Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aprendendo com a cultura grega

Autor e Co-autor(es)

RONES AURELIANO DE SOUSA imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer alguns elementos da cultura grega;
  • Aperfeiçoar a leitura e a escrita;
  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Aprender como deve ser uma alimentação saudável;
  • Os riscos e prejuízos de não se ter uma alimentação balanceada;
  • Diferenciar a razão de desejos;
  • Diferenciar público de privado;
  • Conhecer as bandeiras de Uberlândia, de Minas Gerais, do Brasil e da Grécia;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos: 03 momentos de 60 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de julho 2014.

Professor, o temo cultura advém do latim colere, que significa cultivar. Quando nos referimos a este termo, nos referimos a “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. E quando falamos em cultura grega, tudo isso se refere à sociedade grega. Tamanha é a amplitude que seria impossível tratar de toda ela nesta aula, por isso, nos propomos a apresentar aos alunos apenas três partes integrantes desta cultura: a alimentação, a função da praça pública e a localização geográfica.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

A alimentação grega  

Professor, inicie esta aula com a apresentação da pirâmide alimentar da alimentação mediterrânea.

 

Alimentação mediterrânea - pirâmide

Fonte: Blog: "Alimentação, dicas e tendências". Disponível em: <http://alimentacaodicasetendencias.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Agora, leve-os a imaginar como seria um dia típico na antiga Grécia: os gregos estariam sentados em mesinhas ao ar livre,  comendo seus deliciosos pães com azeite de oliva, queijos, frutas secas e é claro, bebendo um bom vinho. Tudo isso na companhia de amigos e familiares. Depois um soninho após o almoço por que ninguém é de ferro, pois é, exatamente esse é o estilo de vida mediterrâneo.


A dieta mediterrânea já existe a milhares de anos e hoje é muito recomendada para os que querem ter uma alimentação saudável. Seus efeitos positivos para a saúde, especialmente na prevenção de doenças cardiovasculares, têm sido comprovados por diversos estudos científicos. Tantos são seus benefícios, que os países do mediterrâneo estão solicitando a inclusão da dieta mediterrânea na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. Será? O objetivo desta candidatura é conseguir seu reconhecimento internacional para que cada vez mais, pessoas tenham acesso a uma melhor qualidade de vida.

Para que você usufrua dos benefícios desta alimentação, basta seguir os dez mandamentos da dieta mediterrânea:

 

1) Utilizar azeite de oliva nas preparações diárias.

2) Consumir alimentos de origem vegetal em abundância (frutas, verduras, legumes e frutas secas).

3) O pão e os alimentos a base de cereais devem ser consumidos diariamente.

4) Priorizar alimentos pouco processados, frescos e de temporada.

5) Consumir diariamente produtos lácteos, principalmente iogurtes e queijos.

6) A carne vermelha deve ser consumida com moderação.

7) Consumir pescado em abundância e ovos com moderação.

8) A fruta fresca deve ser a sobremesa habitual.

9) A água é a bebida por excelência no mediterrâneo.

10) Fazer atividade física diariamente.

 

No entanto, para os habitantes da costa mediterrânea, o verdadeiro segredo não está só na comida, mas também em comer com calma, evitar o estresse, manter o bom humor e ter sempre uma boa relação de amizade e amor com a família e amigos. Fácil, não é!

Fonte: Blog: "Alimentação, dicas e tendências". Disponível em: <http://alimentacaodicasetendencias.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

Bom, fácil, não é, pois, dependem de condição financeira adequada e principalmente, esforço e dedicação de nossa parte.

O fato é que os gregos estavam habituados a uma alimentação bastante simples e moderada. Eram fortes e saudáveis por que praticavam exercícios físicos e desde crianças eram estimulados a pensar e refletir criticamente sobre todas as coisas que estavam ao seu redor, por isso é que valorizavam o estudo da Filosofia.

