Portal do Professor

Início do Conteúdo

A capoeira em debate: esporte, luta ou arte?

Autor e Co-autor(es)

Gregório Hernández Pimenta imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá compreender um pouco mais sobre os conceitos de esporte, luta e arte, e conseguirá formar um pensamento crítico a respeito desta manifestação cultural que é a capoeira. Além disso, estará desenvolvendo suas capacidades de argumentação e comunicação.

Duração das atividades

2 aulas de 50 mn

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos já deverão ter construído uma base inicial a respeito da Capoeira, ou seja, devem compreender a dinâmica da música (palmas e coro), devem conseguir realizar um jogo simples com ginga, movimentos básicos de ataque( meia lua de frente e armada) e movimentos básicos de defesa( cocorinha e esquiva baixa lateral). Além disso compreender que a Capoeira tem raízes africanas e que pode ser dividida em duas modalidades, Capoeira Angola e Capoeira Regional.

Estratégias e recursos da aula

Atividade I
Duração: aproximadamente 40min

Pedir que a turma se dividida em 3 grupos e cada qual ficará responsável por defender a capoeira enquanto esporte, luta ou arte. Nos 20 minutos iniciais, os alunos se dirigirão para a sala de informática e tentarão coletar dados que embasem sua teoria. Podem trabalhar com textos, imagens, reportagens ou músicas de capoeira. Nos dez minutos seguintes, eles deverão organizar seus argumentos de defesa da capoeira – enquanto esporte, luta ou arte. Em seguida, eles vão se dirigir para o espaço previamente combinado. O espaço do debate precisa ser amplo, pois atividade será encerrada com uma roda de capoeira.
Para auxiliar os alunos, estão em anexo dois textos. O primeiro defende a capoeira como dança e como luta, e discorda da concepção de capoeira como esporte. O segundo texto fala desse três aspectos da capoeira ao mesmo tempo em que apresenta de forma resumida seu histórico.

Atividade II
Duração: Aproximadamente: 30min
O debate deverá ocorrer tendo o professor como coordenador e controlador do tempo. Cada equipe terá um tempo de 5 min para expor seus argumentos e mais 1 min para questionar a defesa de tese dos outros grupos.

Atividade III
Duração: aproximadamente – 20min

A parte seguinte do debate será uma roda, onde cada grupo poderá tentar comprovar sua tese jogando com seus próprios integrantes e propondo jogos entre membros de cada equipe

CAPOEIRA COMO ESPORTE:

in:

http://images.google.com/imgres?imgurl=http://www.batatais.sp.gov.br/imagens/noticias/Capoeira%2520-%2520v%C3%A1rias%2520medalhas%2520para%2520Batatais%2520c%C3%B3pia.gif&imgrefurl=http://www.batatais.sp.gov.br/ver_noticia.asp%3Fid%3D870&usg=__EXW2GbhjGJtwi5Nrycub5vNoIrY=&h=263&w=350&sz=68&hl=pt-BR&start=5&um=1&tbnid=NlIMRyU_w-7dxM:&tbnh=90&tbnw=120&prev=/images%3Fq%3Dcapoeira%2Bmedalhas%26hl%3Dpt-BR%26rls%3Dcom.microsoft:*:IE-SearchBox%26rlz%3D1I7DABR_pt-BR%26sa%3DN%26biw%3D1419%26um%3D1 acesso em agosto de 2009

CAPOEIRA COMO ARTE:

IN: http://3.bp.blogspot.com/_qpp5f7yMbYk/SjadfoaANfI/AAAAAAAAAAk/jx1QkV6ymvk/S660/capoeira14.jpg acesso em agosto de 2009

CAPOEIRA COMO LUTA:

IN: http://www.jamaica-gleaner.com/gleaner/20071002/life/images/Layout1_1_PNPY7CapoeiraAM.jpg ACESSO EM AGOSTO DE 2009

Recursos Complementares

Links com artigos sobre capoeira enquanto arte, esporte e luta:

Avaliação

Duração: aproximadamente – 10min
Ao final da aula os alunos deverão discutir a respeito de quem fez a melhor defesa e por que. Durante a condução da discussão, o professor deve chamar a atenção de seus alunos para o fato de que as manifestações culturais não têm uma definição fixa, única e imutável. Comentar a volubilidade dos conceitos e teorias. Outros aspectos interessantes a serem discutidos são as impressões do jogo entre capoeira arte X capoeira esporte, ou capoeira Luta X capoeira arte.