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Ortografia: encontros consonantais

Autor e Co-autor(es)

ELIANA APARECIDA CARLETO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Ampliar vocabulário;
  • Identificar palavras com encontros consonantais;
  • Identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem encontros consonantais;
  • Interagir com os pares;
  • Participar de brincadeira seguindo regras;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Sistematizar o uso de palavras com encontros consonantais a partir das letras r e l;
  • Sistematizar conteúdos já trabalhados;
  • Interagir com os pares por meio de atividades lúdicas;
  • Ampliar conhecimentos ortográficos;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta atividade é importante que os alunos conheçam o alfabeto português e saibam o que são vogais e consoantes, dominem a leitura e a escrita de palavras com sílabas simples, porém professor, se em sua sala de aula tiver alunos não alfabéticos, desafie-os a ler e escrever de forma autônoma. Acompanhe de perto as atividades de leitura e de escrita, desafiando-os e utilizando estas atividades para que eles possam avançar em suas hipóteses. 

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, “o brincar com a língua está presente na nossa memória há muito tempo. Muitas pessoas já se envolveram em brincadeiras de tentar pronunciar de forma bem rápida trava-línguas. Os trava-línguas possuem esta denominação devido à dificuldade que as pessoas enfrentam ao tentar pronunciá-los sem tropeços, ou, como o próprio nome diz, sem “travar a língua”. [...] é uma espécie de jogo da tradição oral que faz parte da nossa história, que tem como objetivo falar com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente. Eles sugiram na cultura popular e podem se apresentar de diferentes formas. Na escola, esses jogos podem auxiliar muito o aprendizado da língua materna”. (FERREIRA, Andrea Tereza Brito; ROSA, Ester Calland de Sousa;  CAVALCANTE, Tícia Cassiany. O brincar e o jogar no ensino relativo ao componente curricular Língua Portuguesa e os recursos disponíveis para um trabalho lúdico na sala de aula . In: Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias.  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.  Brasília: MEC, SEB, ano 4, unidade 2, p. 9-18). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 24 de jul. 2014.

 

Nessa perspectiva, esta aula irá utilizar o trava-língua: “Três tigres”. Se você não trabalhou está temática com seus alunos, poderá ter acesso à coleção de aulas: “Quais as contribuições que as parlendas, adivinhas e trava-línguas oferecem à linguagem oral?” por meio do Sítio: “Portal do Professor”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=418>. Acesso em: 24 de jul. 2014.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, inicie a atividade pedindo que os alunos leiam o trava-língua a seguir. Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que leiam o texto, a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Se preferir faça cartazes ou providencie uma cópia para cada aluno. Você também poderá optar por registrar o texto na lousa e pedir que os alunos copiem no caderno de Língua Portuguesa.

 

Encontros consonantais   

Fonte: Sítio: “CEAD”. Disponível em: <http://www.cead.ufop.br/site_antigo/images/CONSCINCIA_FONOLGICA_REVISTO_ABRIL_2013.pdf>. Acesso em: 24 de jul. 2014.

 

Solicite que os alunos façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação do aluno às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida faça uma leitura em voz alta, oriente os alunos de modo que leiam o trava-língua da seguinte forma: formar  na sala de aula dois grupos, cada um deles lê  duas estrofes. Agora, na terceira leitura, peça que os alunos acelerem o ritmo, brincando com o trava-língua.

Interprete oralmente, com os alunos, o texto. Explore o significado de algumas palavras pelo contexto. Por exemplo: três tigres trigêmeos; tragando um pobre galeto...

Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

O solo e a suade do ser humano  Trabalhando com o trava-língua “Três tigres”.

Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel” Disponível em:<http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html >. Acesso em: 24 de jul. 2014.

 

Depois de realizadas as leituras, registre na lousa a atividade a seguir. Peça que os alunos as copiem no caderno de Língua Portuguesa.

Copie do trava língua “Três tigres” as palavras que tenham:

 

   TR    GR    PR    BR    CR
         
         
         
         

Agora, pergunte:

O que vocês observaram no quadro que foi preenchido?

  • Quais são as consoantes da palavra tigre? E da palavra pratinhos, quais são as consoantes? (Professor, exemplifique de acordo com sua turma, se necessário, use todas as palavras descritas no quadro anterior.).
  • Observe a palavra: tigre (Professor, escreva a palavra na lousa). Têm consoantes que foram escritas uma seguida da outra? Quais são elas? Isto, o encontro destas duas consoantes é chamado encontro consonantal. Ou seja, O encontro consonantal ocorre quando duas ou mais consoantes se encontram em uma palavra. É quando duas ou mais consoantes estão em sequência, sem uma vogal entre elas.
  • Vocês conhecem alguma palavra que possui duas ou mais consoantes que estão em sequência, sem uma vogal entre elas? Então me diga, vou escrevê-las na lousa. (Professor, registre na lousa as palavras que seus alunos disserem. Se preferir, faça um cartaz com estas palavras, não se esqueça de colocar um título, por exemplo: “Palavras com encontros consonantais”.).

