Portal do Professor

Início do Conteúdo

TODO MUNDO TEM UM NOME.

Autor e Co-autor(es)

Maria N?bia Pessoa imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Gilka da Silva Pimentel e Maria da Concei??o de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as letras do seu nome.

Identificar a letra inicial do seu nome.

Duração das atividades

2 aulas 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Slide 2

O estudo do nome para crian?as de 3 a 4 anos ? muito significativo por representar a crian?a como pessoa, al?m de identificar seus pertences e possibilitar a aquisi??o da leitura e da escrita.

Estratégias e recursos da aula

 SUGEST?O

Professor(a) confeccione um cart?o/crach? com o nome de cada crian?a em letra de imprensa/script mai?scula, este pode ser usado como modelo da escrita do nome at? as crian?as serem capazes de escev?-lo de mem?ria. Entregue o cart?o no primeiro dia de aula e deixe exposto na sala num quadro de pregas ao alcance das crian?as. Organize um saco de tecido ou uma caixa de sapato para guardar os cart?es/crach?s. O quadro de pregas pode ser confeccionado com cartolina, papel madeira, TNT, EVA, lona, tecido de algod?o e outros.

undefined

1? Momento

Para iniciar o estudo sobre o nome re?na as crian?as numa roda e explique a brincadeira da saco m?gico para elas. O(A) professor(a) passa o saco, cada crian?a dever? retirar um cart?o/crach? e tentar ler o nome que est? escrito. As crian?as que reconhecerem o seu nome ficar? com o cart?o. Depois desse jogo, converse com as crian?as levando-as a refletir sobre a import?ncia de se ter um nome, organizando um question?rio para conhecer a hist?ria do seu nome que dever? ser enviado para sua fam?lia responder.

2? Momento

Professor(a) converse com as crian?as sobre o que elas pensam acerca da escolha do seu nome (se gostam ou n?o, acham bonito e etc.). Em seguida, sugira o registro dos sentimentos/opini?es de cada um acerca do seu nome. As crian?as podem criar um s?mbolo para o seu nome ou seu auto-retrato e a escrita espont?nea do nome.

undefined

Fonte: Relat?rioda Pr?tica Pedag?gica da Turma 3 - NEI-CAp/UFRN,2009.

DICA

Sugerimos algumas atividades l?dicas que o(a) professor(a) poder? realizar durante um certo tempo em sala de aula para que as crian?as se apropriar em da escrita do seu nome.

PIRATAS CA?AM O TESOURO

Coloque num ba? ou caixa brinquedos e os ca rt?es/crach?s com os n omes dos alunos. E scolha uma crian?a de cada vez para procurar o "tesouro". Quando a crian?a encontra o seu cart?o deve falar: - Achei o tesouro! Em seguida, ler o seu nome.

ONDE EST? O NOME

Organize uma roda com os cart?es dos nomes das crian?as espalhados no ch?o. Cada crian?a dever? procurar o seu cart?o e sentar nesse lugar.

Durante a chamada o(a) professor(a) poder? cantar algumas m?sicas conhecidas escolhendo trechos das m?sicas para falar os nomes, por exemplo "A canoa virou", "Tengo, telengo, tento"," Peixe vivo".

"Como pode o peixe vivo viver fora da ?gua fria

como poderei viver, como poderei viver

PEDRO sem a tua, sem a tua companhia."

Recursos Complementares


Avaliação

Observar se as crian?as:

  • Reconhecem os seus nomes.
  • Identificam a letra inicial do nome.