Portal do Professor

Início do Conteúdo

Substantivos no Singular e Plural ? como se faz?

Autor e Co-autor(es)

RITA DE CASSIA DELCONTE FERREIRA imagem do usuário

CAMPO MOURAO - PR NTE - CAMPO MOUR?O

EZIQUIEL MENTA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Aspectos gramaticais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Compreens?o das regras da l?ngua portuguesa para o uso de substantivos no plural; ? Uso adequado de substantivos no singular e plural;

Duração das atividades

04 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? Adequa??o do substantivo no singular ou plural de acordo com o contexto da palavra; ? Saber que o conhecimento da gram?tica promove uma escrita sem receios ao autor e clara ao interlocutor da obra;

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- utilização do laboratório de informática;
- aula interativa em sala de aula;


ATIVIDADE 1


O professor apresentará o texto abaixo aos seus alunos para iniciar a discussão sobre uso do plural.

Família do plural
Um certo político do interior querendo impressionar o povo...
Fez um discurso que dizia...
Nós vamos empregar todos...
Aí um professor vendo aquilo chamou o vereador num cantinho do palco e disse senhor emprega o plural que vai dar mais votos pro senhor..
Aí ele voltou pro discurso e disse ...
Meu povo e minha pova, nois vai empregar o plural, as irmãs do plural e a família do plural...


Fonte: http://ruben.zevallos.com.br/2006/12/18/Pagina2233.htm

A partir da leitura do texto Família do plural o professor deve promover uma discussão com seus alunos sobre o emprego do plural na comunicação oral ou escrita. Os alunos devem ser incentivados a apontarem as incorreções do texto ("pova", alterando o gênero de povo, "nois"' no lugar de nós e a conjugação incorreta do verbo ir).

ATIVIDADE 2


No laboratório de informática os alunos devem receber orientação para pesquisarem sites que abordem aspectos da morfologia relacionados com o tema substantivo no singular e plural, observando as especificidades, como por exemplo, de substantivos compostos.
Sugestão de sites:


http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/morfologia/substantivos-plural-sol.htm


http://www.terra.com.br/criancas/ajuda/singular_plural.htm
 

ATIVIDADE 3


Ainda no laboratório de informática, o professor indicará uma atividade a ser realizada com o uso dos computadores. Trata-se de um jogo educacional, LÍNGUA SOLTA, sobre o emprego correto de substantivos compostos no plural. O professor pode optar pela versão on-line ou salvar a simulação em cada computador com antecedência. A simulação está disponível em:

 

 

 

 

data/img-2
recursos/8623/Lingua Solta/Lingua_Solta.swf

 

 


ATIVIDADE 4


1. Considera a seguinte lista de formas do plural:
chãos / capitães / capelães / cristãos / escrivães / carros / ambulâncias / pães / leões / mãos / tabeliães / órgãos / gaviões / paus / bois / mães / bonés / vulcões / mesas / eleições / tinteiros / javalis / sacristães
Distingue aquelas, agrupando-as, que na tua opinião formam o plural de forma idêntica:
2. Completa os espaços em branco, selecionando as palavras destacadas no retângulo e colocando-as no plural de modo a que a frase faça sentido:
Coleção, Estação, Sessão, Verão, Colisão, Exposição, Ação, Anão, População
a) Todos os __________ eu costumo ir passar férias ao Algarve.
b) As __________ de Metro estão cada vez mais modernizadas.
c) O excesso de velocidade é a causa de muitas __________ na auto-estrada.
d) No Centro Cultural de Belém estão a decorrer várias __________ .
e) Os __________ costumam trabalhar em circos.
f) No Interior as __________ estão cada vez mais envelhecidas.
g) As __________ de Moda dos estilistas mudam consoante a Estação.
h) As __________ da Sonae estão em alta.
i) O João gosta de assistir às __________ de cinema mais tardias.

Fonte: www.fl.ul.pt/pessoais/didactica/Recursos/Trabalhos/Web%20documents/pluralsubstantivos.htm


ATIVIDADE 5


A intenção desta atividade é realizar um fechamento do tema substantivo no singular e plural, observando sua presença em letras de música. O vídeo http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraF or m.do?select_ac ti on=&co_obra=20727 (Plural dos compostos; siglas e palavras inglesas; hífen) apresenta trechos de músicas e a explicação sobre o uso do plural, observando as considerações das normas da língua portuguesa).


Ao término da exibição do vídeo os alunos devem elaborar um pequeno texto fazendo uso de substantivos no plural. Sendo alguns substantivos aqui indicados para composição do texto, porém flexionados para o plural: cachorro-quente, segunda-feira, pé-de-moleque e guarda-chuva

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
L?ngua solta Anima??o/simula??o

Avaliação

A avalia??o se dar? de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discuss?es propostas e individualmente por meio da produ??o das atividades escritas e quando solicitada a exposi??o individual de posicionamento. AUTO-AVALIA??O: Agora ? o momento de refletir sobre sua produ??o e envolvimento nas atividades propostas. INSUFICIENTE: Deixou de participar de alguma das atividades propostas, seja ela individual ou discuss?o no grupo. REGULAR: Cumpriu as atividades propostas, por?m com ressalvas, como por exemplo, atraso para entregar, falta de envolvimento nas discuss?es coletivas. SATISFAT?RIA: Cumpriu todas as atividades propostas, contribuindo nas atividades em grupo e participando ativamente nas atividades coletivas, expondo seus posicionamentos e sugest?es. MAIS QUE SATISFAT?RIA: Al?m dos itens apresentados na categoria satisfat?ria, neste caso a postura do estudante ? de fazer ?algo mais?, ou seja, demonstrando com isso iniciativa na condi??o de estudante. Exemplo: no per?odo dispon?vel no laborat?rio de inform?tica, buscar mais informa??es que tratem do emprego correto de substantivo no singular e plural em um texto ou contribui??o com os colegas quando solicitado.