EZIQUIEL MENTA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
As estratégias utilizadas serão:
- utilização do laboratório de informática;
- aula interativa em sala de aula;
ATIVIDADE 1
O professor apresentará o texto abaixo aos seus alunos para iniciar a discussão sobre uso do plural.
Família do plural
Um certo político do interior querendo impressionar o povo...
Fez um discurso que dizia...
Nós vamos empregar todos...
Aí um professor vendo aquilo chamou o vereador num cantinho do palco e disse senhor emprega o plural que vai dar mais votos pro senhor..
Aí ele voltou pro discurso e disse ...
Meu povo e minha pova, nois vai empregar o plural, as irmãs do plural e a família do plural...
Fonte: http://ruben.zevallos.com.br/2006/12/18/Pagina2233.htm
A partir da leitura do texto Família do plural o professor deve promover uma discussão com seus alunos sobre o emprego do plural na comunicação oral ou escrita. Os alunos devem ser incentivados a apontarem as incorreções do texto ("pova", alterando o gênero de povo, "nois"' no lugar de nós e a conjugação incorreta do verbo ir).
ATIVIDADE 2
No laboratório de informática os alunos devem receber orientação para pesquisarem sites que abordem aspectos da morfologia relacionados com o tema substantivo no singular e plural, observando as especificidades, como por exemplo, de substantivos compostos.
Sugestão de sites:
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/morfologia/substantivos-plural-sol.htm
http://www.terra.com.br/criancas/ajuda/singular_plural.htm
ATIVIDADE 3
Ainda no laboratório de informática, o professor indicará uma atividade a ser realizada com o uso dos computadores. Trata-se de um jogo educacional, LÍNGUA SOLTA, sobre o emprego correto de substantivos compostos no plural. O professor pode optar pela versão on-line ou salvar a simulação em cada computador com antecedência. A simulação está disponível em:
recursos/8623/Lingua Solta/Lingua_Solta.swf
ATIVIDADE 4
1. Considera a seguinte lista de formas do plural:
chãos / capitães / capelães / cristãos / escrivães / carros / ambulâncias / pães / leões / mãos / tabeliães / órgãos / gaviões / paus / bois / mães / bonés / vulcões / mesas / eleições / tinteiros / javalis / sacristães
Distingue aquelas, agrupando-as, que na tua opinião formam o plural de forma idêntica:
2. Completa os espaços em branco, selecionando as palavras destacadas no retângulo e colocando-as no plural de modo a que a frase faça sentido:
Coleção, Estação, Sessão, Verão, Colisão, Exposição, Ação, Anão, População
a) Todos os __________ eu costumo ir passar férias ao Algarve.
b) As __________ de Metro estão cada vez mais modernizadas.
c) O excesso de velocidade é a causa de muitas __________ na auto-estrada.
d) No Centro Cultural de Belém estão a decorrer várias __________ .
e) Os __________ costumam trabalhar em circos.
f) No Interior as __________ estão cada vez mais envelhecidas.
g) As __________ de Moda dos estilistas mudam consoante a Estação.
h) As __________ da Sonae estão em alta.
i) O João gosta de assistir às __________ de cinema mais tardias.
Fonte: www.fl.ul.pt/pessoais/didactica/Recursos/Trabalhos/Web%20documents/pluralsubstantivos.htm
ATIVIDADE 5
A intenção desta atividade é realizar um fechamento do tema substantivo no singular e plural, observando sua presença em letras de música. O vídeo http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraF or m.do?select_ac ti on=&co_obra=20727 (Plural dos compostos; siglas e palavras inglesas; hífen) apresenta trechos de músicas e a explicação sobre o uso do plural, observando as considerações das normas da língua portuguesa).
Ao término da exibição do vídeo os alunos devem elaborar um pequeno texto fazendo uso de substantivos no plural. Sendo alguns substantivos aqui indicados para composição do texto, porém flexionados para o plural: cachorro-quente, segunda-feira, pé-de-moleque e guarda-chuva
Nome | Tipo |
---|---|
L?ngua solta | Anima??o/simula??o |