Eziquiel Menta
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Canal |
Aula 1:
Para iniciar a discussão o professor apresenta à turma os seguintes vídeos: o documentário sobre Graffiti Pichação Brasil (disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=gmeUDjDWANA&feature=related)
E algumas imagens sobre pintura rupestre.

Há também os produtos da linha Carpe Diem do Boticário, que utilizam referências do Grafite.

O trabalho dos Gêmeos de São Paulo, Otávio e Gustavo Pandolfo:

Outra opção é fotografar uma pixação na escola ou no contexto próximo da escola e confrontar com a imagem de uma pintura rupestre. A partir desse momento inicia a discussão:
Após uma breve discussão com a turma, o professor apresenta o vídeo sobre a linha do tempo.
http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/linha_do_tempo.avi
Aula 2:
O professor propõe aos alunos uma pesquisa e registro sobre os “artista de rua” da comunidade local. Isto é, os alunos deverão registrar através de fotos ou vídeos espaços grafitados e se possível entrevistar os artistas: quem são? Porque fazem? Onde fazem? Permissões: existem, é respeitado? Conversar com a comunidade escolar sobre a opinião de todos em relação a grafitar o m uro da escola com trabalho dos alunos.
Para instig ar a turma o professor pode utiliza o áudio: "Do vandalismo à arte”. Programa Escola Brasil apresenta um projeto de como transformar pichadores e artistas. (disponível em: recursos/mec_895/Do%20vandalismo%20a%20arte.mp3)
Como registro dessa atividade os alunos podem utilizar fotos e vídeos. Para edição do material, no caso das fotos podem utilizar o software: Gimp que é um software livre, disponível para as plataformas windows e linux e o editor de vídeo on-line Jumpcut.
Para publicar o resultado da pesquisa os alunos podem criar um blog, segue a sugestão do SpaceBlog que possibilita a inserção de textos, imagens, áudios e vídeos. Caso os alunos tenham dificuldade para utilizar a ferramenta, consultar o “Blog da Bia” (disponível em http://bia.blogorama.com.br/91669/Criando-um-Blog-Parte-1/)
Ao término da atividade o professor deve reunir a turma e retomar a discussão sobre o fato do grafite ser o não arte? Qual a conclusão que os alunos chegaram ao término da pesquisa sobre a diferença entre: grafite e pixação?
Sugestão de Atividades:
| Critérios | Ótimo | Bom | Médio | Refazer |
| Participação | Contribuiu com idéias úteis, participou da discussão e contribuiu consideravelmente para o grupo. Um líder e esforçado | Geralmente participa das atividades práticas, não participa das discussões, contribui de forma moderada com o grupo | Algumas vezes participa das discussões, mas não propõe nada e sente dificuldades para trabalhar em grupo | Não participa das discussões, não contribui para o grupo, muito disperso |
| Qualidade no trabalho apresentado | Trabalho bem acabado e criativo | Trabalho bem acabado | Precisa melhorar o acabamento do trabalho | O trabalho mal acabado, não conseguiu atingir o objetivo da proposta |
| Articulação dos dados pesquisados | Excelente articulação das idéias, criatividade na linguagem. | Ótima articulação das idéias, porém criatividade mediana | Articulação das idéias razoável | Não soube articular as idéias |
| Nome | Tipo |
|---|---|
| Do vandalismo ? arte | ?udio |