Amanda Fonseca Soares Freitas
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
| Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Essa aula tem por objetivos: estimular a reutiliza??o de materiais, que geralmente v?o direto para o lixo, para construir brinquedos; refletir sobre o consumo excessivo de brinquedos que nem sempre s?o interessantes, divertidos e mais dur?veis; experimentar o prazer em construir seu pr?prio brinquedo exercitando a criatividade, partilhando com os colegas as habilidades e dificuldades e ajudando o outro nesse processo de constru??o; conhecer o jogo de damas praticado no Brasil e suas varia??es em outros pa?ses do mundo.
N?o s?o obrigat?rios outros conhecimentos tratados pelo prof. para a realiza??o desta aula.
qualquer espa?o que permita a constru??o de brinquedos. ? interessante variar os espa?os ocupados pelas crian?as durante a perman?ncia na escola, ent?o, caso n?o seja um dificultador para o professor, recomenda-se a realiza??o da aula nos espa?os geralmente ocupados pelas aulas de Educa??o F?sica.
24 tampinhas de garrafas pet em 2 cores diferentes para cada tabuleiro de damas (lembre-se de que precisa pedir esses materiais com certa anteced?ncia para os alunos); um peda?o quadrado (4 lados iguais) de caixa de papel?o; tinta guache em duas cores e pincel; um copo com ?gua para limpeza dos pinc?is; l?pis comum, borracha, r?gua, canetinhas (opcional).
Dividir a turma em duplas. Para cada dupla, distribuir um peda?o de papel?o cortado em formato de um quadrado, com mais ou menos 30cm X 30cm, que servir? de tabuleiro para o jogo de damas. Pedir que as crian?as tracem, na largura aproximada da r?gua, de um lado a outro do tabuleiro, oito espa?os no sentido vertical, de cima para baixo. (aprox. 20min.).
Obs.: ? recomend?vel que tracem o tabuleiro a l?pis, permitindo que possam desmanchar, refazer, remarcar, etc.
Fazer os mesmos 8 tra?os dividindo o tabuleiro, mas, agora, no sentido horizontal, da esquerda para a direita.
(aprox. 5min.).
Atividade 3: decorando o tabuleiro
Com o tra?ado pronto, com pincel tinta, pintar cada quadradinho de uma cor, intercalando-os tanto no sentido horizontal quanto no vertical. Para facilitar, voc? pode pedir que as crian?as fa?am alguma marca nos quadros que ser?o pintados da mesma cor. Os quadros que sobrarem, poder?o ficar sem colorir ou poder?o ser pintados com outra cor dispon?vel. (aprox. 20min.).
Distribuir 12 tampinhas de garrafas pet de cada cor para cada dupla de alunos. Para tornar o jogo mais divertido, voc? pode pedir que as crian?as personalizem as tampinhas, fazendo desenhos como estrelas, bolinhas, carinhas (tipo smile), etc. Deixe a criatividade das crian?as guiar a confec??o do brinquedo. (aprox. 20min.).
fonte:http://1.bp.blogspot.com/_1_KSZmRJTAA/ShYmfGaUoUI/AAAAAAAAAA0/-5QuyVAvUU8/s400/imagem4.bmp
Trabalhar as regras do jogo de damas com as crian?as, come?ando pela disposi??o inicial das pe?as no tabuleiro, sempre utilizando, para os movimentos das pe?as, uma ?nica cor. Veja na figura:
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Draughts.svg
As regras podem ser encontradas em diversos sites, livros, revistas, etc. Aqui est? uma boa refer?ncia com possibilidades de amplia??o das formas de jogar desenvolvidas em outros pa?ses, http://pt.wikipedia.org/wiki/Damas. Al?m do Brasil, o site traz figuras, mudan?as nas regras, etc em pa?ses como Portugal, R?ssia, It?lia, Turquia, Inglaterra. (aprox. 35min.).
Al?m do papel?o pode-se utilizar E.V.A, papel colorido, pe?as em madeira para a constru??o do tabuleiro. Para as pe?as, pode-se utilizar bot?es, pedrinhas, moedas, gr?os (d? prefer?ncia aos maiores), ou fazer as pe?as em qualquer outro material, com formato de c?rculos ou outro.
Voc? deve avaliar o envolvimento e a participa??o dos alunos em cada um dos processos que constituem a aula, desde a busca por materiais, passando pela constru??o do brinquedo, indo at? a pr?tica do jogo. Vale lembrar que o objetivo principal da aula n?o ? fazer com que cada um traga seus pr?prios materiais e que aprendam todas as varia??es do jogo em uma aula. Mas, ? importante estimular a parceria, a troca de materiais e de id?ias entre as crian?as, a ajuda para a constru??o do brinquedo, a partilha do brinquedo, etc. Tamb?m ? interessante que voc?, professor, combine com os alunos com quem ficar? o jogo, sugerindo que fa?a parte dos materiais da escola, da sala e /ou da Educa??o F?sica.