Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
| Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
| Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
| Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
| Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
| Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
| Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
| Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
| Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
| Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
| Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
| Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
| Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Sensações |
| Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Não há necessidade de conhecimentos prévios, trata-se de uma aula que irá ampliar os conhecimentos dos alunos acerca do uso do termômetro enquanto instrumento utilizado para medição da temperatura.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, existe diferença entre calor e temperatura.
Calor é um modo de transferir energia de um corpo a outro, de um objeto a outro. O calor é definido como energia em trânsito, ou seja, é transferido sempre de objetos e corpos mais quentes para objetos e corpos mais frios.
Temperatura: é chamada de energia cinética e está associada ao estado de movimento ou à agitação das partículas que compõem um corpo ou um material. Para obter a medida da temperatura, é preciso que o corpo, assim como um líquido ou o próprio ar esteja em contato com um termômetro. A temperatura é a medida precisa de quanto um corpo está aquecido.
Desta forma, “é recomendável para nós, professores, deixarmos claro para o aluno que a transferência de calor sempre ocorre do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura. Em ciência, ao contrário do que fazemos na vida cotidiana, não admitimos a existência de dois processos de transferência de energia – calor e frio. No rigor da termodinâmica não existe transferência de frio, somente de calor”. (CRUZ, Érica. Calor e temperatura no ensino da Termodinâmica: o senso comum e o conceito científico, 2012. Disponível em: < http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/quimica/0012.html >. Acesso em: 07 de jul. 2014.).
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: Sítio: “Painel Criativo”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-8.jpg >. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem sobre um calor e temperatura. Você poderá iniciar a conversa por meio de imagens. Apresente, por exemplo, as indicadas a seguir e logo após estabeleça um diálogo para interpretá-las. Para apresentá-las, utilize recurso multimídia, para isso, faça slides e por meio de data show ou DVD apresente à turma. Ou se preferir faça cartazes.
Imagens que retratam calor ou frio. Elas permitem aos alunos observar e identificar as prováveis condições de temperatura do ar ambiente, no momento em que ela foi tirada.
Fonte: Sítio: “Total Clipping”. Pessoas subindo em um ônibus. Disponível em: <http://www.totalclipping.com.br/v1/noticias.php?id=132 >. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “Daco UFF” Pessoas subindo em um ônibus. Disponível em: <http://dacouff.wordpress.com/2012/02/28/dia-1o-de-marco-grande-ato-contra-o-aumento-das-barcas/>. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Leitura e discussão das imagens
Estabeleça um diálogo, indagando:
a- O que vocês estão vendo em cada imagem apresentada?
b- O que as pessoas retratadas nestas imagens estão fazendo?
c- Em que local estas pessoas podem morar?
d- Quais elementos destas cenas os ajudaram a chegar a essa conclusão?
e- Qual meio de transporte é utilizado por estas pessoas?
f- Parece estar quente ou frio dentro destes ônibus? Como vocês chegaram a esta conclusão?
g- Em uma situação como essa, é possível que algumas pessoas sintam mais calor do que outras? Justifique sua resposta.
Observação: É importante observar se os alunos estão percebendo que as roupas utilizadas pelas pessoas e as janelas do ônibus, abertas, indicam que está quente dentro dos ônibus. As sensações de quente e frio podem variar de pessoa para pessoa. Por meio destas sensações percebemos o que está mais aquecido e o que está menos aquecido. Por meio de nossa pele que percebemos o calor do ambiente e assim temos sensações de quente e frio.
Agora, apresente as outras imagens a seguir. Elas possibilitam aos alunos observar e identificar situações em que o termômetro é utilizado para medir a temperatura.
Fonte: Sítio: “Colégio Web”. Disponível em: <http://www.colegioweb.com.br/curiosidades/ciencias/como-funciona-medicao-da-temperatura-humana.html >. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “O Globo”. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/blogs/roberto-cooper/posts/2013/07/20/febre-mitos-fatos-532343.asp>. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Leitura e discussão das imagens
Estabeleça um diálogo, indagando:
a- O que vocês estão vendo em cada imagem apresentada?
b- O que as pessoas retratadas nestas imagens estão fazendo?
c- As pessoas estão demonstrando saúde ou algum tipo de enfermidade? Como chegaram a esta conclusão?
d- Que instrumento está sendo utilizado para verificar se eles estão com febre?
e- Alguém já mediu a sua temperatura. Quem? Em que situação?
Observação: É importante observar se os alunos perceberam que em situações que precisamos saber medidas de temperatura, utilizamos o termômetro. Professor, para esta aula providencie um termômetro digital ou de mercúrio e leve para a sala de aula. Apresente-o para a turma e a partir das hipóteses dos alunos sobre a função deste instrumento, explique a forma como o utilizamos. Esclareça que com a utilização adequada podemos verificar a temperatura do nosso corpo.
