Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Estratégias e recursos:
O objetivo é sensibilizar os alunos para a temática medo do ridículo.
O professor iniciará a aula apresentando-se aos alunos com uma roupa um tanto esdrúxula para perceber as reações deles. Depois de apresentar-se à sala, o professor começará a cantar para os alunos e desafinará propositalmente para verificar as reações. Ao fim da cantoria, o professor fará com os alunos uma rodinha para discutir as percepções e reações deles diante da roupa esdrúxula e da cantoria desafinada.
Professor, a ideia é deixar os alunos à vontade para comentarem sobre suas impressões. Muito provavelmente, os alunos criticarão tanto a roupa quanto a cantoria. Se isso ocorrer, a ideia é questioná-los:
O objetivo é perceber o que os alunos entendem como ridículo.
No laboratório de informática, o professor pedirá para os alunos, em duplas, buscarem por imagens e ou situações que para eles seriam consideradas ridículas.
As imagens deverão ser salvas no computador para depois serem projetadas para toda a sala.
http://revistasorria.com.br/site/imagem/470.jpg Acesso em 20 out. 2014.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQaWgdFaq1bijWM6nl6Bng4UXEi2SnwnuDst3AiG-6ajfyT0gKi Acesso em 20 out. 2014.
Professor, como os alunos menores hoje dominam muito bem as tecnologias, ensine-os como salvar uma imagem da internet. Basta clicar na imagem com o botão direito do mouse e selecionar a opção "SALVAR IMAGEM". Em seguida, basta escolher um lugar (uma pasta) para salvar arquivo.
Uma vez salvas, as imagens serão projetadas na sala e a dupla de alunos que as selecionaram deverão explicar aos colegas o porquê de tal ação.
Professor, aproveite esse momento para questionar sobre a temática de uma forma mais incisiva, percebendo o que os alunos entendem como ridículo. Aproveite também para desconstruir alguns entendimentos, caso haja necessidade.
O objetivo é questionar os medos do ridículo apresentados pela obra de Ruth Rocha.
Os alunos lerão, em voz alta, por meio do projetor, a história de Ruth Rocha: "Quem tem medo do ridículo?", disponível em:http://pt.slideshare.net/eliarejany/quem-tem-medo-do-ridculo-ruth-rocha Acesso em 20 out. 2014.
Após a leitura, o professor dividirá a turma em seis grupos para a discussão e apresentação de pontos da história.
Grupo 1 "Ridículo dá mais medo do que cair de avião, do que dar trombada em posto, do que tiro de canhão." |
Grupo 2 Dá medo ir a uma festa com a turma da escola com a roupa mais frajola. |
Grupo 3 Dá medo em dia de sabatina não saber a lição. |
Grupo 4 Dá medo estar com a turma quando a mãe aparece. |
Grupo 5 Dá medo falar e a voz sair esquisita. |
Grupo 6 Dá medo soltar um pum no meio de uma conversa. |
Professor, em um primeiro momento, deixe a turma discutir se de fato o que a história indica é ridículo e por quê. Aguce-os para pensar que se estivessem nas situações apresentadas, também sentiriam medo do ridículo. Depois, peça aos alunos para irem à frente da turma e dizerem sobre sua opinião e discussão. Deixe os grupos à vontade para intervirem no grupo dos colegas. É de fundamental relevância que você, professor, coloque em xeque os medos de ridículo, de modo a problematizar a situação, por exemplo:
http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/367942/gd/135957367569/SEJA-RIDICULO.jpg Acesso em 20 out. 2014.
O objetivo é a representação do que seja ridículo para os alunos.
Em parceria com os professores de Arte, os alunos deverão pintar ou desenhar seus medos de ridículo para uma exposição na escola. É importante combinar antecipadamente a atividade para que sejam providenciadas telas.
Professor, caso a turma, após discussão da atividade anterior, julgue que não há motivos para ter medo do ridículo, modifique esta atividade, fazendo com que os alunos pintem ou desenhem coisas ou situações que não poderiam ser encaradas como ridículas ou ainda situações mais sérias que podem ser consideradas ridículas, como exemplo uma criança sem escola. Isso vai depender de como a turma vai lidar ideologicamente com os questionamentos da atividade anterior.
http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/812332/gd/132967483972/Tao-humano-tao-ridiculo.jpg
Acesso em 20 out. 2014.
Para leitura do professor:
http://pt.slideshare.net/dheboradsales/quem-tem-medo-do-ridculo-de-ruth-rocha?related=1 Acesso em 20 out. 2014.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8013 Acesso em 20 out. 2014.
http://www.cristianequintas.com/2012/07/os-medos-infantis-atraves-das-historias.html#axzz3Gote7X9O Acesso em 20 out. 2014.
http://revistasorria.com.br/site/edicao/para-perder-o-medo-do-ridiculo.php Acesso em 20 out. 2014.
Nessa proposta, a ideia é entender o que os alunos concebem como ridículo e problematizar esse entendimento. Para isso, as atividades de pesquisa na internet por imagens que representam o ridículo e as pinturas e ou desenhos dos alunos mostrarão essa ideia. A problematização está contemplada pelos questionamentos do professor durante as apresentações das situações ridículas postas por Ruth Rocha.