Gilka da Silva Pimentel e Maria da Concei??o de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Hist?ria do nome e sobrenome.
Professor(a) coloque a m?sica Gente Tem Sobrenome para as crian?as escutarem e cante muitas vezes com elas durante a semana.
Leia o texto com a letra da m?sica e chame a aten??o para os nomes e sobremones citados na m?sica. Converse sobre o nomes e sobrenomes de cada crian?a, questionando:
Todas as coisas t?m nome,
Casa, janela e jardim.
Coisas n?o t?m sobrenome,
Mas a gente sim.
Todas as flores t?m nome:
Rosa, cam?lia e jasmim.
Flores n?o t?m sobrenome,
Mas a gente sim.
O J? ? Soares, Caetano ? Veloso,
O Ary foi Barroso tamb?m.
Entre os que s?o Jorge
Tem um Jorge Amado
E um outro que ? o Jorge Ben.
Quem tem apelido,
Ded?, Zacharias, Mussum e a Faf? de Bel?m.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome tamb?m.
Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos n?o t?m sobrenome,
Mas a gente sim.
Coisas gostosas t?m nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces n?o t?m sobrenome,
Mas a gente sim.
Renato ? Arag?o, o que faz confus?o,
Carlitos ? o Charles Chaplin.
E tem o Vin?cius, que era de Moraes,
E o Tom Brasilei ro ? Jobim.
Quem tem apelido, Zico, Maguila, Xu xa,
Pel? e He-man.
Tem sempre um nome e depois do nome < br /> Tem sobr enome tamb?m.
2 ? Momento: Na roda entregue os cart?es/crach?s com o nome dos alunos e pe?a para as crian?as observarem os seus nomes. Depois, oriente as crian?as para que elas procurem o seu sobrenome no cart?o. Pe?a que cada crian?a fale o seu sobrenome e anote numa cartolina organizando um quadro com os nomes e sobrenomes da turma. Sugira uma pesquisa sobre o bras?o de cada fam?lia para os alunos conhecerem a origem do seu sobrenome.
3? Momento: Ap?s a pesquisa da origem do sobrenome, combine com as fam?lias um dia em que os pais possam ir a escola contar a hist?ria de sua fam?lia.
Sugest?o de leitura:
Dora. Cole??o Nomes & Nomes. Belo Horizonte: Formato.
Observar se os alunos relatam fatos relacionados a hist?ria do seu nome.