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Em todos os momentos vivenciados nesta atividade, ouça as respostas dos alunos e, se necessário, faça novos questionamentos. Se você preferir poderá estabelecer uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa registrando a interpretação acima por escrito. Para isto, escreva as questões na lousa, solicite que os alunos copiem e as respondam. |
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Apresente outra situação que usamos o termômetro: medida da temperatura do ar. Estes termômetros são instalados em painéis de ruas, eles medem a temperatura em suas proximidades. Você poderá usar as imagens a seguir.
Fonte: Sítio: “G1”. Disponível em: <http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2012/12/termometro-registra-temperatura-de-40c-em-santos.html >. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “Clic RBS”. Disponível em: <http://wp.clicrbs.com.br/blogdopuchalski/2014/05/29/termometros-de-rua-sao-confiaveis/?topo=67,2,18,,,67>. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Leitura e discussão das imagens
Estabeleça um diálogo, indagando:
a- Vocês sabem como se lê o que está escrito em cada um dos painéis? Vamos tentar?
b- Vocês têm ideia a que temperaturas chegam os dias mais quentes em nossa cidade?
c- Vocês já viram algum painel como estes em nossa cidade? Alguém se lembra do local que ele está?
Para finalizar o diálogo proponha que os alunos certifiquem com seus familiares se na cidade em que moram há algum painel de rua que indica a temperatura do ar. Em caso afirmativo, peça que os alunos registrem a temperatura em horários diversificados, por exemplo, durante o dia e a noite. Caso em sua localidade não possua este tipo de termômetro, peça que os alunos comparem a temperatura do ar durante o dia e a noite. Em ambas as situações, instrua a turma a registrar suas observações no caderno de Ciências. Dê alguns dias para que eles possam realizar a atividade e depois disponibilize um horário de aula para que exponham o resultado aos demais colegas.
Se em sua cidade tiver um painel de rua que indica a temperatura, planeje um trabalho de campo para que os alunos possam conhecê-lo. Para ter acesso a uma aula que contempla trabalho de campo, acesse o Sítio: “Portal do Professor. Aula: Desenvolvendo competências, a partir de um trabalho de campo”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154>. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Ressaltamos a importância de:
Nestes registros é relevante que a turma escreva o que foi possível aprender, as dificuldades e as facilidades encontradas, bem como sua opinião sobre atividade realizada.
Se possível filme o trabalho de campo e depois assista com os alunos para que revejam o trajeto e analisem suas posturas e atuações durante atividade. Utilize os laptops dos alunos.
Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens). Para fotografar: utilize Wxcam ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ).
Outras Sugestões:
1- Professor, se você tiver acesso a um termômetro que meça a temperatura ambiente ou um termômetro de laboratório, mostre-os aos seus alunos. Aproveite e realize medidas da temperatura do ar ao longo de uma ou mais semanas. Combine um horário, por exemplo, diariamente às 9 horas, se você der aula no período da manhã, e observe com a turma. Registre as temperaturas no caderno de Ciências, registre também a sensação térmica (frio ou calor) que cada aluno teve naquele dia e horário. No final do período combinado, analise com a turma a variação de temperatura ao longo dos dias, faça uma comparação das sensações térmicas descritas pelos alunos, sejam semelhanças e diferenças.
2- Os termômetros instalados em painéis de ruas também são encontrados em carros, fogões, geladeiras. Pergunte se os alunos já viram estes tipos, peça que observem e depois disponibilize um tempo em sala de aula para que eles falem sobre suas observações.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, apresente um termômetro clínico analógico e outro digital para a turma.
Explique que nos termômetros analógicos, o líquido presente no bulbo sobe pelo tubo conforme a temperatura aumenta. Quanto maior a temperatura do corpo em contato com o termômetro, maior será a parte do tubo preenchida pelo líquido.
Já o termômetro digital, apresenta um estreitamento entre o bulbo e o tubo, o que impede momentaneamente que o líquido volte para o bulbo. Desta forma, é possível fazer a leitura da temperatura de uma pessoa depois que o termômetro é retirado do corpo da pessoa. Após a medição da temperatura é preciso agitar o termômetro para que o líquido desça até a posição inicial.
Fonte das imagens: Sítio: “Horizonte – Equipamentos hospitalares”. Disponível em: <http://horizontelocacao.com.br/loja/index.php?cPath=81 >. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “Física Pai d'égua”. Modelo de termômetro clínico de vidro. Disponível em: <http://www.fisicapaidegua.com/conteudo/conteudo.php?id_top=020101>. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Observação: Higienize o termômetro com álcool e meça a temperatura dos alunos. Peça a ajuda de outro profissional da escola, assim seu trabalho será mais ágil. Lembre-se: repita a higienização entre as medições de um aluno e outro. Registre a temperatura de cada um, no final faça um estudo comparativo entre elas. Elabore situações problema, confeccione gráficos, enfim, reveja seus componentes curriculares e contemple-os, a partir deste estudo.