Escreva, na lousa e peça que copiem: 

O solo e a suade do ser humano  Encontro consonantal

Na aula de hoje, descobrimos que encontro consonantal é --------------------. (Professor, incentive os alunos a escreverem o que descobriram. Dê um tempo para realizarem a atividade, depois, faça a correção. Lembre-se: o importante é que reflitam sobre o diálogo estabelecido anteriormente. Verifique se eles compreenderam o que é encontro consonantal. Importa neste momento que escrevam suas descobertas e não que todos registrem de uma única maneira, ou seja, com as mesmas palavras.).

Veja algumas palavras com encontro consonantal:

_____________________________________________________________________.  (Para responder, os alunos poderão copiar palavras que foram registradas, durante o diálogo sugerido anteriormente. Também consultar o dicionário.).

 

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Marchinhascarnaval6  Ampliando conhecimentos sobre encontros consonantais

1- Acrescente a letra r ou l para formar novas palavras:

caro: ___________ (claro)              pego: ___________ (prego)

receio: _________   (recreio)          fecha: _____________(flecha)

for: ___________  (flor)                    mago: _____________ (magro)

cima: __________ (clima)               pode: ____________ (podre)

gato: ___________ (grato)              paca: ___________ (placa)

 

2- Circule os encontros consonantais das palavras e separes as sílabas de cada uma delas:

problema: ______________

palavra: ________________

planeta: ________________

cobrador: _______________

plantonista: _____________

engraxate: ______________

atleta: __________________

livreiro: _________________

 

3- Escolha três palavras do exercício anterior e elabore uma frase interrogativa para cada uma delas.

______________________________________________________________________

 

COMUNICACAO       

Recorte de jornais, revistas ou panfletos de propagandas, palavras que tenham encontros consonantais. Encontre dez palavras, recorte e guarde-as em um saquinho plástico ou em um envelope. Você mesmo pode fazer o envelope com uma folha de papel, basta dobrá-la ao meio e colar as laterais. (Professor, se você preferir poderá fazer essa atividade na sala de aula. Para isso, deverá providenciar o material descrito anteriormente.).

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

 

Professor, retome a “Atividade de casa” da aula anterior.

Reúna os alunos em duplas em seguida proponha:

  • Juntem todas as palavras que vocês recortaram.
  • Leiam as palavras.
  • Separem-nas em grupos: palavras que tenham a letra dr, palavras com a letra tl.
  • Agora, peguem o caderno de Língua Portuguesa, copiem e resolvam as atividades que irei registrar na lousa. 

 

O solo e a suade do ser humanoEstudando palavras com encontros consonantais

 

1- Copie as palavras com os encontros consonantais que você e seu colega trouxeram de casa. Observe o local adequado para escrevê-las. (Instrua a turma a organizar o quadro de acordo com as palavras que a dupla possuir.).

  Palavras com  tr   Palavras com dr   Palavras com gr   Palavras com fl   Palavras com tl   Palavras com cl
           
           
           

 

2- Observando a atividade anterior, responda:

a- Quantas palavras têm em sua dupla? ________.

b- Tem alguma palavra escrita no plural? Em caso afirmativo, escreva-a ____________.

c- Há palavras que estão no singular e que podem ir para o plural? Escreva-as abaixo.

______________________________________________________________________.

d-  Agora, copie as palavras polissílabas.

______________________________________________________________________.

e- Escolha duas palavras da atividade anterior e elabore uma frase exclamativa para cada uma delas.

 

Observação: Concluída a atividade, corrija-a com o auxílio dos alunos, se julgar necessário, proponha outras atividades para reverem e ou fixarem aprendizagens. Lembre-se: Planeje as atividades de acordo com o nível de seus alunos, bem como, de acordo com os conteúdos já trabalhados.

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

O solo e a suade do ser humano  Atividades lúdicas

Professor, organize a turma para realizar alguns jogos que possam favorecer a reflexão sobre encontros consonantais. Lembre-se: ao realizar qualquer atividade é importante que exista diálogo e/ou registro. Durante a execução faça interferência, a fim de sanar alguma dúvida e/ou ampliar as informações vivenciadas nos diferentes momentos. Ao final pergunte: o que acharam e o que foi possível aprender. Se os alunos tiverem alguma dúvida procure ajudá-los a esclarecerem as mesmas.

 

Sugestões:

1a Ditado com dados

Material: Dois dados, uma folha de papel para cada aluno, lápis e borracha.

Preparação: Alunos assentados em duplas.

