Portal do Professor

Início do Conteúdo

TODO MUNDO TEM UM NOME: meu nome e do meu colega

Autor e Co-autor(es)

Maria Núbia Pessoa imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Gilka da Silva Pimentel e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a origem e significado do seu nome.

Identificar os nomes dos colegas.

Registrar e reconhecer o próprio nome e dos/as colegas.

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida aproximadamente em 15 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nomes próprios. Significados dos nomes.

Estratégias e recursos da aula

 1º Momento

Professor(a) converse com as crianças retomando informações sobre a origem dos nomes delas e explique que os nomes são próprios, ou seja, de cada criança. Em seguida, organize um dicionário dos nomes. Para isso, utilize as informações coletadas anteriormente. Antes de organizar o dicionário dos nomes da turma, sugerimos que mostre  um dicionário apresentando a organização textual própria desse portador de texto. Oriente uma criança a realizar a pesquisa da palavra nome e leia o que está escrito. Em seguida, anote o significado da palavra numa folha de papel e deixe exposto no mural da sala.

Organizando o dicionário dos nomes.

Primeiro as crianças colam letras formando o seu nome.

undefined

Foto: Arquivos do NEI-Cap-UFRN

Em seguida, o (a) professor(a) cola um texto digitado ou escrito a mão sobre o significado do nome da criança.

undefined

Depois as crianças fazem desenhos para representar o significado do seu nome.

undefined

Foto: Arquivos do NEI-Cap-UFRN

Depois de pronto a página do dicionário poderá ter essa formatação.

undefined

Sugerimos que tire cópia do dicionário para cada criança.

DICA:

Professor(a) pesquise junto as crianças o significados dos seus nomes em sala de aula, caso alguma criança tenha dificuldade em realizar a pesquisa com os seus familiares. Segue a sugestão de um livro sobre o assunto.

Recursos Complementares

No site abaixo o(a) professor(a) poderá realizar uma pesquisa sobre o significado dos nomes.

http://www.ebb.com.br/nomes.php

Avaliação

Observar se as crianças relatam oralmente o significado do seu nome.

Analisar a produção do dicionário com as crianças.