Portal do Professor

Início do Conteúdo

Elementos químicos no dia-a-dia

Autor e Co-autor(es)

Andrea da Silva Castagini imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Familiarizar com a nomenclatura química, com os elementos químicos e seus respectivos símbolos. - Conhecer algumas propriedades de elementos químicos. - Compreender que as substâncias ao redor são formadas por elementos químicos.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Conhecer os modelos atômicos. - Conhecer a tabela periódica. - Entender o conceito de elemento químico.

Estratégias e recursos da aula

No laboratório de informática:
Primeiramente, encaminhar aos alunos a webquest Teste da Chama. http://www.anossaescola.com/CR/webquest_id.asp?questID=1158#processo


Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada, na forma de uma atividade investigativa, na qual quase todos os recursos necessários para concluí-la são provenientes da Internet. O grande número de webquest que estão na internet deve-se ao fato desta metodologia conciliar a grande disponibilidade de informações da Web com a realização de tarefas concretas e instigadoras, que mobilizam a atenção do aluno.
 

A partir das atividades propostas, cada aluno deverá redigir um relatório com suas respostas para entregar ao professor.
 

Em seguida, pedir aos alunos que acessem o experimento Teste da Chama.

 


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/559/imagens/testedachama.jpg



Se houver laboratório de ciências equipado com os materiais necessários, encaminhar a atividade prática. Pedir aos alunos que leiam atentamente as normas de segurança no laboratório de ciências, como mostra a seguinte página. http://www.chemkeys.com/bra/ag/segura_9/snlq_5/snlq_5.htm
Os resultados encontrados no experimento devem ser adicionados ao relatório individual.

Atividade lúdica em sala de aula.

Atividade em grupo.

1) Um recurso lúdico que pode ser proposto, na intenção de potencializar a memorização dos símbolos químicos e seus respectivos elementos químicos é a caça ao tesouro do símbolo químico.
Material
- fita crepe
- folhas ou papelão para escrever os símbolos químicos. O professor deve produzir diversas folhas com os símbolos químicos. Pode fazer mais de uma cópia de cada símbolo químico. Estas folhas podem ser confeccionadas com pratos de papelão e pintado a mão os símbolos, ou mesmo folhas A4 impressas por impressora padrão.
Dica – é possível trazer os alunos p ara a confecção deste material, se a escola dispuser de tinta guache, pincéis ou material similar. Pede-se que cada aluno pesquise na tabela periódica um símbolo químico de determinado elemento, e com criatividade preencha a folha, de m aneira que o símbolo fique bastante evidente.
- espaço físico que permita a rápida movimentação dos alunos com segurança.

Dinâmica da atividade

Depois de prontas, as folhas devem ser espalhadas e escondidas pelo professor no perímetro que ele tem para a gincana. Divide-se a turma em duas ou mais equipes. O professor avisa que cada equipe deverá escolher um caçador para cada busca. Nova busca, escolhe-se rapidamente novo caçador. O professor fala em voz alta o nome do elemento químico a ser encontrado e os alunos “caçadores” saem em busca do símbolo.
A equipe que tiver mais símbolos é a ganhadora.
 

Outra atividade

2) Dividir a turma em equipes e propor a cada equipe um enigma. Por exemplo: “Um cientista precisa desenvolver uma substância que não seja muito volátil, mas que no estado físico líquido seja inflamável. Vocês devem pesquisar quais os elementos químicos que podem fazer parte desta substância.” Os resultados devem compor o relatório.

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo

Avaliação

A avaliação pode ser em cima do relatório produzido pelos alunos, ao visualizarem as atividades propostas. Também se pode avaliar a participação dos educandos nas demais atividades.