Os cereais constituíam a base da alimentação. A farinha de trigo servia para fabricar o pão, (os gregos distinguiam os povos civilizados dos povos selvagens pelo uso do pão). A farinha de cevada era dissolvida na água ou no leite para fazer uma papa, que era o alimento habitual dos pobres.

 

Pao

Fonte:Blog: "Alimento que emagrece". Disponível em: <http://alimentoqueemagrace.blogspot.com.br/2013_04_01_archive.html>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

De preferência comiam-se legumes (alho, cebola, alho poro, alface, favas) e frutos (azeitonas, figos, amêndoas, uvas passas, tâmaras, romãs). 
A carne raramente aparecia nas mesas: nos dias de festas, assava-se um cordeiro ou um cabrito; às vezes servia-se carne de boi, mais frequentemente carne de porco. Como grandes caçadores que eram os gregos apreciavam as carnes de caça: principalmente, as carnes de: lebre, perdiz, codorna.

A pesca também fornecia uma parte dos alimentos, os pobres compravam sardinhas e atum dos vendedores. Comumente, tomava-se água. O vinho era reservado para os dias de festas e principalmente para os banquetes. 

 

Peixe, vinho e agua

Em geral o grego fazia três refeições diárias, ao levantar-se, tomava uma refeição ligeira de pão e vinho puro; ao meio dia mais ou menos, o almoço bastante reduzido. A principal era o jantar. Nos jantares de cerimônia, serviam as entradas, depois peixes, legumes e carne. O vinho era servido após a refeição e nesse momento brindavam saúde (até hoje temos a prática de brindar dizendo saúde!).  Para finalizar, serviam as frutas e os doces. Algumas vezes antes de dormir era habitual servir uma ceia ligeira. 

Fonte: Sítio disponível em: <https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20120922075944AALrWyd>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Atividades - aluna

1)      Você acha que os gregos eram saudáveis? Justifique sua resposta.

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

 

2)      Você pratica algum esporte? Se sim, qual? Por quê escolheu este?

______________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________

 

3)      Desenhe no espaço abaixo o seu esporte preferido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alimentação nos dias de hoje

Professor, os filósofos acreditam que não devemos errar nem pelo excesso e nem pela falta. O filósofo grego Aristóteles era um dos que pensavam assim. Defendia o princípio da justa medida, ou seja, um meio termo entre dois extremos viciosos. Assim também deve ser em relação à nossa alimentação, quando erramos pelo excesso e comemos mais do que nosso organismo necessita, ficamos indispostos e corremos o risco de nos tornar obesos. Quando erramos pela falta de alimentação, ficamos fracos e com o risco de ficarmos doentes e desnutridos. Isso faz com que, dentre outras coisas, percamos a vontade até mesmo de brincar.

 

Crianca dormindo na brincadeira

Fonte: Sítio: "Iplay.com". Disponível em:  <http://www.iplay.com.br/Imagens/Divertidas/0z2K/Crianca_Apos_Muito_Trabalho_Em_Loja_Acada_Caindo_No_Sono>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Alimentação errada pelo excesso

 

Professor, para ilustrar o erro de se alimentar em excesso, exiba para seus alunos o vídeo abaixo. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática.

Obesidade infantil - video

Fonte: Sítio: "Youtube". Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OMLf1FewCgk>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

Após a exibição do vídeo, apresente a imagem abaixo que mostra os prejuízos de se alimentar de forma inadequada desde a mais tenra idade.

 

Obesidade infantil - imagem

Fonte: Blog do nutricionista Gabriel Cairo Nunes. Disponível em: <http://gabrielcaironunes.blogspot.com.br/2013/03/obesidade-infantil.html>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Alimentação errada pela falta

 

Professor, assim como a alimentação é incorreta pelo excesso, também o é pela falta. Para ilustrar os prejuízos pela falta de alimentação, exiba as imagens abaixo:

 

Fome - de quem e a culpa

Fonte: Sítio disponível em: <http://leonardojovem.wordpress.com/2012/01/12/fome-a-culpa-e-de-quem/>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

Fome - criancas desnutridas

Fonte: Sítio: "Revista Leite". Disponível em: <http://revistaleite.com.br/df-fao-quer-embrapa-ajudando-a-combater-a-fome-no-mundo/>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

Professor, após a exibição destas cenas tão fortes, proponha uma discussão por meio das seguintes perguntas:

 

Para refletir:

Com tanta gente passando fome no mundo, você acha certo:

. Recusar comer aquilo que seus pais pedem, sabendo que é para seu próprio bem?

