Estratégias e recursos:
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pesquisa;
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leitura e produção textual;
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discussão coletiva;
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projeção;
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computador e internet.
Módulo 1
Atividade 1
O objetivo é contextualizar os jovens acerca do movimento rolezinho.
O professor iniciará a aula perguntando:
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Quem gosta de passear no shopping?
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Geralmente vocês vão sozinhos ou em grupos?
Depois de exibir a imagem, abaixo, o professor deverá perguntar aos alunos:

http://obairrista.com/wp-content/uploads/2014/01/rolezinho.jpg Acesso em 18 de maio 2014.
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Já pensaram em estar ou já estiveram em um shopping nessas condições?
Após essa sondagem inicial, o professor exibirá, por meio de projeção, quatro notícias e solicitará que os alunos revezem-se para lê-las em voz alta.
21/03/2014 19h08 - Atualizado em 21/03/2014 20h57
PM apreende 50 jovens que faziam rolezinho em shopping do DF
Ao todo, 15 policiais e 12 viaturas foram acionados para a operação.
Representantes do shopping dizem que seguranças foram agredidos.
Foto: Ronald Mendes / Especial
A partir desta sexta-feira, jovens entre 12 e 17 anos só podem entrar no Royal Plaza Shopping se estiverem acompanhados de seus pais ou de um responsável legal e têm de apresentar um documento de identificação. O que levou o local a endurecer as regras de entrada foi a combinação, pela internet, para a realização de um rolezinho no local nesta sexta-feira. A direção do Santa Maria Shopping está consultando sua assessoria jurídica para também adotar a medida.
Nas redes sociais, trocas de mensagens dos jovens que estavam combinando o rolezinho tinham frases como: "No rolezinho, ocorre assalto entre os amigos ou só assaltam os outros?".
_ O que estamos fazendo é tomar uma atitude preventiva no sentido de garantir a segurança dos clientes. Afinal, as famílias vêm ao shopping para se divertir _ afirma o administrador do Royal, Ruy Giffoni.
Segundo Giffoni, há relatos de pessoas que reclamaram de bullying, de corridas desenfreadas pelos corredores, de xingamentos e até de serem cuspidos pelos jovens.
A administradora do Santa Maria Shopping, Oneide Serro, diz que há tempos vem pensado em adotar a mesma medida.
_ No dia 3, quando não conseguiram entrar no Royal, eles vieram para a frente do nosso shopping, mas não chegaram a entrar, acredito que porque temos um bom esquema de segurança _ afirma Oneide.
Para o comandante do 1º RPMon, tenente coronel Sidenir Cardoso, haverá uma filtragem da entrada dos jovens que têm intenção de cometer delitos e arranjar brigas, mas é provável que eles elejam outro local para os rolezinhos.
_ Estamos precavidos em relação a isso. Por enquanto, os eventos deste tipo que foram programados não tiveram a força esperada pela repercussão que tiveram nas redes sociais _ afirma Cardoso.
Disponível em: http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2014/05/royal-plaza-shopping-implanta-medida-para-prevenir-rolezinhos-4496568.html
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Depois da leitura coletiva das notícias, o professor questionará:
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O que vocês conhecem sobre o rolezinho?
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É um movimento que existe apenas em determinadas localidades do país?
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Já participaram de algum?
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Como a sociedade tem compreendido esse movimento?
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Vocês apoiam a ideia?
Atividade 2
O objetivo é formalizar com os alunos o conceito e os objetivos dos rolezinhos.
Depois do resgate do conhecimento prévio dos alunos, por meio da apresentação de notícias sobre o rolezinho, o professor formalizará o conceito, os objetivos e os números do movimento, apresentando dois infográficos e uma reportagem televisiva:
Professor, antes de exibir a reportagem televisiva, incite os alunos a pensarem, durante a exibição, nas perguntas:
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O rolezinho é um movimento organizado?
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Como e onde se origina?
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Qual o poder dos mais badalados/curtidos jovens das redes sociais?
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Qual o perfil dos adeptos dos rolezinhos?
As respostas devem ser discutidas coletivamente logo após a exibição.
Reportagem televisiva exibida pelo Profissão Repórter:
http://www.youtube.com/watch?v=m-ra8K0Hadc Acesso em 18 de maio 2014.

Professor, a reportagem televisiva tem duração de, em média, 30 minutos. O interessante é que os alunos tenham contato com toda a reportagem, mas caso não seja possível, o professor pode deixar apenas os minutos iniciais, que contextualiza o movimento.
O professor verificará a compreensão dos alunos quanto à formalização do movimento, pedindo a eles que comentem oralmente sobre o rolezinho: o que é, onde acontece, quem está envolvido, por quê, de que forma, para quê.
Professor, essa contextualização do movimento serve para checar o grau de informação do aluno quanto ao que está sendo apresentado.
Módulo 2
Atividade 1
O objetivo é evidenciar opiniões divergentes sobre o movimento rolezinho, por meio de um debate regrado.
Depois de contextualizados acerca dos rolezinhos, os alunos depararão com textos que mostram opiniões divergentes sobre o movimento. A finalidade é a produção de um debate regrado sobre o tema.
Para o debate acontecer, o professor dividirá a turma em dois grupos, um a favor do movimento e outro contrário.
Professor, para o debate ser exitoso, é importante que o gênero já tenha sido trabalhado com os alunos. Para esclarecimentos sobre o debate, acesse aula de minha autoria: "O debate regrado e o bullying", disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22729 Acesso em: 18 de maio de 2014.
Além disso, para a divisão dos grupos, a primeira tentativa é que eles ocorram naturalmente, conforme opinião dos alunos sobre o tema. Caso não seja possível, a sugestão é que os alunos sejam sorteados para a defesa ou acusação dos rolezinhos.
