BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Conhecer e explorar diferentes maneiras de se pular corda. Além de desenvolver sua habilidade de saltar e suas percepções rítmicas.
Não são necessários.
Nesse primeiro momento, a turma deverá ser divida em grupos de aproximadamente 8 alunos com a tarefa de relembrar e vivenciar formas de se pular corda através de cantigas. A corda deve ser girada ou “batida” por duas pessoas, enquanto uma salta no centro. Abaixo seguem algumas sugestões de músicas para se pular corda.
Um homem bateu em minha porta e eu abri
Senhoras e senhores ponha a mão no chão
Senhoras e senhores pule de um pé só
Senhoras e Senhores dê uma rodadinha
E vá pro olho da rua
(domínio popular)
Quem esta pulando a corda tem que seguir as instruções da música, encostando a mão no chão, pulando de um pé só, dando uma rodadinha e depois sair da brincadeira sem ser tocado pela corda que continua girando.
fig1: http://alinemangaraviti.files.wordpress.com/2007/12/07pula_corda.jpg acesso em agosto de 2009.
Salada saladinha
Bem temperadinha
Com sal
Pimenta e FOGO.
(domínio popular)
A velocidade da corda se mantêm baixa, até que se pronuncie a palavra fogo, quando as crianças então, aumentam muito a velocidade do giro.
II.1 Duração: aproximadamente 20min
Os alunos deverão agora experimentar o salto com duas cordas , que serão batidas por quatro estudantes, dois para cada corda. As cordas estarão perpendiculares entre si, e desenvolverão um movimento simultâneo.
fig2: acervo próprio.
II.2: Duração: aproximadamente 20min
As duas cordas agora serão batidas por duas pessoas e estarão paralelas entre si. No entanto o giro de cada corda será intercalado com o da outra, ou seja, quando uma das cordas chegar ao seu ponto mais alto, a outra estará em seu ponto mais baixo.
fig3: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,,14584203,00.jpg acesso em agosto de 2009
Atividade III
Duração: aproximadamente 20min
Os alunos agora deverão tentar adaptar as cantigas e as dinâmicas trabalhadas inicialmente para as possibilidades com mais de uma corda. Outras variações possíveis são: aumentar o número de alunos saltando ao mesmo tempo ou ainda manipular uma bola enquanto salta.
AVALIAÇÃO:
Duração: aproximadamente 20min
Como avaliação, cada aluno deverá construir uma estrofe simples de quatro versos a respeito da experiência com as cordas. Os versos deverão ser devidamente registrados para então serem “pulados” por outra turma que venha a fazer a aula de brincadeiras com cordas.