Portal do Professor

Início do Conteúdo

A natureza é a nossa casa: vamos cuidar bem dela

Autor e Co-autor(es)

RONES AURELIANO DE SOUSA imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Descobrir que a Filosofia também reflete sobre a natureza;
  • Perceber a importância da natureza para a vida dos ser humano;
  • Reconhecer que o ser humano é parte da natureza;
  • Conhecer e vivenciar o conceito dos 3Rs;
  • Aprender a fazer críticas construtivas;
  • Formular hipóteses sobre o tema da aula;
  • Reconhecer que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos: 03 momentos de 60 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de nov. 2014.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Os filósofos da natureza

 

Professor, para introduzir o tema de nossa aula, vamos começar buscando na Filosofia a fundamentação para o tema. O conceito de natureza é muito amplo e muitas vezes os alunos acham que natureza são apenas as plantas e os animais. Portanto, questione-os sobre o que pensam que é a natureza.

Depois que levantarem suas hipóteses sobre o que é a "natureza", esclareça que: a natureza faz referência ao mundo natural, físico, geralmente tudo aquilo que não é feito pelo homem. 

Apesar de muitas pessoas ainda não terem se dado conta disso, a natureza é de fundamental importância para a vida humana, e mais, o homem é um elemento constituinte dessa natureza. Se o homem a prejudica, está prejudicando a ele mesmo. Afinal, se é verdade o que algumas pessoas falam que a natureza é a nossa casa, consideramos que ninguém gosta de ver sua casa suja, mas ao contrário, bem limpa.

Mostre-lhes as duas imagens e questione-os:

  • Qual das duas imagens mostra que as pessoas cuidam de sua casa?
  • O que uma cozinha suja como vimos na primeira imagem pode causar para o meio ambiente e para os seres humanos?
  • Vocês gostariam de morar em uma casa que tem uma cozinha como na imagem 1 ou na casa da imagem 2?

 

 Casa suja Casa limpa

Fonte: Casa suja. Disponível em: <http://www.elatadexico.org/2008/10/como-nao-manter-a-casa-limpa.html>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

Fonte: Casa limpa. Disponível em: <http://www.dicascaseiras.com/2011/06/15/como-limpar-organizar-cozinha/>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

 

Algumas pessoas se esquecem de que da natureza retiramos parte de nosso sustento, medicamento, entretenimento, moradia, saúde. E não é de hoje que a Filosofia se preocupa com esse fato. Já antes de Cristo, haviam filósofos que eram chamados de filósofos da natureza, pois, consideravam que a natureza estava no princípio de todas as coisas. Eles queriam entender as coisas, sem a necessidade de recorrer aos mitos, mas observando as transformações da natureza. Pensavam: como seria possível a água se transformar em peixes? Como seria possível a terra se transformar em árvores? Não acreditam nisso.

Alguns filósofos consideravam que o princípio de todas as coisas era a água, outros, acreditavam que era o fogo, pois, ambos transformam as coisas.

Principio das coisas para os filosofos

Fonte: Blog Mas Por Que Cara? Disponível em: <http://masporquecara.blogspot.com.br/2013/04/os-filosofos-da-natureza.html>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

 

A Bioética em nosso cotidiano

Professor, a bioética está cada dia mais próxima de nós, por isso é fundamental discutir seu conceito e sua aplicação em nosso cotidiano, com os alunos. 

Utilize um projetor multimídia para apresentar as imagens aos alunos e desencadear a exploração do conceito de bioética.:

 

Bioetica

Fonte: Blog Saúde comunicação e conhecimento. Disponível em: <http://saudeblog.com.br/bioetica-pode-ter-sido-afrontada-em-hospital-de-curitiba/>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

 

Professor, muito resumidamente explique a seus alunos que Bioética é um termo formado pela união de duas palavras: bio e ética. Vamos conhecê-las.

Bio= vida. É um termo de origem grega utilizado em palavras que tenham alguma relação com o ser vivo, sejam eles seres humanos, animais ou plantas.

Ética= é a área da filosofia que estuda o comportamento humano.

Assim, podemos concluir que a bioética, neste sentido, estuda o comportamento humano e sua relação com os animais e com as plantas.

Monica e o planeta

Fonte: Sítio: Turminha. Imagem disponível em: <http://www.turminha.com.br/desenhos-para-colorir/318-m%C3%B4nica-cuidando-do-planeta-turma-da-m%C3%B4nica>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

 

Atividades - aluna

1) Você se relaciona com os animais? Como? Você tem algum animal de estimação? Se sim, qual? Escreva o nome dele.