Como se joga: Explique para turma que você irá jogar um ou dois dados em sua mesa ou no chão. Quando o/s dado/s cair/em, os alunos indicarão o número que será utilizado para a escrita de palavras com encontros consonantais. As instruções serão:

  • Escrever palavras com o número de letras sorteadas;

Ou

  • Escrever palavras com o número de sílabas sorteadas.
  • Após os alunos escreverem a palavra, deverão consultar o dicionário para descobrirem se escreveram corretamente e qual/is seu/s significado/s.
  • A dupla que terminar primeiro deverá ler para os demais colegas, a palavra que escreveu e seu significado. Estando correta marcará um ponto. A dupla que fizer mais pontos será considerada vencedora.

 

Sugestão para registro do Ditado com dados

LetrasMn

Fonte: Sítio: “Imagens da hora”. Disponível em: <http://www.imagensdahora.com.br/clipart/cliparts_path/3462/aluno_estudando_03/>. Acesso em: 24 de jul. 2014. Adaptada pela própria autora.

 

Na aula do dia ...... realizamos um ditado com dados.

Eu e  ..... formamos uma dupla.

A professora lançou o/s dado/s e quando estes caíram contamos e escrevemos, em uma ficha, palavras com o número de letras ou sílabas que foram sorteadas. Todas as palavras deveriam ter encontros consonantais.

Em seguida, consultamos o dicionário para descobrirmos se a palavra estava escrita corretamente e qual era o/s seu/s significado/s.

Veja a/s palavra/s que conseguimos escrever. (Cada aluno escreve a/s palavra/s que conseguiu escrever.).

Conseguimos escrever todas as palavras corretamente. (Cada aluno deverá escrever de acordo com o que a dupla conseguiu produzir. Caso tenha escrito palavras “erradas”, poderão registrar, por exemplo: Não conseguimos escrever todas as palavras corretamente. Escrevemos a palavra.... com a letra j e era a letra g.).

A dupla vencedora foi a dos meus colegas............e........... Eles escreveram ....... palavras.  

Minha opinião sobre esta atividade é.............. por que................ (Resposta pessoal.).

 

2a Ditado online

Professor, convide a turma para realizar um ditado de palavras. Geralmente este tipo de atividade serve para checar o vocabulário dos alunos e, claro, a ortografia. Ao utilizar o ditado é importante que a turma saiba qual está sendo a sua finalidade. Assim, diga que, neste momento, você o utilizará para aprimorar a consulta de palavras no dicionário. Você poderá levar os alunos até o Laboratório de Informática, ou se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo. Juntamente com os alunos acesse o sítio “Dicionário online de Português”. Disponível em: <http://www.dicio.com.br/aula/>. Acesso em: 24 de jul. 2014.

Você dita a palavra, que tenha encontro consonantal, os alunos registram no espaço destinado à busca e em seguida clica em buscar e terá acesso à palavra e seu significado.

Outra maneira é fazer um ditado em que os alunos ditam palavras entre si, tudo fica mais interativo se a turma for separada em equipes e cada equipe dita palavras para a outra, que deverá discutir sobre a forma correta de escrever antes de digitá-la. (Neste caso, você poderá indicar a equipe vencedora, ou seja, aquela que ao final tiver menos erros.).

Observação: Ao realizar um ditado, a correção é necessária, porém apenas solicitar que o aluno delete e reescreva a palavra não possibilitará uma reflexão sobre o erro. Assim, faça questionamentos, peça que releia o que escreveu, leve-o a observar o que foi escrito, possibilite um momento para que a turma possa aprender a refletir sobre suas produções.

Para realizar o registro, você poderá basear-se no registrado anteriormente.

Recursos Complementares

Sugestão de link para o aluno:

Sítio: “Escola Kids - Encontros consonantais”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/encontros-consonantais.htm >. Acesso em: 24 de jul. 2014.

 

Sugestões de link  para  o professor:

 Sítio: “A hora de ensinar ortografia”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/hora-escrever-certo-423515.shtml>. Acesso em: 24 de jul. 2014.

 

Sugestão de bibliografia para o aluno e o professor:

JOSÉ, Elias. Quem lê com pressa tropeça. Belo Horizonte: Lê, 2012.

Avaliação

Professor, no decorrer das atividades propostas observe os avanços e as necessidades de cada aluno. Faça intervenções e quando necessário questione o aluno para que ele  possa chegar às respostas adequadas. Verifique se os alunos foram capazes de: descobrir critérios de decisão ortográfica para a escrita de palavras com encontros consonantais;  identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem encontros consonantais; demonstrar facilidades ao resolver as atividades que utilizaram encontros consonantais; participar de brincadeira seguindo regras; ampliar seus conhecimentos ortográficos interagir com os pares por meio de atividades lúdicas. Observe ainda, se durante os desafios a turma conseguiu ler com autonomia e soube utilizar o dicionário para descobrir o significado de palavras empregadas nos textos.