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Informe aos alunos que geralmente, a pessoa está com febre quando a temperatura ultrapassa os 37,5 oC. Os infectologistas estabelecem os seguintes limites para caracterizar a febre: a) de 37,3ºC a 37,8ºC – febrícula b) acima de 37,8º – febre Na verdade, a febre não é uma doença; é uma reação do organismo contra alguma anomalia. Também não é necessariamente um mal. Nas infecções, por exemplo, ajuda o sistema de defesa a livrar-se do agente agressor. Para mais informações acesse o Sítio: “Dr. Drauzio”. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/letras/f/febre/ >. Acesso em: 07 de jul. 2014. |
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Para aprofundar os estudos sobre a temática proposta neste planejamento, registre a atividade de casa a seguir.
Converse com seus familiares sobre nossa proposta de estudo: “O calor e a temperatura: utilizando o termômetro”. Conte a eles nossos diálogos sobre as imagens analisadas em sala de aula e as demais atividades. Logo após, peça que te ajudem a resolver as atividades a seguir. Anote o que descobrir.
1- Responda:
a) Você já teve febre?
( ) Sim ( ) Não
b) Como o adulto chegou á conclusão de que você estava com febre?
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c) Quais providências foram tomadas para que a febre abaixasse?
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d) Um adulto pode verificar se uma criança ou outra pessoa está com febre tocando a testa dela. Se a mão do adulto ficar quente, é sinal de febre. O que você pensa sobre isto?
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(Professor, esta também é uma resposta pessoal. Ressalte que algumas pessoas encostam as mãos na testa e na barriga da criança para conferirem se essas partes do corpo estão quentes; outras encostam o próprio queixo na testa da criança. Destaque que estas técnicas são válidas para indicarem em primeiro momento, se existe a possibilidade de criança estar com febre. Contudo, é importante salientar que somente o termômetro fornece a temperatura corporal, mas que com o tato é possível ter uma ideia de quão quente está o corpo da pessoa.).
Observação: Professor, se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que copiem as questões e também suas respostas, por meio do programa KWord acessando: (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, em uma roda de conversa, retome com os alunos a atividade realizada em casa. Solicite que eles leiam as respostas das questões apresentadas. Formule questões pertinentes aos dados apresentados pela turma. Depois, instigue-os a relacionarem a temperatura do corpo à condição febril ou saudável.
Disponibilize um tempo para que todos possam compartilhar os sentimentos e descobertas feitas ao realizarem esta atividade. Desafie, por meio de diálogo coletivo, a participação de todos, insira aqueles que não têm o hábito de falar, questione-os sobre o que (re)descobriram sobre uso do termômetro.
Sugestões de links para os alunos:
. Sítio: “Escola Kids”. Termômetros que medem a temperatura e a umidade do ar. Disponível em: <http://www.escolakids.com/termometros-que-medem-a-temperatura-e-a-umidade-do-ar.htm>. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Sugestões de links para professores:
. Sítio: “Kick Educação” – Qual a diferença entre calor e temperatura. Disponível em: <http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-997,00.html>. Acesso em: 07 de jul. 2014.
. Sítio: “Portal do Professor” - Diferença entre temperatura e calor 2. Disponível em: <recursos/mec_9571/diferen%c3%a7a%20entre%20temperatura%20e%20calor%202.pdf >. Acesso em: 07 de jul. 2014.
. Sítio: “Educador Brasil Escola”- Calor e temperatura, qual a diferença? – Professor. Disponível em: < http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/calor-temperatura-qual-diferenca.htm>. Acesso em: 07 de jul. 2014.
Professor, a avaliação deverá ser feita durante o trabalho pedagógico. É importante que ela aconteça a partir de suas observações e registros, em um processo contínuo de reflexão. Aspectos como as possíveis dificuldades e facilidades dos alunos bem como a participação deles durante a realização das atividades precisam ser levados em consideração. Desta forma, utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: analisar dados e avaliar atitudes em relação aos cuidados adotados em situações que expõe o corpo ao sol; fazer suposições, comparar e relacionar informações por meio da leitura e da interpretação de imagens; valorizar o termômetro como instrumento que, por meio da medida da temperatura, informa sobre a condição saudável ou febril do corpo humano; identificar sintomas de uma pessoa com febre; relacionar a medição da temperatura ao uso do termômetro; diferenciar calor e temperatura; interpretar a temperatura como uma medida precisa do quanto um corpo está aquecido; coletar informações por meio de conversa com adultos. Se você utilizou tablet ou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.
Para mais informações sobre como a avaliação pode ser realizada no processo de aprendizagem da leitura, acesse o sítio: “Portal do Professor” – Múltiplos instrumentos podem aperfeiçoar o processo de avaliação escolar. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=272>. Acesso em: 07 de jul. 2014.