão de caixa de papelão, confeccionada pelos próprios alunos.