. Alguns alunos deixarem sobrar comida no prato nas refeições em casa e no horário do recreio na escola?

Percebemos que os gregos não cometiam excessos em sua alimentação. É o que hoje em dia chamamos de alimentação balanceada. E olha que eles nem tinham nutricionistas (o nutricionista é o profissional da saúde com no mínimo uma graduação de 4 a 5 anos de estudos exclusivamente voltada a alimentação humana.).

 

Nutricionista

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.sjnepomuceno.mg.gov.br/2013-2016/index.php?option=com_content&view=article&id=731:a-funcao-da-nutricionista-e-como-e-trabalhado-em-nossa-cidade&catid=8:materias&Itemid=7>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Isso nos remete que eles utilizavam mais a razão e menos os desejos. Todos nós temos nossos desejos e vontades, mas a razão vem nos lembrar de que temos que cuidar de nossa saúde.

Hoje em dia, diferentemente da época dos gregos antigos, os nutricionistas recomendam fazer mais refeições durante o dia (aproximadamente a cada três horas), contudo, em pequenas quantidades, sendo que o café da manhã é a principal refeição.

Existe um ditado popular que diz: “tome o café como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo”.

 

Cafe da manha - garoto comendo

Fonte: Blog: "O diário". Imagem disponível em: <http://blogs.odiario.com/waldomironeto/2011/11/12/cafe-da-manha/>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Isso porque durante a manhã, nosso corpo necessita de muita energia para funcionar bem durante todo o dia e, por isso é aconselhável um café reforçado. O almoço não deve ser considerado a mais importante refeição do dia. As refeições são complementos umas das outras, assim, o almoço serve como um reforço para garantir a energia e a disposição até o período da noite. Já à noite, o recomendável é comer algo mais leve, pois durante o sono, o nosso corpo se concentra em repor as energias que gastamos durante o dia, assim, o nosso metabolismo fica mais lento. Quando comemos muito antes de dormir, nosso corpo não tem forças para digerir tudo adequadamente e acaba acumulando mais gordura do que em outro momento do dia. 

Professor, as atividades a seguir poderão ser reproduzidas para os alunos.

 

Atividades - aluna

Marque com um (x) a alternativa correta.

 

1)      Para seguirmos o bom exemplo dos filósofos, devemos comer:

a)      (   ) Muito

Comida - muito

b)      (   ) Pouco

Comida - pouco

c)      (   ) O suficiente

Comida - suficiente

 

2)      Marque com um (X) a alternativa correta. Para você o que é uma alimentação balanceada?

a) (   )  Ter no prato a mesma quantidade de arroz, de feijão, de carne e de salada.

b) (   ) Comer de forma saudável com alimentos de diversos tipos como: carne, verduras, legumes, arroz, macarrão, feijão, frutas, leite e derivados, e até mesmo gordura e açúcar, e atender às necessidades nutricionais do indivíduo.

 

3) Observe as figuras e escreva nas linhas abaixo, o ditado popular que nos orienta como devemos comer.

Rei, principe e mendigo

__________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

 

4) Em relação à nossa alimentação, marque dentro dos parênteses um (r) ao que se refere à razão e um (d) ao que se refere aos nossos desejos.

 

a) (   ) Pizza

b) (   )  Peixe com arroz

      c) (   )  Prato enfeitado

d) (   )Sanduiche gigante

                                   Acessadas em: 03 de ago. 2014.

