Portal do Professor

Início do Conteúdo

Razões trigonométricas: ÂNGULOS COMPLEMENTARES E SEUS PADRÕES NA TRIGONOMETRIA

Autor e Co-autor(es)

Thais de Oliveira imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Pedro Luiz Aparecido Malagutti

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Médio Matemática Tecnologia para a matemática
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A observação de padrões em ângulos complementares quando analisamos as razões trigonométricas no triângulo

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Triângulos retângulos;

Ângulos;

Ângulos Complementares;

Razões trigonométricas;

Estratégias e recursos da aula

      

Importância

Levar o aluno a observação de padrões na Geometria que garantem bons resultados na Trigonometria.

Conteúdo no dia a dia

O conceito desta aula não é de fácil visualização no dia a dia, porém, o seu conhecimento, principalmente com o enfoque desta aula, promove o desenvolvimento de algumas habilidades que serão úteis a nossos alunos no processo de capacitação até mesmo profissional:
• O aluno irá notar a existência de situações que ao variar um dos parâmetros o resultado final permanece constante.
• O conhecimento do software GeoGebra estimula a critatividade do aluno para construir seus próprios objetos necessários, e para isso, irá utilizar muita Matemática;
• O contato com a tecnologia.

Introdução do Conteúdo e Motivação

Professor, fizemos um aplicativo usando o Geogebra, muito interessante para que as regularidades sejam observadas. Inicialmente, antes de apresentá-lo, discuta com os alunos, ao analisarem um triângulo retângulo qualquer, se eles podem relacionar o seno e o cosseno.

Logo em seguida, observe a proposta de aula no link:

http://200.204.54.204/thais/trigonometria/ANgulos_complementares/

 

Observe que no aplicativo, temos uma apresentação em PowerPoint à esquerda explorando as teorias necessárias e o dinâmismo para o aluno e/ou professor manipularem o GeoGebra que é o arquivo que abre com o Java à direita. Sugerimos que o professor explore o objeto com apenas um projetor em sala de aula, ou, caso seja complicado essa alternativa, leve os alunos para sala de informática para que eles acessem o aplicativo e explorem cada um a seu tempo.

Professor, esse software, o GeoGebra, pode ser baixado gratuitamente tanto no site www.geogebra.com quanto no próprio Banco Internacional do MEC, no endereço: o Sugestão: o Applet, que pode ser encontrado no site do MEC:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3538
Depois da teoria dada, por que não deixarem os alunos construirem o próprio objeto???
Leve os alunos para a sala de informática da escola e estimule a manipulação tanto do GeoGebra, quanto do aplicativo já ponto. Com certeza os alunos se sentirão motivados a explorar os software e aprimorarão, além dos conhecimentos matemáticos, suas habilidades com a tecnologia.

Avaliação

Professor, para avaliar seu aluno use a própria atividade desenvolvida