Gilka da Silva Pimentel e Maria da Concei??o de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Identificar as letras do seu nome.
Identificar a letra inicial do seu nome.
O estudo do nome para crian?as de 3 a 4 anos ? muito significativo por representar a crian?a como pessoa, al?m de identificar seus pertences e possibilitar a aquisi??o da leitura e da escrita.
Professor(a) confeccione um cart?o/crach? com o nome de cada crian?a em letra de imprensa/script mai?scula, este pode ser usado como modelo da escrita do nome at? as crian?as serem capazes de escev?-lo de mem?ria. Entregue o cart?o no primeiro dia de aula e deixe exposto na sala num quadro de pregas ao alcance das crian?as. Organize um saco de tecido ou uma caixa de sapato para guardar os cart?es/crach?s. O quadro de pregas pode ser confeccionado com cartolina, papel madeira, TNT, EVA, lona, tecido de algod?o e outros.
Para iniciar o estudo sobre o nome re?na as crian?as numa roda e explique a brincadeira da saco m?gico para elas. O(A) professor(a) passa o saco, cada crian?a dever? retirar um cart?o/crach? e tentar ler o nome que est? escrito. As crian?as que reconhecerem o seu nome ficar? com o cart?o. Depois desse jogo, converse com as crian?as levando-as a refletir sobre a import?ncia de se ter um nome, organizando um question?rio para conhecer a hist?ria do seu nome que dever? ser enviado para sua fam?lia responder.
Professor(a) converse com as crian?as sobre o que elas pensam acerca da escolha do seu nome (se gostam ou n?o, acham bonito e etc.). Em seguida, sugira o registro dos sentimentos/opini?es de cada um acerca do seu nome. As crian?as podem criar um s?mbolo para o seu nome ou seu auto-retrato e a escrita espont?nea do nome.
Fonte: Relat?rioda Pr?tica Pedag?gica da Turma 3 - NEI-CAp/UFRN,2009.
Sugerimos algumas atividades l?dicas que o(a) professor(a) poder? realizar durante um certo tempo em sala de aula para que as crian?as se apropriar em da escrita do seu nome.
Coloque num ba? ou caixa brinquedos e os ca rt?es/crach?s com os n omes dos alunos. E scolha uma crian?a de cada vez para procurar o "tesouro". Quando a crian?a encontra o seu cart?o deve falar: - Achei o tesouro! Em seguida, ler o seu nome.
Organize uma roda com os cart?es dos nomes das crian?as espalhados no ch?o. Cada crian?a dever? procurar o seu cart?o e sentar nesse lugar.
Durante a chamada o(a) professor(a) poder? cantar algumas m?sicas conhecidas escolhendo trechos das m?sicas para falar os nomes, por exemplo "A canoa virou", "Tengo, telengo, tento"," Peixe vivo".
"Como pode o peixe vivo viver fora da ?gua fria
como poderei viver, como poderei viver
PEDRO sem a tua, sem a tua companhia."
Observar se as crian?as: