Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Arte da Matemática

Autor e Co-autor(es)

Juliana Gomes de Souza Dias imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Associar as formas geométricas com a cidade (arquitetura) e objetos do cotidiano. Desenvolver o olhar e a observação. Fazer desenhos de observação e memória.

Duração das atividades

3 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

formas geométricas, desenhos perspectivas

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:
Apresentação do conteúdo, contextualizando com a arquitetura do meio onde os alunos estão inseridos, sua observação e memória, com formas geométricas.
O professor pode utilizar o vídeo sobre “Os Poliedros de Platão” para instigar os alunos, o vídeo mostra as formas geométricas e sua relação com a cidade, a construção dos edifícios e objetos.
Os Poliedros de Platão (disponível em http://br.youtube.com/watch?v=SV4w_A-M9vg)

Os alunos podem exercitar os conhecimentos adquiridos explorando o simulador do RIVED, identificando as formas geométricas pela cidade virtual.
Geometria (Disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2233)

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/569/imagens/rived.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/569/imagens/rived.jpg
 

 

Aula 2:
Sugere-se agora a análise de algumas obras da história da arte, para que os alunos possam identificar as figuras geométricas:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/569/imagens/dellaFrancescaflechas.jpg

Piero della Francesca - The Flagellation
c. 1469 (180 Kb); Oil and tempera on panel, 58.4 x 81.5 cm; Galleria Nazionale delle Marche, Urbino

Disponível em: http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/piero/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/569/imagens/dellaFrancescaflechas.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/569/imagens/mantegna37_flechas.jpg

Andrea Mantegna. Marquess Ludovico Greeting His Son Cardinal Francesco Gonzaga. Detail. 1465-74. Fresco. Palazzo Ducale, Camera degli Sposi (Bridal Chamber), Mantua, Italy.
Disponível em: http://www.abcgallery.com/M/mantegna/mantegna36.html
ht tp://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/discovirtual/00677460988/img/mantegna37_flechas.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/569/imagens/vinci17_flechas.jpg

Leonardo da Vince - The Last Supper, 1495-98, fresco Santa Maria dell Grazie, Milan. 174KB

Disponível em: http://cgfa.sunsite.dk/vinci/vinci2.htm

Produção dos alunos:

  • representar / identificar através de desenhos, fotos da cidade, cenas que possuam as seguintes características:

                - perspectiva

                - formas geométricas

Aula 3:
Publicação do material

  • - montar uma exposição na escola com a produção dos alunos e propor aos alunos e professores de outras turmas a identificação do espaço / cena abordada.

Como referência o professor pode utilizar as obras do artista Tom Lisboa:Polaróides (in) Visíveis. (disponível em: http://www.sintomnizado.com.br/tomlisboa)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/569/imagens/tomlisboa.jpg

- como registro fazer um jornal com os trabalhos, questionando a comunidade escolar a refletir sobre o seu entorno / ambiente. Para isso, podem ser utilizadas as ferramentas: BrOfficce (software livre que possibilita editar textos, individual e colaborativamente, disponível para as plataformas Linux e Windows), Scribus (software livre utilizado na diagramação de jornais e revistas, disponível para as plataformas Windows e Linux), Gimp (software livre, editor de imagens em diferentes formatos, disponível para as plataformas Windows e Linux). Os endereços estão disponíveis nos recursos complementares.

  Sugestão de Avaliação

 

Critérios
Ótimo - 10 Bom - 8 Regular - 6 Refazer - 4
Participação Contribuiu com idéias úteis, participou da discussão e contribuiu consideravelmente para o grupo. Um líder e esforçado. Geralmente participa das atividades práticas, não participa das discussões, contribui de forma moderada com o grupo. Algumas vezes participa das discussões, mas não propõe nada e sente dificuldades para trabalhar em grupo. Não participa das discussões, não contribui para o grupo, muito disperso.
Qualidade no trabalho Trabalho bem acabado representou corretamente as formas e a ilusão de perspectiva. Trabalho bem acabado e utilizou corretamente as formas mas teve dificuldades com a perspectiva. Utilizou poucas formas geométricas e não utilizou a perspectiva. Não soube representar as formas geométricas e não utilizou a perspectiva.


 

 

Recursos Complementares

Estudo de desenho em perspectiva: disponível em http://www.sobrearte.com.br/desenho/perspectiva/formas_geometricas.php Gimp - editor de imagens de qualquer formato, disponivel para as plaformas Windows e Linux http://www.ogimp.com.br/ BrOffice - editor de textos, planilhas e apresentações, disponível para as plataformas Windows w Linux http://www.broffice.org/ Scribus - utilizado na diagramação de jornais e revistas, disponível para as plataformas Windows e Linux) http://pt.wikipedia.org/wiki/Scribus

Avaliação

O aluno será avaliado durante o desenvolvimento das aulas com dois critérios: Participação e qualidade no trabalho apresentado. É importante que o professor defina junto com os alunos os critérios utilizados, para que a turma possa construir juntos seus conhecimentos e habilidades. Confira nas Estratégias e Recursos da Aula os critérios propostos como rúbrica.