Portal do Professor

Início do Conteúdo

Subst?ncias polares e apolares

Autor e Co-autor(es)

Marco Antonio Amaral imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Ezequiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Qu?mica Modelos de constitui??o: subst?ncias, transforma??es qu?micas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Diferenciar uma subst?ncia polar de outra apolar.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos espec?ficos.

Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/573/imagens/problematizacao.gif

-  A água se mistura com a gasolina e com o óleo?
-  O que são substâncias polares e apolares?
-  Qual a diferença de substância polar e apolar?
-  O que ocorre quando se mistura substância polares com apolares?

O que diferencia as substâncias polares das apolares é a força intermolecular que atua nelas.

Nas substâncias apolares a atração entre as moléculas é mais fraca, o que facilita o seu movimento. Normalmente apresentam pontos de fusão e de ebulição extremamente baixos.

No caso das substâncias polares, devido à existência de regiões com diferentes densidades eletrônicas, age sobre as moléculas uma força de atração mais intensa, isto dificulta o movimento dessas e impede-as de atingir o estado gasoso com maior facilidade.

Os estudantes, deverão acessar o  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/573/imagens/videos.gif  " Ligações intermoleculares" no sítio: <www.molecularium.net/pt/ligintermol/> para que verifiquem a polaridade da água.

data/img-3

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/573/imagens/atividade.gif

 

Segunda aula

O professor orientará os estudantes para que acessem o sitio: <recursos/11893/DescobrindoPolaridade/descobrindo-polaridade-das-substncias.html> e identifiquem as substâncias polares e apolares. Desta forma terão a oportunidade de exercitar e compreender o que ocorre com a mistura de ambas.

 data/img-5

  

Avaliação por R ubrica

data/img-6

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Descobrindo a polaridade das subst?ncias Experimento pr?tico

Recursos Complementares

http://www.seara.ufc.br/sugestoes/quimica/quimica017.htm; http://www.ucs.br/ccet/defq/naeq/material_didatico/textos_interativos_33.htm; http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/ult2767u19.jhtm

Avaliação

A avalia??o dever? ocorrer durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Sugerimos que o professor utilize a rubrica para verificar a aprendizagem dos estudantes.