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

 A FUNÇÃO DA PRAÇA PÚBLICA

 

Professor, inicie esta aula exibindo a imagem abaixo e perguntando se os alunos conhecem essa paisagem. Para isso, reproduza a imagem ou projete-a utilizando um projetor multimídia, mas ela também poderá ser substituída por outra que você tenha disponível.

 

Praça publica

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

Certamente dirão que sim, pois, geralmente é um espaço de fácil acesso para as crianças. É uma praça ou pracinha como alguns costumam dizer.

A praça é um lugar de convivência, diversão e lazer. As pessoas vão até ela para passear com a família, com o cachorro, descansar, ver e conversar com os amigos, ler um livro, fazer um piquenique, brincar e várias outras coisas.

O nome praça se refere a algo público, ou seja, pertence a todos nós. Qualquer pessoa pode entrar nela nos dias e horários que quiser, pois, é um espaço coletivo. Diferentemente de nossa casa, que é privado, ou seja, pertence àquela pessoa que pagou por ela. As pessoas só podem entrar nela se forem autorizadas por nós, pois, é um espaço reservado a poucas pessoas.

Atividades - aluna

1)      O texto acima nos recorda que a praça, além de outras coisas, é um local de brincar. Que brincadeiras você costuma fazer na praça?

_____________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________

 

2)      No espaço abaixo, desenhe você na praça, fazendo a brincadeira que você mais gosta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3)      Ao se tratar de público e privado, ligue com um traço a 1ª coluna de acordo com o seu conceito que está na 2ª coluna.

 

1ª coluna                             2ª coluna

 

(Público)                          Pertence a uma pessoa ou grupo de pessoas. É um bem individual.

 

(Privado)                          Pertence a todas as pessoas. É um bem coletivo.

 

O papel da praça pública na Grécia antiga

Professor, faça um resgate da função da praça pública em nossos tempos para em seguir, demonstrar a função da praça pública grega. Na Grécia antiga, a praça pública recebia o nome de ágora e não tinha função de proporcionar diversão e lazer para as pessoas e muito menos para as crianças. Ao contrário, era um lugar, um espaço, onde as pessoas se reuniam para tomar decisões sobre a cidade onde moravam. Era um espaço muito respeitado por todos e lá se travavam vários debates políticos, mas sempre, com muito respeito entre todos. Nesse contexto, podemos citar uma frase de um filósofo que não viveu nesta época, mas que simboliza o sentimento que os gregos tinham por esse lugar e como lá se portavam: “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”(Voltaire). [Mais informações sobre este filósofo no item Recursos Complementares]. 

Os gregos refletiam e debatiam sobre justiça, educação, obras públicas, defesa da cidade, moradia, respeito, dentre outras necessidades. Dessa forma, surge a democracia, ou seja, o governo do povo, pois, eram eles que criavam as leis que todos faziam questão de cumpri-las. Tanto é que o filósofo Sócrates – esse sim, viveu nesta época – era um grande questionador das leis, mas nunca deixou de cumpri-las.

 

Agora grega

Fonte: Blog: "Democracia histórica". Imagem disponível em: <http://democraciahistorica.blogspot.com.br/>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Atividades - aluna

1) Complete as frases abaixo:

a) Na Grécia antiga, a praça pública recebia o nome de:_____________________________________________________.

b) A democracia é o governo do: _______________________________________________________________________.

 

2) Imagine que a sua sala de aula é uma ágora, ou seja, um local público onde as pessoas falam de melhorias para as suas próprias vidas e criam leis para que essas melhorias aconteçam. Quais as melhorias que você iria propor para a sua escola?

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

3) Desenhe no espaço abaixo, a escola ideal para todas as pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Localização geográfica do Brasil e da Grécia

 

Professor, segundo os filósofos Deleuze e Guatari [mais sobre estes filósofos no item Recursos Complementares], “A Filosofia é a arte de criar e inventar conceitos”. Costuma-se falar que a Grécia é o “berço” da Filosofia pelo fato de ela ter nascido na Grécia.

