Portal do Professor

Início do Conteúdo

TODO MUNDO TEM UM NOME: conhecendo nomes.

Autor e Co-autor(es)

Maria Núbia Pessoa imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Gilka da Silva Pimentel e Maria da Conceição de Oliveira Andrade.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer a origem do seu nome.
  • Reconhecer seu nome como singular.
  • Identificar os nomes dos colegas.
  • Registrar e reconhecer o próprio nome e dos/as colegas.

Duração das atividades

2 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

História do nome. Conhecer os nomes dos colegas.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

 O(A) professor(a) deverá ler as  informações sobre a história do nome das crianças que foram solicitadas na aula anterior, brincado de adivinhas anunciando as informações sobre o nome, por exemlo: "é o nome de uma menina. E o seu  nome significa  beleza". Os alunos deverão descobrir qual é o nome e mostrar o cartão.

2º Momento:

Professor(a) realize alguns jogos e atividades de escrita promovendo a descoberta da letra inicial dos nomes ajudando as crianças a perceberem a letra inicial como parte do nome.


BINGO DAS LETRAS DO NOME

O(A) professor(a) organiza cartelas com as letras do nome de cada criança. Depois distribui as letras móveis e faz o sorteio das letras. A criança marca na sua cartela a letra sorteada sobrepondo a letra móvel. Após o bingo proponha a montagem do nome usando as letras móveis, como no exemplo abaixo:

Fonte: Relatório da Prática Pedagógica da Turma 3. NEI-CAp/URFN, 2009.

Observação: as letras poderão ser cortadas de revistas, digitadas ou escritas a mão.

Pode-se fazer um bingo com a letra/sílaba inicial do nome e também com a letra final.

Outras atividades de sistematização da escrita do nome o(a) professor(a) poderá propor para o grupo. Veja um exemplo:

undefined 

Fonte: Relatório da Prática Pedagógica da Turma 3. NEI-CAp/URFN, 2009.

Na aula de Educação Física o(a) professor(a) poderá organizar brincadeiras envolvendo os nomes.

CORRIDA DAS LETRAS DOS NOMES

O(A) Professor(a) divide a turma em grupos. As crianças que iniciam seus nomes com a mesma letra se organizam em fila, por exemplo: Grupo da letra A, Grupo da letra K etc. O (A) professor(a) combina com as crianças o local de largada e chegada. A primeira criança de cada fila irá correr com a bandeira até o local combinado, na volta entregará a bandeira para o colega que estará na frente e irá para o final da fila. Marca ponto o grupo que conseguir realizar o revesamento da bandeira por primeiro.

DANÇA DAS CADEIRAS

O(A) Professor(a) divide a turma em grupos com quatro crianças. Nas cadeiras cola uma tira de papel com os nomes. Combina com as crianças uma cantiga de roda para cantarem ou coloca uma música. Orienta as crianças à sentarem na cadeira do seu nome quando a música for interrompida. A criança que sentar em outra cadeira, sairá da brincadeira e sua cadeira será retirada.

AMARELINHA DOS NOMES

 Professor(a) desenhe uma Amarelinha no chão ou aproveite a que tiver no pátio de sua escola. As crianças irão usar o cartão/crachá da chamada para marcar o quadro onde poderá pisar. Relembre com as crianças as regras dessa brincadeira. Pode-se ainda criar novas regras, por exemplo: inicia o jogo a criança que tiver menos de quatro letras no nome, a criança que o nome tem duas sílabas etc.

Observação: essa brincadeira em algumas cidades é conhecida por academia, maré, avião etc.

3º Momento

Professor(a) aproveite o estudo para ampliar o vocabulário das crianças mostrando que os o bjetos também possuem nomes e são escolhidos pelas pessoas.

DESCOBRINDO OUTROS NOMES

Divida a turma em grupos de quatro. Cada grupo receberá fichas com nomes/palavras de objetos da sala de aula e fichas com imagens. Cada grupo deverá organizar os nomes/palavras fazendo a correspondência com a imagem do objeto. Veja o exemplo:

undefined

Recursos Complementares

SUGESTÃO DE LIVRO

 Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias.Ruth Rocha.Moderna.

Avaliação

Avaliar se a criança:

  • Reconhece o seu nome.
  • Identifica a letra inicial do seu nome.
  • Reconhece nomes dos colegas com a mesma letra inicial do seu.