Para fundamentar a opinião dos alunos, a fim de que possam melhor performar no debate, é fundamental que eles munam-se de argumentos. Assim, após dividir a sala em dois grupos, o professor enviará links para os e-mails dos alunos para que eles possam acessar textos que apresentem posicionamentos sobre a discussão. Os alunos poderão ter liberdade de procurar outros textos, por isso, seria interessante que tivessem um tempo de pesquisa no laboratório de tecnologia da escola, acessando a internet.
Sugestões:
Texto de Leonardo Boff: http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/128399/Os-rolezinhos-nos-acusam-somos-uma-sociedade-injusta-e-segregacionista.htm Acesso em:18 de maio 2014.
Texto de Renam Brandão e Olavo Carneiro: http://mariafro.com/2014/01/27/os-rolezinhos-como-fenomeno-social-e-manifestacao-publica/ Acesso em: 18 de maio 2014.
Texto de Bruno Gracia: http://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/29763/10-pontos-que-explicam-o-rolezinho-sob-a-otica-do-consumo.html Acesso em:18 de maio 2014.
Texto de Wagner Iglecias e Rafael Alcadipani: http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/01/os-rolezinhos-um-apartheid-a-brasileira/ Acesso em: 18 de maio 2014.
Texto de Samuel Braun: http://arquivo.geledes.org.br/em-debate/22937-o-rolezinho-entre-a-elite-sem-vergonha-e-a-vanguarda-do-racismo-por-samuel-braun Acesso em: 18 de maio 2014.
Texto de Luiz Henrique Campos: http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2014/01/25/noticiasjornalopiniao,3196373/rejeicao-aos-rolezinhos.shtml Acesso em 18 de maio 2014.
Texto de Jacy Afonso: http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/139807/Discrimina%C3%A7%C3%A3o-e-nojo-at%C3%A9-quando-vamos-ignorar-o-que-vemos-e-vivemos.htm Acesso em: 18 de maio 2014.
Texto de Abdom Baretto Filho: http://www.arazao.com.br/2014/01/opiniao-rolezinho-um-tipo-de-consumo-do-tempo-livre/ Acesso em: 18 de maio 2014.
Texto de Caio Sarack: http://www.cartamaior.com.br/?/Opiniao/Rolezinho-e-o-problema-da-critica/30043 Acesso em: 18 de maio 2014.
Textos de Rodrigo Constantino: http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/tags/rolezinho/ Acesso em: 18 de maio 2014.
Reportagem Gazeta do Povo: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1440780 Acesso em: 18 de maio 2014.
Reportagem da Veja: http://vejasp.abril.com.br/materia/rolezinho-no-shopping Acesso em: 18 de maio 2014.
Reportagem televisiva: http://www.youtube.com/watch?v=YLUPeLyS4_A Acesso em: 18 de maio 2014.
Reportagem televisiva: http://www.youtube.com/watch?v=rkcqOo-_V8M Acesso em:18 de maio 2014.
Entrevista com Eliane Brum: http://www.inesc.org.br/biblioteca/publicacoes/artigos/rolezinhos-o-que-estes-jovens-estao-201croubando201d-da-classe-media-brasileira-por-eliane-brum Acesso em: 18 de maio 2014.
Entrevista com Paulo Lins: http://www.brasil247.com/pt/247/favela247/138061/Paulo-Lins-e-a-constru%C3%A7%C3%A3o-da-identidade-negra.htm Acesso em:18 de maio 2014.
Entrevistas com "rolezeiras": http://www.youtube.com/watch?v=89VyqYA0IUk Acesso em: 18 de maio 2014.
Entrevista com Clóvis de Barros Filho: http://www.youtube.com/watch?v=Ud4B3Xw59gg Acesso em: 18 de maio 2014.
Editorial da Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2014/01/1398810-editorial-sao-so-rolezinhos.shtml Acesso em: 18 de maio 2014.
Editorial de Opinião e Notícia: http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/rolezinho-nova-forma-de-protesto-ou-baderna/ Acesso em: 18 de maio 2014.
Enquete Carta Capital: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/proibicao-ao-rolezinho-e-necessaria-dizem-leitores-1094.html Acesso em:18 de maio 2014.
Debate sobre rolezinhos - Jornal JC: http://www.youtube.com/watch?v=Km3Ehay2ZJw Acesso em:18 de maio 2014.
Professor, para a leitura dos textos tornar-se significativa, em razão do levantamento de argumentos favoráveis e contrários aos rolezinhos, é preciso que os alunos, a cada texto lido, selecionem os argumentos que lhes interessam para o debate. Assim, ao final, terão um compilado argumentativo.
Munidos argumentativamente para o debate, o professor promoverá sua realização com base nas regras que o gênero pede para sua realização. Ao fim do debate, a ideia é os alunos autoavaliarem-se. Isso proporcionará aumento do senso crítico em relação à tarefa a eles incumbida.
Atividade 2
O objetivo é produzir um artigo de opinião com o tema rolezinho.
Para essa atividade ser exitosa, os alunos já devem ter conhecimento do gênero.
Individualmente, os alunos terão de produzir um artigo de opinião sobre a temática trabalhada.
Professor, como a temática foi alvo da sequência didática proposta, os alunos deverão necessariamente apresentar um texto bastante fundamentado argumentativamente, haja vista a vasta discussão sobre o tema.
Depois das reescritas necessárias, os textos devem ser socializados com a comunidade escolar, por meio de murais ou afins e postados no blogue da escola. O interessante é que cada aluno publique seu texto no lugar que julgar pertinente, para socialização.