Certamente a Grécia dos dias de hoje é muito diferente da época em que atuavam os grandes filósofos da antiguidade. Para diferenciar as duas “Grécias”, coloca-se a palavra Antiga para indicar a época em que a Filosofia nasceu: Grécia Antiga.

 

“Pátria amada Brasil”

Professor, antes de sabermos mais sobre a Grécia, convide seus alunos a conhecerem mais sobre o nosso país.

Este é o mapa mundi: o mapa onde estão representados todos os países do mundo. O Brasil está localizado do lado esquerdo e inferior (sul) deste mapa em um local chamado continente americano. Assim, nós os brasileiros somos chamados de sul-americanos.

Portanto, leve um mapa mundi para sala de aula, para que possam visualizar. 

 

Mapa Mundi

 

Atividades - aluna

1) Colora de verde a área correspondente ao Brasil.

Mapa Mundi para colorir

Fonte: Imagens dos mapas acima disponíveis em: <http://meucantinhodesugestes.blogspot.com.br/2012/01/conhecimentos-em-geografia-atividades.html>. Acessados em: 03 de ago. 2014.

 

O Brasil é o maior país da América do Sul e está dividido em 27 estados. A capital de nosso país é a cidade de Brasília. Vamos ver quais são esses estados no mapa abaixo.

 

Mapa com os Estados do Brasil

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.portalpower.com.br/trabalho-escola/mapa-capitais-brasil/>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Vamos agora conhecer a bandeira de nosso país. Ela é muito conhecida pelo mundo principalmente pelo bom desempenho de nossa seleção de futebol masculino.

 

Bandeira do Brasil

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.infoescola.com/brasil/bandeira-do-brasil/>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Professor, proponha as seguintes  atividades:

 

2) Colora nossa bandeira com as cores corretas: o quadrado de verde, o losango de amarelo, o círculo de azul escuro e a faixa de branco. Lembre-os do significado de cada cor da bandeira.

Bandeira do Brasil para colorir

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.portalescolar.net/2011/09/dia-da-bandeira-55-atividades-e.html>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

3) Reescreva na linha abaixo, as palavras escritas na bandeira do Brasil.

____________________________________________________________________________

 

Professor, a seguir, você encontrará atividades sobre o estado de Minas Gerais e a cidade de Uberlândia. Fique livre para adequá-las de acordo com a cidade e o estado em que fica a sua escola.

 

“Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais”

Dos 27 estados brasileiros, o nosso é chamado Minas Gerais. Ele recebeu esse nome porque há muitos anos atrás existiam muitas minas de ouro nessa região.

 

Minas de ouro

Fonte: Blog: "Abeu Sustentável". Imagem disponível em: <http://abeusustentavel.blogspot.com.br/2011/10/geografia-informacoes-geograficas-de.html>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

Veja onde está localizado nosso estado no mapa do Brasil. Localiza-se do lado direito do mapa, em uma região chamada de Sudeste.

 

Minas Gerais no mapa

Fonte: Imagem disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Minas_Gerais>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

Essa é a bandeira do estado de Minas Gerais. Veja como é fácil desenhá-la, basta fazermos um triângulo na cor vermelha. 

Bandeira de Minas Gerais

Fonte: Imagem disponível em: <http://aimore.org/brasil/Minas_Gerais.html>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

As palavras "Libertas Quae Sera Tamen" estão escritas em latim e significam: “Liberdade, ainda que tardia”.

 

Atividade:

4) Desenhe no espaço a seguir a bandeira do estado de Minas Gerais e escreva as palavras em Língua Portuguesa. Você precisará de uma régua e de um lápis de cor vermelha. Bom trabalho!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assinatura do autor da obra de arte:_________________________________________

 

 “Uberlândia, terra gentil que seduz”

O título acima foi extraído do hino da cidade. Entre as muitas cidades de Minas Gerais, está Uberlândia. Vamos conhecê-la.

