Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
| Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
| Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
- Discutir o conceito de mídia.
- Discutir a questão da mídia na educação e na formação do jovem.
- Criar recursos de mídia para interação.
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Muito se fala do uso das mídias na educação. Porém, tão importante quanto o uso de recursos midiáticos no processo educacional é também a educação para o uso das mídias. Será que nossos alunos pensam o processo midiático? Será que nossos alunos conseguem criticar informações advindas das diferentes mídias? Será que alunos jovens conseguem filtrar e buscar informações ou será que teremos uma geração com excesso de informação e pouca formação midiática? Esta aula se propõe a auxiliar o professor no processo de educação para o uso da mídia de forma consciente, prática e inteligente.
Para ajudar, segue um conceito de mídia, disponível no site Dicionário Online Português: http://www.dicio.com.br/midia_2/. Acesso em 09 de julho de 2014.
"Qualquer suporte de difusão de informações (rádio, televisão, imprensa escrita, livro, computador, videocassete, satélite de comunicações etc.) que constitua simultaneamente um meio de expressão e um intermediário capaz de transmitir uma mensagem a um grupo; meios de comunicação, comunicação de massa."
Aula 1
Nesta aula, o professor fará uma pesquisa entre os alunos para sondar o que entendem por mídia, se conhecem o vocábulo e quais os hábitos que têm com relação ao mundo midiático.
1. Organize os alunos em pares e solicite que conversem com seus colegas a respeito do uso das mídias.
Sugestão de roteiro para esta conversa:
a. O que você entende por mídia?
b. Você dispõe de quais equipamentos de mídia? (rádio, TV, videocassete, DVD, computador etc.)
c. Você lê jornais, revistas, livros? Com que frequência?
d. Você utiliza rede social? Com que frequência? Quanto tempo conversa com seus amigos? (MSN etc.)
e. Você utiliza mais mídias eletrônicas ou mídias impressas? Quais?
2. Faça uma grande roda para dialogar com eles sobre o que pensam a respeito da mídia, seus hábitos de acordo com as respostas que produziram. Cada colega socializará na roda, as informações dadas pelo seu par.
É importante que ao final da conversa, com a contribuição do professor, fique claro para os alunos o que é mídia e como ela está presente na vida de cada um.
Este debate poderá, alternativamente, ser realizado em forma de um fórum virtual. Para isto, os alunos conectarão seus computadores e utilizarão do Skype para se comunicarem e registrarem seus posicionamentos.
3. Em seguida, exiba para os alunos o vídeo do professor Mário Sérgio Cortella - A mídia como corpo docente. Duração 30min39seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rug1I69Udmo. Acesso em 09 de julho de 2014. Neste vídeo, o professor fala da capacidade de formação e ensino que a mídia exerce até como "Educadora" de nossas crianças e adolescentes. Terminado o vídeo, faça um debate com os alunos de 15 minutos acerca dos seguintes assuntos:
Com esse debate os alunos deverão se sensibilizar para com a questão da necessidade de uma educação para o uso da mídia, para que esta não seja usada de forma indiscriminada ou sem critérios e sem crítica.
4. Na sequência, solicite que os alunos façam uma pesquisa já ampliando o conceito do uso das mídias e de educação para o uso das mídias:
a. Leve os alunos para o Laboratório de Informática e organize-os em grupos de 5 ou 6 componentes.
b. Divididos os grupos, distribua a pesquisa:
c. Os alunos filtrarão as informações sintetizando-as em forma de texto ou anotações em seus cadernos ou digitarão o texto em Word e socializarão para os demais por e-mail. Em sala, os grupos irão socializar as informações sintetizadas em uma apresentação oral, se possível com recursos de imagem, de aproximadamente 15 minutos.
Imagem disponível em: http://midiaeducacao.com.br/wp-content/uploads/2010/12/com0011.jpg. Acesso em 06 de julho de 2014.
Aula 2
Nesta aula, os alunos entrarão em contato com as mídias para diferentes usos. É sabido que houve expansão social do uso da mídia nos últimos anos e que as redes sociais se tornaram importantes ferramentas de comunicação. Entretanto, grande parte destas redes sociais ainda funciona como entretenimento, sendo que têm potencial para muito mais. Trabalhe com os alunos os diferentes usos da mídia.
Solicite que os alunos criem uma página no Facebook da turma para o desenvolvimento de Ações Solidárias. Estas ações irão comungar os usos da mídia acima citados, conscientizando os alunos para o uso eficiente desta ferramenta.
Sugestões:
Solicite também que os alunos façam um compilado sobre alguma lei que interessa a população e criem um blog para tal. Exemplos:
Solicite que os alunos sintetizem a Lei para quem é leigo no assunto para que seja melhor entendida e apreendida pela população.

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-EuwGd3V1DH8/TZChzPWX3SI/AAAAAAAAAxQ/hNVUre0yImE/s320/childood-stages_mediascape.gif. Acesso em 06 de julho de 2014.
1. Sugestão de artigo de SIQUEIRA, A. B. de. Educação para a mídia: da inoculação à preparação. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a06. Acesso em 09 de julho de 2014.
2. Sugestão de vídeo. KAZAN, N. Mídia-Educação PUC Rio. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dhWuBhBhlF0. Duração: 3min08seg. Acesso em 17 de junho de 2014.
3. Sugestão de vídeo. ZAPPA, C. Mídia e educação: espaços de tensão. Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=HufidoVAyew. Duração: 10min05seg. Acesso em 16 de junho de 2014.
Avalie, através do material produzido e da participação dos alunos nos debates, se as atividades propostas contribuíram para que os alunos adquirissem conhecimento sobre as diferentes mídias existentes e a utilização das mesmas de forma crítica e consciente.