Portal do Professor

Início do Conteúdo

A importância do trabalho em equipe

Autor e Co-autor(es)

WALLESKA BERNARDINO SILVA imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer a necessidade do trabalho em equipe.

Duração das atividades

2 aulas de 100 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de nenhum conhecimento específico previamente.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • dinâmicas coletivas;
  • trabalho em equipe;
  • guloseimas;
  • barbante;
  • objeto pesado;
  • quebra-cabeça;
  • computador e projeto;
  • mural.

 

Professor, o objetivo de cada atividade está estritamente relacionado ao reconhecimento da necessidade do trabalho em equipe.

 

Módulo 1

Atividade 1

 

Para a primeira atividade, o professor deverá organizar os alunos em círculo e solicitar que cada um coloque as mãos atrás do corpo. 

Professor, caso ache pertinente, amarre as mãos dos alunos com barbantes para que não se soltem. Caso não queira amarrar, peça aos alunos para cruzarem-nas atrás do corpo, como mostra a imagem abaixo:

1

https://reabilitandocomto.files.wordpress.com/2013/08/12.jpg?w=535&h=345 Acesso em 19 set. 2014.

 

Uma vez os alunos com as mãos cruzadas e ou amarradas atrás do corpo e, em círculo, o professor colocará uma guloseima (uma jujuba ou uma bala) nas mãos de cada estudante.

Professor, para que não tenha qualquer tipo de intercorrência, solicite aos alunos lavarem as mãos antes da atividade.

Depois, comentará sobre as regras:

  • nenhum aluno poderá comer a própria guloseima.
  • nenhum aluno poderá colocar a guloseima sobre um objeto.

Aclaradas as regras, o professor questionará:

  • como vocês comerão/chuparão a guloseima?

 

Professor, a ideia é que os alunos respondam que um terá que dar ao outro. Ou seja, é importante que os alunos cheguem à conclusão de que para conseguirem atingir o objetivo da atividade, eles precisam trabalhar em equipe.

 

Atividade 2

 

Os alunos sentados em círculo serão provocados pelo professor para cumprirem individualmente uma tarefa: deslocar o objeto do centro do círculo em que estão para fora dele.

Professor, para a atividade cumprir seu objetivo é importante escolher um objeto bastante pesado que não possa ser carregado por um único aluno. Exemplo:

http://4.bp.blogspot.com/-pbAU-gAZhQ0/UfaYIAd9suI/AAAAAAABTyM/--8xfju_nVc/s1600/cofre.jpg Acesso em 19 set. 2014.

http://3.bp.blogspot.com/_mxl4ClyNjDI/TDoKJ1qjvqI/AAAAAAAAABc/mAStMt1iAcQ/s1600/BAU+ENVELHECIDO-BRONZE.JPG Acesso em 19 set. 2014. 

 

http://fernandojaeger.com.br/fj/wp-content/uploads/2012/01/Sahy-Banco.jpg Acesso em 19 set. 2014. 

 

Cada aluno deverá tentar levar sozinho o objeto para fora do círculo. Quando todos tentarem, o professor questionará:

  • O que fazer então para conseguirmos tirar esse objeto de dentro do círculo?

A resposta esperada é que os alunos unam-se em parceria para conseguirem deslocar o objeto.

 

Atividade 3

 

O professor mostrará aos alunos a seguinte imagem:

http://sindmof.com/imagens/boletins/trabalho_em_equipe2.jpg Acesso em 19 set. 2014. 

 

Depois, distribuirá aleatoriamente a mesma imagem cortada em peças que formam um quebra-cabeça. 

Professor, para que a atividade funcione, os alunos deverão primeiro receber as peças já picotadas aleatoriamente e depois deverão ser divididos em grupos. A ideia é que os alunos de cada grupo reúnam suas peças e percebam que deverão trocar as peças com outros grupos para conseguirem êxito na conclusão da atividade. Ou seja, novamente o que se tem é a necessidade do trabalho em equipe.

Exemplo das possibilidades para o recorte da imagem, formando um quebra-cabeça:

2

 

 

Atividade 4

 

Os alunos assistirão à projeção das seguintes propagandas que foram condensadas no vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=twg9SCt76UE Acesso em 19 set. 2014. 

3

 

Depois, o professor deverá iniciar uma discussão oral quanto ao que os alunos assistiram:

  • Como os pinguins conseguiram ser salvos do tubarão?
  • E as formigas, como foram salvas do tamanduá?
  • Por fim, como os caranguejos se defenderam?
  • Se todos esses animais estivessem sós, conseguiriam escapar? Por quê?
  • Como foram possíveis as imagens feitas pelos seres humanos, na última propaganda?

 

Depois, o professor deverá projetar o último vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=TK6ZJUGdm5g Acesso em 19 set. 2014. 

4

 

A discussão desse vídeo deve girar em torno das consequências do individualismo... da não cooperação.

 

Atividade 5

 

Os alunos deverão formar um mural ou painel sobre o reconhecimento da importância do trabalho em equipe. Para tanto, poderão colar imagens que remetam ao assunto ou ainda poderão sugerir filmes, livros ou afins que tratem dessa abordagem.

Uma sugestão: professor, ensine os alunos a recortarem bonecos unidos, como mostra a figura abaixo, para compor o mural:

https://www.lds.org/bc/content/shared/content/images/gospel-library/manual/34484_all_005_01-paperdoll.gif Acesso em 19 set. 2014. 

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

http://www.scielo.br/pdf/soc/n6/a11n6.pdf Acesso em 18 set. 2014.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1561-8.pdf Acesso em 18 set. 2014.

http://educacaoecooperacao.blogspot.com.br/ Acesso em 18 set. 2014.

Avaliação

  • Nessa proposta, os alunos devem reconhecer a importância do trabalho em equipe. Por isso, cada atividade da sequência primam pela cooperação, visando a ênfase na parceria para a consecução de objetivos.