Portal do Professor

Início do Conteúdo

Boliche divertido.

Autor e Co-autor(es)

Cristiane Oliveira Pisani Martini imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Essa aula tem por objetivos: estimular a reutilização de materiais, que geralmente vão direto para o lixo, para construir brinquedos; refletir sobre o consumo excessivo de brinquedos que nem sempre são interessantes, divertidos e mais duráveis; experimentar o prazer em construir seu próprio brinquedo exercitando a criatividade, partilhando com os colegas as habilidades e dificuldades e ajudando o outro nesse processo de construção; conhecer e experimentar o jogo de boliche, que, muitas vezes, é restrito a um determinado público.

Duração das atividades

2 aulas de 50 min. /total: 100min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são obrigatórios outros conhecimentos tratados pelo prof. para a realização desta aula.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: amplo que tenha a possibilidade de montar e brincar com certa folga vários jogos de boliche ao mesmo tempo.

Materiais: 10 garrafas pet para cada jogo de boliche (pode fazer quantos achar necessário); folhas de papel e meias velhas para fazer a bola;

Atividade 1: fazendo a bola
Distribuir folhas de papel para os alunos, pedindo que façam uma bola grande. Dividir as meias velhas disponíveis e enrolar, uma por uma, por cima da bola de papel, sempre intercalando a abertura das meias, uma para cada lado, para evitar que a bola desmanche. Fazer a bola com o tamanho aproximado de uma xícara de chá, para que ela tenha algum peso, facilitando a rolagem. Pode-se ampliar a possibilidade de personalização das bolas com retalhos, fitas adesivas, meias coloridas, etc. (aprox. 30 min.)

fonte: http://4.bp.blogspot.com/_unSNw4I7jYY/SjfP0h_M1sI/AAAAAAAABg4/3pHxUu08v54/s400/bolademeia.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_ljrK-ZnxVDE/SIHpIsViKNI/AAAAAAAABHQ/i2OHuHctFFw/s400/bolas+brasilia.JPG 

Atividade 2: fazendo as garrafas.
Distribuir as garrafas entre os alunos. É interessante que cada um tenha uma para faze-la como quiser. Podem pintá-las com guache, decora-las com fita adesiva colorida, colar papéis coloridos por fora da garrafa, encher a garrafa com retalhos, papéis, jornais, etc. São inúmeras as possibilidades de confecção das garrafas de boliche. O cuidado que deve ser tomado é para que elas não fiquem com pesos muito diferentes, senão dificulta que caiam quando a bola bater em cada uma delas. (aprox. 30 min.)

fonte: http://3.bp.blogspot.com/_PLLaMRSMy1k/SOFBqfZuomI/AAAAAAAAAZM/aZSTdhceDvk/s400/PICT0041.JPG

 http://lh6.ggpht.com/_NQHuwPNxqV8/SZBpMA6x_iI/AAAAAAAAUkQ/Rl2FCawSNfU/joba9.jpg

Atividade 3. jogando o boliche
Organizar as garrafas em grupos de 10, formando um triângulo, como na figura:

É recomendável que se organize no espaço, vários grupos de garrafas, para que as crianças não fiquem paradas durante as aulas. As regras podem ser combinadas coletivamente, tanto do jogo quanto da reorganização das garrafas.
Regras mais simples para o boliche escolar:
http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Lixo+que+vira+brinquedo


Regras mais específicas do jogo convencional:
http://www.boliche.com.br/instru_basicas.htm;

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/boliche/boliche.php;

Avaliação

Num bate-papo com os alunos, você pode avaliar o que as crianças aprenderam sobre o jogo, sobre a construção do brinquedo; pode pergunta-los se conseguiriam ensinar para outra turma, para as pessoas de casa, etc. A avaliação também pode ser feita propondo uma oficina de boliches para outros grupos de alunos na escola.