Portal do Professor

Início do Conteúdo

TODO MUNDO TEM UM NOME: Meu Nome, Minha História

Autor e Co-autor(es)

Maria Núbia Pessoa imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Gilka da Silva Pimentel e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer a origem do seu nome.
  • Reconhecer seu nome como singular.
  • Registrar e reconhecer o próprio nome e dos/as colegas.
  • Conhecer a origem do seu sobrenome.

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida aproximadamente em 30 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nomes próprios. Origem e significado dos nomes.

Identidade da família:o sobrenome

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

Professor(a) leia as informações que os alunos pesquisaram a respeito da história do seu nome. Sugira o registro contando o que aprenderam sobre a história dos seus nomes. As crianças deverão fazer desenhos e usar a escrita para ilustrar o que aprenderam. 

2º momento:

Organize um painel com as informações sobre a história do nome de cada criança. Coloque fotos das crianças seguida do seu nome completo, nome da pessoa que escolheu o nome, a origem/significado.  Segue a sugestão de um painel:

undefined

Figura 1: História do Meu Nome

2º Momento

Professor(a) converse com as crianças sobre as suas preferências, por exemplo: brincadeiras, músicas, desenhos etc. Em seguida, convide as crianças para assistirem o vídeo EU do Palavra Cantada. No Caso de a escola não ter o DVD, você encontrará esse vídeo na internet ao pesquisar no You Tube Palavra Cantada-EU, segue o site:

http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E&feature=related 

Após o vídeo o(a) professor(a) deverá incentivar através de questionamentos as crianças a falarem o que observaram no vídeo. Sugerimos que organize um questionário para os pais com perguntas relacionadas a infância deles. Quando as crianças devolverem os questionários leia para elas. Convide alguns pais para vivenciarem momentos significativos de sua infância com as crianças. Segue uma sugestão para o questionário:

undefined

DICA
 

Professor(a) sugerimos que organize um livro com as histórias de todos os nomes da turma. Coloque fotos das crianças, desenhos e escreva sobre as informações que as crianças trouxeram sobre a origem do seu nome.

Avaliação

Observar se a crianças relatam fatos relacionados a história do seu nome.