Vamos agora conhecer a sua bandeira.

 

Bandeira de Uberlandia

A parte superior da bandeira em cor azul representando o céu, a parte inferior em verde representa os campos. A cor branca representa a paz, a tranquilidade e a ordem.

O triângulo é por que a cidade de Uberlândia fica localizada no Triângulo Mineiro.

As cores da bandeira, exceto a margem vermelha do triângulo, são as mesmas da bandeira nacional.

 

Atividades - aluna

5) Você nasceu em qual país? _________________________________________.

6) Você nasceu em qual estado? _______________________________________.

7) Você nasceu em qual cidade? _______________________________________.

8) Se você nasceu no Brasil, você é _________________. Se você nasceu em Minas Gerais, você é _____________________. Se você nasceu em Uberlândia, você é ____________________________.

 

Grécia, “berço” da Filosofia

Professor, após falar de "nossas terras", volte a falar da Grécia. Diferentemente do Brasil, ela está localizada no Continente Europeu (Europa) e possui como língua oficial o grego. A maior parte dos habitantes é cristã (acreditam em Jesus Cristo) e a capital é a cidade de Atenas. 

Na Grécia nasceu a Filosofia, a democracia (o governo nas mãos do povo), os jogos olímpicos, a mitologia grega (histórias onde os personagens principais são deuses).

A Grécia possui mais monumentos da Antiguidade que qualquer outra nação européia. Dentre eles, vários são patrimônios da humanidade, como o Sítio Arqueológico de Olímpia (local onde nasceram os Jogos Olímpicos) e a Acrópole (a parte da cidade construída nas partes mais altas do relevo da região), assentada no coração da capital, Atenas. Na Acrópole de Atenas, está construído o Pathernon (um luxuoso templo da deusa Atena – personagem da mitologia grega.).

A Grécia é rica em histórias e em belezas naturais como as praias de águas claras que atraem milhões de visitantes por ano, o que faz do turismo uma das principais atividades econômicas do país.

Atividade:

9) Desenhe uma bonita praia de águas claras. Desenhe você nesta praia brincando com alguns colegas da sua turma.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grecia

Fonte: Imagem disponível em: <http://geo-grecia.blogspot.com.br/2012/04/alguns-mapas-mostrando-grecia.html>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

Essa é a bandeira da Grécia. Ela possui apenas 2 cores: azul e branco.

Bandeira da Grecia

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.meg.org.br/meg_pais_result.php?pageNum_megPais=72>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

O Brasil deve ser amigo da Grécia e de todos os outros países e respeitá-los independente de qualquer coisa.

 

Bandeira da Grecia e Brasil

Fonte: Imagem disponível em: <http://braz-enu.blogspot.com.br/2011/04/official-brazil-greece-discuss-economy.html>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Atividade:

10) Faça um desenho que simbolize a amizade entre brasileiros e gregos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares

  • Sobre o termo Cultura. Sítio: "Wikipédia, a enciclopédia livre". Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura>. Acesso em; 03 de ago. 2014.
  • Vida e obra do filósofo Voltaire. Sítio: "Wikipédia, a enciclopédia livre". Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Voltaire>. Acesso em; 03 de ago. 2014.
  • Vida e obra dos filósofos Deleuze e Guatari. Sítio: "Wikipédia, a enciclopédia livre". Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Gilles_Deleuze>. Acesso em; 03 de ago. 2014.
  • Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: Diferentes percursos, direitos iguais – Ano 1 – Unidade 7, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; desenvolveram a linguagem oral; ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; desenvolveram habilidades relativas a interpretação de imagens; conheceram alguns elementos da cultura grega; aprenderam como deve ser uma alimentação saudável; compreenderam os riscos e prejuízos de não se ter uma alimentação balanceada; aprenderam a diferenciar a razão de desejos e os conceitos de público de privado; conheceram as bandeiras de Uberlândia, de Minas Gerais, do Brasil e da Grécia e por fim; respeitaram os diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto e desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.