Portal do Professor

Início do Conteúdo

Doen?as Sexualmente Transmiss?veis/DSTs e Comportamentos de Risco

Autor e Co-autor(es)

Maria Margarida Naves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato Fernandes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os comportamentos e atitudes praticados nos relacionamentos sexuais humanos que podem oferecer risco e facilitar a propaga??o das DSTs.
Conhecer as principais DSTs, o modo de transmiss?o, sintomas, tratamento e preven??o.

Duração das atividades

2 Aulas de 50min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? importante que o aluno j? tenha conhecimentos dos sistemas reprodutores e processos fisiol?gicos da reprodu??o humana.

Estratégias e recursos da aula

                                                                      

Material a ser previamente preparado pelo professor (a)

? O professor dever? construir fichas de cartolina, mais ou menos do tamanho de uma carta de baralho, contendo figuras geom?tricas (quadrado, tri?ngulo, c?rculo....) impressas ou desenhadas pelo pr?prio professor (a). Cada figura representar? uma DST.
? A quantidade de fichas com figuras geom?tricas diferentes depender? do n?mero de DSTs que o professor vai apresentar aos alunos.
? Uma das fichas dever? conter o desenho de uma camisinha.
? ? necess?rio ter fichas em quantidade suficiente para todos os alunos (pode repetir os desenhos).
? Todos os alunos devem portar l?pis ou caneta durante a din?mica.
? Um aparelho de som. Escolher um CD com m?sica bem animada (Forr?, Ax?, e at? Rock), conforme o perfil e gosto dos alunos.
Sugest?o: Para alunos da EJA j? utilizei a m?sica ?No pique do rodeio? de Rio Negro e Solim?es. Eles gostaram muito.
? Preparar uma apresenta??o em Data show com imagens ilustrativas das DSTs representadas por figuras geom?tricas nas fichas (S?filis, Condiloma acuminado/HPV, Herpes Genital, Gonorr?ia /Blenorragia, Linfogranuloma ven?reo, Tricomon?ase vaginal ou uretral, AIDS, dentre outras). Se a escola n?o possuir data show, pode utilizar transpar?ncias coloridas apresentadas em retroprojetor.
? As imagens das DSTs podem ser acessadas pela Internet no site http://www.dst.com.br/pag14.htm

Modelos de fichas a serem entregues aos alunos antes de iniciar a din?mica.

Atividade 1

Din?mica de Motiva??o

Promover reflex?o sobre a sexualidade humana e aspectos comportamentais que facilitam a propaga??o das DSTs.
? Para motiva??o dos alunos, o professor (a) falar? em tom bastante animado que hoje eles ir?o participar de uma grande festa. Em seguida, pede para afastar as mesas e cadeiras formando um grande c?rculo no centro da sala. Se a turma for muito numerosa, levar os alunos para um local maior, como uma quadra ou anfiteatro. O professor (a) esclarece que vai colocar uma m?sica bem animada para a festa come?ar.
? Mas antes de iniciar a ?suposta Festa? , o professor distribui as fichas contendo as figuras geom?tricas impressas aos alunos e esclarece que todos devem portar l?pis ou caneta.

Dica: Se a din?mica acontecer na pr?pria sala de aula, a m?sica n?o deve ser muito alta para n?o perturbar as salas vizinhas. ? somente para descontra??o dos alunos.

? O professor fala aos alunos que todos devem dan?ar ?livres?, assim que a m?sica come?ar, e ao passar pelo colega deve apresentar o desenho impresso na sua ficha para outro copiar na ficha que recebeu. O mesmo ele dever? fazer, ou seja, copiar na sua ficha o desenho que estava impresso na ficha do colega. Conclu?das as orienta??es, o professor coloca a m?sica para tocar e todos come?am a dan?ar. Ele (a) anima a festa dizendo que ? para amanhecer. Relembra que n?o devem esquecer de copiar os desenhos dos colegas. O professor interrompe a m?sica e pergunta se a festa foi boa? Se copiaram muitos desenhos diferentes?

As fichas ficar?o assim, depois da din?mica

? Nes se momento explica que cada desenho representava uma DS T diferente e apresenta, por exemplo, o desenho de um Quadrado = S?filis e pergunta: quem tinha o desenho de um quadrado impresso? Os alunos respondem. E o professor diz: ?Todos voc?s t?m S?filis?. Depois pergunta: - Quem copiou esse desenho? Os alunos respondem. Ent?o o professor diz: - Pois bem, todos voc?s acabaram ?pegar? S?filis. O professor vai mostrando outras figuras e dizendo quais DSTs representavam e assim sucessivamente, at? que todas as doen?as sejam apresentadas aos alunos. O professor continua perguntando:
? Quem tinha o desenho de uma camisinha? Aguarda resposta, e completa falando: "Esses alunos s?o prevenidos, pois sa?ram para a ?balada? levando o preservativo, por isso n?o contra?ram nenhuma DST, uma vez que usaram a camisinha em todos os encontros?.
? O professor esclarece que a festa representava os diversos ?encontros sexuais? que os indiv?duos t?m ao longo da vida. E inicia a discuss?o fazendo alguns questionamentos:

- O que voc?s entendem pela express?o ?sexo seguro??
- De quem ? a responsabilidade de levar a camisinha, do homem ou da mulher?
- ? vergonha a mulher carregar preservativo na bolsa?
- Existe outro meio de se prevenir as DSTs?
- Voc?s sabem quais s?o os sintomas dessas DSTs?
- Todas as DSTs tem cura ?
- Como ? feito o tratamento?
- Existe grupo (s) de risco?
- Com estes questionamentos, poder? verificar o n?vel de conhecimento dos alunos tinham sobre o assunto.

A cada pergunta, deixar que os alunos expressem suas opini?es e poss?veis d?vidas sobre a tem?tica em quest?o.

? ? importante o professor discutir com os alunos, que ainda hoje, mesmo com todos os avan?os da medicina e a quantidade de informa??es veiculadas pelos meios de comunica??o, muitas pessoas t?m medo do indiv?duo portador do v?rus HIV, como se a doen?a fosse transmitida pelo simples toque, por meio de um abra?o ou aperto de m?o.
? Predomina ainda, a concep??o de que as pessoas portadoras do HIV est?o fadadas a esperar pela morte, o que ? muito discut?vel, pois atualmente existem os medicamentos antiretrovirais, que prolongam a vida do paciente e melhora sua qualidade de vida. ? importante acabar com os preconceitos, especialmente no que se refere a AIDS, pois essas pessoas t?m o direito de serem respeitadas pela sociedade, a fim de poder levar uma vida de forma relativamente normal.
? Ressaltar que a Aids ainda n?o tem cura. Que o melhor rem?dio ? a preven??o, por isso n?o se deve descuidar de usar o preservativo nas rela??es sexuais, que al?m de prevenir as DSTs tamb?m pode evitar uma gravidez indesejada.
? Enfatizar que atualmente, fala-se em comportamento de risco e n?o mais em grupo de risco, pois o v?rus disseminou de forma geral, n?o mais se concentrando apenas em grupos espec?ficos. Por exemplo, o n?mero de heterossexuais infectados por HIV tem aumentado proporcionalmente com a epidemia nos ?ltimos anos, principalmente entre mulheres (Aids no Brasil - http://www.aids.gov.br/data/Pages/LUMIS13F4BF21ITEMID0CE4429BFBAD4595A0DC9FE9327EDC83PTBRIE.htm).

DICA - O estudo das DSTs pode ser realizado de forma interdisciplinar com as disciplinas de Filosofia e Sociologia que poder?o abordar aspectos relacionados ?s quest?es de g?nero, preconceitos, respeito ao pr?prio corpo e dos (as) parceiros (as) envolvidos(as) nos relacionamentos sexuais.
Com a L?ngua Portuguesa trabalhar a interpreta??o e produ??o de textos e com a Matem?tica interpreta??o e an?lise de gr?ficos e tabelas com dados estat?sticos sobre os ?ndices de DSTs veiculados na m?dia ou pelos ?rg?os de sa?de, como Minist?rio da Sa?de e organiza??o Mundial de Sa?de.

Atividade 2

Fundamenta??o te?rica sobre as DSTs

Em seguida, o professor apresenta imagens ilustrativas de cada uma das doen?as em data show ou transpar? ncias, explicando quais s?o os agentes etiol?gicos, os sintomas, forma de transmiss?o e tratamento. Ressalta a import?ncia de consultar um m?dico sempre que notar algo diferente em seus genitais ou em outras partes do corpo (dor, feridas, coceiras, elimina??o de secre??es etc), e o risco da automedica??o que pode mascarar a doen?a e comprometer o diagn?stico correto.

Recursos Complementares

Alguns de v?deos com entrevista e dados interessantes sobre a DSTs/AIDS est?o dispon?veis nos seguintes endere?os eletr?nicos:
http://www.youtube.com/watch?v=JYMp-bzGc-c
http://www.youtube.com/watch?v=gYFPW4bN1-k&feature=related

Avaliação

Os alunos ser?o avaliados em todos os momentos da aula pelo professor (a), que ir? considerar a capacidade de integra??o, envolvimento e participa??o nas discuss?es, antes da din?mica de motiva??o e depois da apresenta??o de todos os recursos sobre o tema proposto. Para finalizar o estudo, os alunos dever?o produzir um texto dissertativo sobre os atitudes e comportamento que facilitam a propaga??o das DSTs.