______________________________________________________________________________________________________________________

 

2) Você se relaciona com as plantas? Como? Em sua casa tem um jardim ou algum tipo de planta? Comente.

______________________________________________________________________________________________________________________

 

3) Colora as imagens abaixo e escreva o que entendeu da mensagem que elas trazem.

 

a) Nao jogue lixo no chao

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.androidpt.com/index.php?/topic/31686-topico-do-lixo-e-de-salvar-aparelhos-de-acabarem-no-lixo/>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

b) Menino plantando arvores

Fonte: Sítio: O cantinho alegre. Imagem disponível em: <http://ocantinhoalegre.blogspot.com.br/2010/03/dia-mundial-da-arvore-21-de-marco.html>.  Acesso em: 07 de nov. 2014.

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

c) Veterinario

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-natureza-para-colorir.html>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

4) Faça um desenho que demonstre seu amor pela natureza e pela vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Lixo é no lixo

Professor, mesmo com tantos apelos para que os seres humanos preservem a natureza, sabemos que muitos não o fazem. Ao contrário, poluem cada vez mais a nossa casa chamada Planeta Terra. Existe uma ação que muitas pessoas consideram inofensiva, são na realidade uma grande ameaça para a vida humana: jogar lixo no chão.

Para ilustrar este momento e sensibilizar seus alunos, proponha a exibição dos seguintes vídeos. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia. Este procedimento deverá ser utilizado em todas as exibições de vídeos.

 

Lixo e no lixo

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wXFNS9z3HAk>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

 

Lixo e na lixeira

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7S6I77HhYL0>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

 

Professor, após a exibição dos vídeos, abra um espaço para que seus alunos possam falar de suas vivências.

  • Como são os costumes familiar em relação à descarte de lixo: é no chão mesmo, é na lixeira,  coloca-se o lixo na calçada a qualquer momento do dia para que o caminhão faça a coleta, aguarda momentos antes de o caminhão da coleta passar para colocar o lixo na calçada, faz coleta seletiva. 
  • O que acha das pessoas que assim como o Zed consideram que não há problema algum em jogar lixo nos rios?
  • Quando chupa uma bala ou come um bombom dentro do carro ou do ônibus, faz o que com o papel: joga pela janela, no chão do veículo ou guarda o papel para jogar no lixo?
  • Você colabora com a higiene de de seu corpo? E de seu quarto? E de sua casa? E da escola onde estuda? E das ruas por onde anda? E da cidade onde mora? 

 

Atividades - aluna

Campanha: Lixo é no Lixo

 

Professor, aproveite o debate anterior e proponha uma campanha de sensibilização com o título deste momento. Para isso, utilize alguns gêneros textuais que são muito ricos, pois além de trabalhar com a escrita, também possibilitam ao alunos perceber a função comunicativa da escrita. Veja algumas ações que poderão ser realizadas:

  • Construir cartazes para divulgar a proposta pela escola.
  • Inserir no sítio ou blog da escola o que pretendem ao realizar tal campanha.
  • Elaborar panfletos explicativos.
  • Solicitar que os colegas de outras turmas auxiliem na divulgação e na realização das tarefas. 

 

3º Momento: Conhecendo o conceito dos 3Rs.

 

Existe um plano para salvar o planeta?

Professor, o título do último momento desta aula tem o objetivo de incomodar seus alunos e colocá-los para refletir. Antes de tentar respondê-la, exiba o vídeo abaixo que propõe um "plano" para salvar o planeta. Isso é possível? Tal plano existe? Como seria? Vejamos.

 

Um plano para salvar o planeta

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zjqcwkEX-ao>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

Professor, durante a exibição do vídeo, a "Turma da Mônica" deixa claro que não existe uma "poção mágica" ou um plano revolucionário que deixará o nosso planeta sem poluição, mas ao contrário, depende exclusivamente de cada um de nós e de nosso enorme esforço. Esse esforço vem do conceito dos 3Rs exibido e detalhadamente explicado no vídeo. 

Algumas simples ações podem ser implementadas em sua escola para que o princípio dos 3Rs seja efetivo. Segue algumas dicas, espelhadas em uma realidade vivenciada na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - ESEBA/UFU. 

