Portal do Professor

Início do Conteúdo

Reescrevendo est?rias: A cigarra e a formiga

Autor e Co-autor(es)

RITA DE CASSIA DELCONTE FERREIRA imagem do usuário

CAMPO MOURAO - PR NTE - CAMPO MOUR?O

EZIQUIEL MENTA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? An?lise cr?tica das informa??es; ? Interpreta??o das f?bulas com observa??o a rela??o de valores morais imbricadas nessas obras liter?rias.

Duração das atividades

07 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? Saber que a linguagem escrita tem o poder de propagar id?ias e valores atrav?s dos tempos, veja a presen?a marcante das f?bulas e seu n?o envelhecimento nas gera??es de crian?as. ? Saber que ? por meio da criatividade humana que um texto amplamente conhecido pode sofrer altera??es e ganhar novo f?lego e p?blico de interesse.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- utilização do laboratório de informática;
- aula interativa em grupos em sala de aula e no laboratório de informática;


ATIVIDADE 1


O professor apresentará aos estudantes a fábula A CIGARRA E A FORMIGA:
Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou:
- Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para se aproveitar! O verão é para se divertir!
- Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno.
Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque e quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer.
Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha.
A cigarra então aconselhou:
- Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar!
A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga.
Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa.
A rainha das formigas falou então para a cigarra:
- Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio.
A cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou:
- Hum!! O inverno ainda está longe, querida!
Para a cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Para que construir um abrigo? Para que armazenar alimento? Pura perda de tempo!
Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga.
Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio.
Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.
Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra: - No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós.
Para a cigarra e para as formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.


Fonte: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=9


Após a leitura do texto, os alunos devem ser divididos em pequenos grupos. Nestes grupos os estudantes devem indicar uma relação de palavras que caracterizam as personagens Cigarra e Formiga.

ATIVIDADE 2
No laboratório de informática os alunos devem inicialmente acessar o site:


http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/flash/cigarrasom.jhtm

O vídeo é uma versão animada da fábula " A Cigarra e a Formiga" que pode ser utilizado para promover uma discussão sobre valores morais com os alunos. Vale a pena comentar que este é um texto antigo e amplamente conhecido.

Neste momento, o professor deve registrar todos os apontamentos dos alunos. Observando os comentários dos estudantes, o professor indicará ou não a necessidade de pesquisa. Exemplo: pode-se orientar uma pesquisa com os estudantes para o significado da expressão valores morais e das palavras associadas a esses valores que os alunos indicaram na relação de palavras que realizaram na atividade 1. O professor deve conduzir a pesquisa, de forma que os alunos ao final da atividade conheçam o conceito de fábula.
Esses são alguns sites que podem ser indicados aos estudantes para conhecerem esse conceito:


http://www.girafamania.com.br/tudo/a_lfabula.html


http://br.geocities.com/mitologica_2000/hisfabulas.htm

 

ATIVIDADE 3


Ainda no laboratório de informática, o professor indicará o site abaixo para os alunos acessarem. Trata-se de um recurso de áudio que retrata uma nova versão para a fábula  "A Cigarra e a Formiga". Nesta versão a cigarra transforma-se em uma cantora famosa e a moral da estória está em uma relação equilibrada entre trabalho e lazer na vida de cada indivíduo. Os alunos devem retomar a lista de características para as personagens Cigarra e Formiga desenvolvida na atividade 1 e promover as alterações necessárias.
Retornando à sala de aula o professor pode promover uma discussão sobre a versão abordada na mídia questionando aos estudantes sobre os pontos que concordam em cada versão da fábula apresentada .

 


ATIVIDADE 4


Em sala de aula os alunos devem elaborar, em pequenos grupos, a própria versão para a fábula. A criatividade deve partir de cada grupo e o professor deve orientar os alunos para que não façam cópias, pois a atividade consiste em reescrever a fábula, ou seja, com a ótica de um novo olhar.

ATIVIDADE 5


Essa atividade se constituirá da tarefa de transposição da estória criada em cada grupo por uma história em página web. Para isso os alunos poderão criar wikis. Cada wiki será formada pelo texto criado em sala de aula e enriquecida com imagens e links que agreguem informações ao texto, seja para esclarecer o significado de alguma palavra ou levar mais informação ao leitor da wiki. Ao final da atividade os grupos devem interagir, fazendo comentários uns nos textos dos outros, na própria estrutura da wiki.
 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
F?bulas: parte 2 [Categorias Liter?rias] ?udio

Recursos Complementares

Leituras para o professor: Defini??o wiki: Os termos wiki (pronunciado /u?qui/ ou /v?qui/) e WikiWiki s?o utilizados para identificar um tipo espec?fico de cole??o de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para cri?-lo. O termo "Wiki wiki" significa "super-r?pido" no idioma havaiano. J? em maori Wiki significa "fim-de-semana". ? tamb?m a forma diminutiva de Wikitoria, vers?o Maori do popular nome crist?o Victoria. Chamado "wiki" por consenso, o software colaborativo permite a edi??o coletiva dos documentos usando um sistema que n?o necessita que o conte?do tenha que ser revisto antes da sua publica??o. Wiki (com um 'W' mai?sculo) e WikiWikiWeb. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki Para criar a p?gina web wiki uma das estruturas gratuitas dispon?veis ? o site: http://www.wikispaces.com/

Avaliação

A avalia??o se dar? de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discuss?es propostas e individualmente por meio da produ??o das atividades escritas e quando solicitada a exposi??o individual de posicionamento. AUTO-AVALIA??O Agora ? o momento de refletir sobre sua produ??o e envolvimento nas atividades propostas. INSUFICIENTE Deixou de participar de alguma das atividades propostas, seja ela individual, discuss?o no grupo ou contribui??o na elabora??o da f?bula e wiki. REGULAR Cumpriu as atividades propostas, por?m com ressalvas, como por exemplo, atraso para entregar, falta de contribui??o nas tarefas no grupo constitu?do para elabora??o da f?bula e wiki. SATISFAT?RIA Cumpriu todas as atividades propostas, contribuindo nas atividades em grupo e participando ativamente nas atividades coletivas, expondo seus posicionamentos, sugest?es e executando tarefas na elabora??o da f?bula e wiki em grupo. MAIS QUE SATISFAT?RIA Al?m dos itens apresentados na categoria satisfat?ria, neste caso a postura do estudante ? de fazer ?algo mais?, ou seja, demonstrando com isso iniciativa na condi??o de estudante. Exemplo: no per?odo dispon?vel no laborat?rio de inform?tica, tentou organizar o grupo na distribui??o das tarefas para elabora??o da wiki da f?bula, apresentou sugest?es aos trabalhos dos colegas.