Portal do Professor

Início do Conteúdo

Produ??o de texto dissertativo/argumentativo a partir de texto po?tico: Bicho homem

Autor e Co-autor(es)

RITA DE CASSIA DELCONTE FERREIRA imagem do usuário

CAMPO MOURAO - PR NTE - CAMPO MOUR?O

EZIQUIEL MENTA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Leitura e compreens?o de texto; ? Interpreta??o de texto; ? Produ??o de texto.

Duração das atividades

06 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? Habilidades b?sicas de leitura; ? Capacidade de redigir;

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- aula interativa com uso da mídia vídeo;
- utilização do laboratório de informática;


ATIVIDADE 1
 

Esta atividade será constituída, primeiramente, da leitura individual e silenciosa do poema:

O Bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.
Poema de Manuel Bandeira


(http://enemnota100.blogspot.com/2008_05_01_archive.html)

 

O professor proferirá a leitura do poema em voz alta, preferencialmente, circulando entre os corredores da classe de forma a chamar a atenção dos alunos para si.
Em seguida, sem abertura para comentários e discussões, o docente apresenta aos alunos o vídeo ILHA DAS FLORES (13 minutos), disponível em  www.portacurtas.com.br/pop_160.asp


Ao término do vídeo, o professor deve promover um debate em sala de aula, provocando os alunos a participarem:
- Existe relação entre o tema do poema O BICHO com o vídeo ILHA DAS FLORES?
- Qual o tema abordado nas duas produções?
- As produções apresentam tanto na poesia como no documentário, um lado perverso da realidade humana. Quais aspectos nas obras indicam seu caráter crítico?
- O que despertou seu interesse foi a leitura individual do poema ou ouvi-lo declamado por outra pessoa?
- Existe contribuição da exibição do vídeo ILHA DAS FLORES para a compreensão do tema abordado pelo poema O BICHO? Qual?
As duas últimas questões são sugeridas como mecanismo de apontamento dos caminhos que os alunos podem utilizar em seus momentos de estudo, ou seja, usar de diferentes recursos para estimular o cérebro no processamento de informações, estimulando diferentes sentidos para promover a compreensão das informações.

 

ATIVIDADE 2


Os alunos devem construir uma lista de palavras que acreditam que faça relação ao tema pobreza indicado no poema e vídeo abordados na atividade 1. Os alunos devem trocar entre os colegas da classe as relações constru ídas e a partir d aí indicarem significado às palavras. Depois da atividade concluída, cada relação de palavras deverá retornar ao estudante que a criou e este deverá circular as palavras com as quais concorda totalmente com o significado atribuído pelo colega. Posteriormente, devem consultar em dicionários o significado das palavras com as quais não se sentem seguros a respeito e confirmar as demais.

 
ATIVIDADE 3
 

O objetivo desta atividade é oportunizar aos estudantes a consulta a opiniões de outros professores e profissionais da educação sobre a escrita da redação. É necessário que depois das consultas realizadas pelos alunos sobre as características de uma boa redação eles sejam instigados a sintetizá-las para a escrita de uma redação. Cada aluno deve criar uma lista de itens fundamentais, uma espécie de check list que pode guiar a realização de uma boa redação.

No laboratório de informática os alunos devem pesquisar sobre a escrita da redação. São sugestões de sites:


http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=corrigir/docs/cap6


http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=14581


 


ATIVIDADE 4
 

Neste momento, a atividade de listar os pontos necessários para a elaboração de uma redação será realizada por toda a classe em conjunto. Os alunos deverão estar dispostos em círculo, para facilitar a comunicação. Cada aluno indicará um item para a relação check list para elaboração de uma redação, justificando a sua importância.

Exemplos de itens para esse check list

• Rascunho do documento que se quer elaborar

• Vocabulário apropriado


ATIVIDADE 5


Cada estudante criará sua própria redação, observando todos os pré requisitos tratados nas atividades anteriores.

 

Avaliação

A avalia??o se dar? de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discuss?es propostas e individualmente por meio da produ??o das atividades escritas ou quando solicitada a exposi??o individual de posicionamento. AUTO-AVALIA??O: Agora ? o momento de refletir sobre sua produ??o e envolvimento nas atividades propostas. INSUFICIENTE: Deixou de participar de alguma das atividades propostas, seja ela individual ou em grupo. REGULAR: Cumpriu as atividades propostas, por?m com ressalvas, como por exemplo, atraso para entregar, falta de envolvimento nas atividades coletivas. SATISFAT?RIA: Cumpriu todas as atividades propostas, contribuindo nas atividades em grupo e participando ativamente nas atividades coletivas, expondo seus posicionamentos e sugest?es. MAIS QUE SATISFAT?RIA: Al?m dos itens apresentados na categoria satisfat?ria, neste caso a postura do estudante ? de fazer ?algo mais?, ou seja, demonstrando com isso iniciativa na condi??o de estudante. Exemplo: no per?odo dispon?vel no laborat?rio de inform?tica, buscar mais informa??es que tratem da desigualdade social/pobreza no Brasil.