Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
No laboratório de informática:
Para ambientarem os alunos com os elementos químicos e as substâncias do dia-a-dia constituídas por eles, peça aos alunos para acessarem o recurso Super Microscópio Virtual.
1. Pedir aos alunos que pesquisem na internet 1 ou 2 elementos químicos, previamente distribuídos pelo professor (para que não haja repetições), com suas respectivas propriedades, utilizações, como também a forma como é obtido e o estado físico que é encontrado.
2. Analisar as questões levantadas na webquest Química da Beleza http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=8112&id_pagina=1
Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada, na forma de uma atividade investigativa, na qual quase todos os recursos necessários para concluí-la são provenientes da Internet. O grande número de webquest que estão na internet deve-se ao fato desta metodologia conciliar a grande disponibilidade de informações da Web com a realização de tarefas concretas e instigadoras, que mobilizam a atenção do aluno.
3. Após a realização das tarefas, pedir aos alunos que estruturem os resultados obtidos para apresentação oral, de maneira dinâmica, para a classe.
4. Os resultados deverão ser passados em um gabarito para formatar e padronizar cada um dos elementos, a fim de construir uma tabela periódica gigante, com a pesquisa de cada aluno.
A imagem abaixo é um exemplo de planilha que pode ser usada para a avaliação por rubrica.
Nome | Tipo |
---|---|
Super microscópio virtual | Animação/simulação |