  • Em 1º lugar, é de fundamental importância que toda a comunidade escolar se envolva neste projeto. Se isso não ocorrer, o insucesso das ações está garantido;
  • Caso seja possível, o ideal é montar um grupo de trabalho/comissão para estruturar as ações. Realizar esse tarefa de forma individual é extremamente desgastante;
  • Esse grupo de trabalho deve ser ao mesmo tempo um grupo de estudo para embasar teoricamente as ações ambientais no interior da escola;
  • É importante fazer, impreterivelmente, um enorme, bem planejado e constante trabalho de sensibilização com alunos e seus familiares, professores e funcionários da escola;
  • Tenha paciência: ações ambientais são comparadas com trabalho de formiguinha - os frutos demoram a aparecer;
  • Estabeleça uma parceria com uma cooperativa de recicladores ou com a prefeitura municipal de sua cidade para recolherem os resíduos de sua escola;
  • Procure dar visibilidade ao projeto;
  • Crie um blog para divulgar as ações do projeto;
  • Faça coleta seletiva: distribua por todos os ambientes da escola (salas de aula, administrativo, pátio, portaria e corredores), coletores para separação do papel, outros resíduos e lixo orgânico;
  • Se não for possível para a escola adquirir coletores específicos, utilize baldes em desuso ou com pequenos defeitos. Se ainda assim não for possível, adesive caixas de papelão e utilize-as; 
  • Identifique os coletores com o número da sala para obterem um controle e identificar os locais que estão descobertos;
  • Reserve um recipiente para recolher as pilhas e baterias da comunidade escolar; 
  • Envolva os alunos no projeto: crie uma escala diária para que o aluno possa retirar o papel da sala de aula e colocá-lo no coletor grande do corredor; 
  • Reforce a necessidade de o aluno portar sempre uma garrafinha de água para contribuir com a diminuição da utilização de copos descartáveis; dentre outras.

Professor, estas iniciativas levarão seus alunos a compreenderem que o planeta é uma extensão de suas casas e que nossa saúde depende da  boa preservação da natureza. Não existe "poção mágica", mas um esforço de nossa parte para que "nossa casa" fique sempre bem limpa.  Veja a seguir algumas fotos do "Projeto 3Rs, desenvolvido na Escola de Educação Básica da UFU-Eseba.

Coletor azul do corredorcoletor de sala de aulaGarrafinha de agua

Fonte: Fotos do arquivo pessoal do autor: Ações realizadas pelo "Projeto 3Rs, desenvolvido em 2013 na Escola de Educação Básica da UFU-Eseba.

Atividades - aluna

1) Vimos que não existe uma “poção mágica” para salvar o planeta. Isso depende de cada um de nós e de nossas atitudes. O que podemos fazer de forma concreta para ajudarmos a “salvar” nosso planeta da destruição.

________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________

 

2) Faça dois desenhos.

a) Um planeta precisando ser salvo, ou seja, sujo, desorganizado e com pessoas que não se preocupam em preservar a natureza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

b) Um planeta preservado, ou seja, limpo, organizado e com pessoas que se preocupam em preservar a natureza. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exposição: Salvando nosso planeta

 

Professor, aproveite os desenhos que os alunos fizeram e faça uma exposição, pois as imagens muitas vezes dizem mais do que as palavras. Cole os desenhos em uma folha de papel pardo, coloque o título e a turma que realizou o trabalho e exponha no mural do corredor da escola, para que outras turmas possam conhecer o trabalho. Outra possibilidade seria a divulgação por meio de palestras que seus alunos pudessem fazer nos horários dos recreios, onde possam expor o que aprenderam. Esta atividade requer uma série de providências e planejamento, juntamente com os alunos.

Recursos Complementares

Sugestões de consulta para o professor:

Sítio: O conceito dos 3Rs. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/reduzir_reutilizar_reciclar.htm>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

Sítio: Os filósofos da natureza. Disponível em: <http://www.paradigmas.com.br/parad33/33.5.htm>.  Acesso em: 07 de nov. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: descobriram que a Filosofia também reflete sobre a natureza; perceberam a importância da natureza para a vida do ser humano; reconheceram que o ser humano é parte da natureza; conheceram e vivenciaram o conceito dos 3Rs;  aprenderam a fazer críticas construtivas;  formularam hipóteses sobre o tema da aula; reconheceram que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos; respeitaram os diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto. Lembre-se de registrar suas observações para que possa consultá-las ao realizar seu planejamento.