EZIQUIEL MENTA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
As estratégias utilizadas serão:
- aula interativa com uso da mídia vídeo;
- utilização do laboratório de informática;
ATIVIDADE 1
Esta atividade será constituída, primeiramente, da leitura individual e silenciosa do poema:
O Bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Poema de Manuel Bandeira
(http://enemnota100.blogspot.com/2008_05_01_archive.html)
O professor proferirá a leitura do poema em voz alta, preferencialmente, circulando entre os corredores da classe de forma a chamar a atenção dos alunos para si.
Em seguida, sem abertura para comentários e discussões, o docente apresenta aos alunos o vídeo ILHA DAS FLORES (13 minutos), disponível em www.portacurtas.com.br/pop_160.asp
Ao término do vídeo, o professor deve promover um debate em sala de aula, provocando os alunos a participarem:
- Existe relação entre o tema do poema O BICHO com o vídeo ILHA DAS FLORES?
- Qual o tema abordado nas duas produções?
- As produções apresentam tanto na poesia como no documentário, um lado perverso da realidade humana. Quais aspectos nas obras indicam seu caráter crítico?
- O que despertou seu interesse foi a leitura individual do poema ou ouvi-lo declamado por outra pessoa?
- Existe contribuição da exibição do vídeo ILHA DAS FLORES para a compreensão do tema abordado pelo poema O BICHO? Qual?
As duas últimas questões são sugeridas como mecanismo de apontamento dos caminhos que os alunos podem utilizar em seus momentos de estudo, ou seja, usar de diferentes recursos para estimular o cérebro no processamento de informações, estimulando diferentes sentidos para promover a compreensão das informações.
ATIVIDADE 2
Os alunos devem construir uma lista de palavras que acreditam que faça relação ao tema pobreza indicado no poema e vídeo abordados na atividade 1. Os alunos devem trocar entre os colegas da classe as relações constru ídas e a partir d aí indicarem significado às palavras. Depois da atividade concluída, cada relação de palavras deverá retornar ao estudante que a criou e este deverá circular as palavras com as quais concorda totalmente com o significado atribuído pelo colega. Posteriormente, devem consultar em dicionários o significado das palavras com as quais não se sentem seguros a respeito e confirmar as demais.
ATIVIDADE 3
O objetivo desta atividade é oportunizar aos estudantes a consulta a opiniões de outros professores e profissionais da educação sobre a escrita da redação. É necessário que depois das consultas realizadas pelos alunos sobre as características de uma boa redação eles sejam instigados a sintetizá-las para a escrita de uma redação. Cada aluno deve criar uma lista de itens fundamentais, uma espécie de check list que pode guiar a realização de uma boa redação.
No laboratório de informática os alunos devem pesquisar sobre a escrita da redação. São sugestões de sites:
http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=corrigir/docs/cap6
http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=14581
ATIVIDADE 4
Neste momento, a atividade de listar os pontos necessários para a elaboração de uma redação será realizada por toda a classe em conjunto. Os alunos deverão estar dispostos em círculo, para facilitar a comunicação. Cada aluno indicará um item para a relação check list para elaboração de uma redação, justificando a sua importância.
Exemplos de itens para esse check list
• Rascunho do documento que se quer elaborar
• Vocabulário apropriado
ATIVIDADE 5
Cada estudante criará sua própria redação, observando todos os pré requisitos tratados nas atividades anteriores.