Portal do Professor

Início do Conteúdo

Grafite ? arte?

Autor e Co-autor(es)

Juliana Gomes de Souza Dias imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Canal

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- A arte como forma de comunica??o e express?o - Como o homem altera e registra suas passagens pelo mundo - A arte do grafite ao longo da Hist?ria da Arte. - Quem s?o os artistas, porque fazem e onde fazem. - Intera??o entre escola e comunidade escolar na discuss?o de problemas atuais. - Pesquisa (elementos, estrutura??o de uma pesquisa) e a compila??o e interpreta??o desses dados.

Duração das atividades

2 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

n?o ? necess?rio conhecimento pr?vio

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:
Para iniciar a discussão o professor apresenta à turma os seguintes vídeos: o documentário sobre Graffiti Pichação Brasil (disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=gmeUDjDWANA&feature=related)

E algumas imagens sobre pintura rupestre.

data/img-1

Há também os produtos da linha Carpe Diem do Boticário, que utilizam referências do Grafite.

data/img-2

O trabalho dos Gêmeos de São Paulo, Otávio e Gustavo Pandolfo:

data/img-3

Outra opção é fotografar uma pixação na escola ou no contexto próximo da escola e confrontar com a imagem de uma pintura rupestre. A partir desse momento inicia a discussão:

  • grafite é arte?
  • Pixação é grafite ou é arte?
  • Quem pixa muros e outros espaços da sociedade é artista ou pixador?
  • O homem da caverna era artista ou pixador?

Após uma breve discussão com a turma, o professor apresenta o vídeo sobre a linha do tempo.

http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/linha_do_tempo.avi

Aula 2:


O professor propõe aos alunos uma pesquisa e registro sobre os “artista de rua” da comunidade local. Isto é, os alunos deverão registrar através de fotos ou vídeos espaços grafitados e se possível entrevistar os artistas: quem são? Porque fazem? Onde fazem? Permissões: existem, é respeitado? Conversar com a comunidade escolar sobre a opinião de todos em relação a grafitar o m uro da escola com trabalho dos alunos.
 

Para instig ar a turma o professor pode utiliza o áudio: "Do vandalismo à arte”. Programa Escola Brasil apresenta um projeto de como transformar pichadores e artistas. (disponível em: recursos/mec_895/Do%20vandalismo%20a%20arte.mp3)

 

 

Como registro dessa atividade os alunos podem utilizar fotos e vídeos. Para edição do material, no caso das fotos podem utilizar o software: Gimp que é um software livre, disponível para as plataformas windows e linux e o editor de vídeo on-line Jumpcut.

Para publicar o resultado da pesquisa os alunos podem criar um blog, segue a sugestão do SpaceBlog que possibilita a inserção de textos, imagens, áudios e vídeos. Caso os alunos tenham dificuldade para utilizar a ferramenta, consultar o “Blog da Bia” (disponível em http://bia.blogorama.com.br/91669/Criando-um-Blog-Parte-1/)


Ao término da atividade o professor deve reunir a turma e retomar a discussão sobre o fato do grafite ser o não arte? Qual a conclusão que os alunos chegaram ao término da pesquisa sobre a diferença entre: grafite e pixação?
 

Sugestão de Atividades:

 

Critérios Ótimo Bom Médio Refazer
Participação Contribuiu com idéias úteis, participou da discussão e contribuiu consideravelmente para o grupo. Um líder e esforçado Geralmente participa das atividades práticas, não participa das discussões, contribui de forma moderada com o grupo Algumas vezes participa das discussões, mas não propõe nada e sente dificuldades para trabalhar em grupo Não participa das discussões, não contribui para o grupo, muito disperso
Qualidade no trabalho apresentado Trabalho bem acabado e criativo Trabalho bem acabado Precisa melhorar o acabamento do trabalho O trabalho mal acabado, não conseguiu atingir o objetivo da proposta
Articulação dos dados pesquisados Excelente articulação das idéias, criatividade na linguagem. Ótima articulação das idéias, porém criatividade mediana Articulação das idéias razoável Não soube articular as idéias

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Do vandalismo ? arte ?udio

Recursos Complementares

?udio: ?Do vandalismo ? arte?. Programa Escola Brasil apresenta um projeto de como transformar pichadores e artistas. (dispon?vel em: recursos/mec_895/Do%20vandalismo%20a%20arte.mp3) O Gimp: editor de imagens: (dispon?vel em http://www.ogimp.com.br/) Jumpcut: editor de v?deos on-line (dispon?vel em http://www.jumpcut.com/) Blog: EspaceBlog (dispon?vel em www.spaceblog.com.br/) Os g?meos de S?o Paulo, Ot?vio e Gustavo Pandolfo: (dispon?vel em: http://www.dudutomaselli.com/os-gemeos-mostram-a-cara-do-grafite-brasileiro/) V?deo sobre o trabalho dos g?meos no Youtube: http://br.youtube.com/watch?v=nbw2a4yOC80&eurl=http://www.dudutomaselli.com/os-gemeos-mostram-a-cara-do-grafite-brasileiro/

Avaliação

A avalia??o deve ser pensada em conjunto: professor e alunos. Para essa atividade sugerismos tr?s crit?rios para an?lise do processo de ensino aprendizagem. ? importante que os alunos conhe?am os crit?rios de an?lise do professor antes do inicio das atividades, pois assim ficaram cientes sobre como ser? interpretado suas postura durante a realiza??o das atividades. Verifique na Estrat?gia e Recurso da da Aula a sugest?o para avalia??o.