Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Continentes e terras de origem dos povos do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Não são necessários conhecimento prévios.
Essa aula justifica-se dentro das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (MEC) e permite a construção e o exercício de direitos considerados para o aprendizado dos conteúdos de História (MEC, 2012). Essa aula também atende as exigências da lei 10.639, que tem por objetivo estudar a cultura africana, a história da África e a história da cultura afro-brasileira.
Espera -se com essa aula que o aluno do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental Inicial possa conhecer a localização da África, dos seus países e um pouco da cultura africana, geralmente vista de forma preconceituosas em nossa sociedade. Nesse sentido, a aula proporcionará um olhar de alteridade para com a cultura africana e afro - brasileira.
Professor organize a sala em círculo, inicie a aula com a apresentação da letra da música, África do grupo Palavra Cantada, por meio de uma projeção com o data show. Letra da música disponível em: http://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/africa.html. Acesso em 09/10/2014. Em seguida, solicite que cada criança leia um trecho música, após todos realizarem a leitura, exibir a gravação da música em vídeo, África – DVD 3D “Show Brincadeiras Musicas da Palavra Cantada". Duração 3min39seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yGv47mv7874. Acesso em 09/10/2014.
Após a execução da música, propor um debate com o objetivo de apresentar o continente Africano e os seus vários países.
Sugestão de questão para o debate.
Professor, após a fala dos alunos explique que a África é um continente, assim como o continente americano, e que ela tem diferentes países. Na música, são citados, oito países dos 53 existentes na África atualmente.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-hNjIi576TwE/TlWIYoZcQ6I/AAAAAAAADso/wHNDYwsLmKY/s640/omelhorimagem.jpg. Acesso em 21/11/2014.
Segundo momento
Depois de ouvir a música África, apresentar no data show, o mapa do mundo. Após apresentação do mapa, solicitar que os alunos identifiquem o continente africano. Nesse momento, é importante relembrar o conceito de continente e salientar o nome de outros continentes como o Americano, Europeu, Asiático e a Oceania.
Sugestão de mapa interativo:
IBGE. Países@, disponível em:http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php. Acesso em 11/10/2014.
Mapa Mundi
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-CGdeu-ZN1EY/UctcXZ0gSqI/AAAAAAAACTE/RbSj9a4i2YM/s1600/002.jpg . Acesso em 09/11/2014.
Professor, após a visualização do mapa do mundo, apresentar também, o mapa político do continente Africano. Solicitar que cada aluno identifique no mapa os países mencionados na música, África. Em seguida, organizar os alunos em duplas, e disponibilizar uma fotocópia do mapa político da África com a sugestão de atividade.
Disponível em: http://neusapereira.zip.net/images/MAPA.JPG. Acesso em 09/11/2014.
Atividade
Solicite aos alunos que localizem no mapa abaixo os países Africanos citados na música África em seguida pinte:
1- O Senegal de verde.
2- A Nigéria de amarelo.
3- O Gabão de alaranjado.
4- O Sudão do Sul de cinza.
5- A Tanzânia de vermelho.
6- A Namíbia de rosa.
7- A Guiné-Bissau de marrom.
Terceiro Momento
No Laboratório de informática da escola, organizar os alunos em duplas. Em seguida, propor que cada dupla pesquise sobre um país citado na música. São eles: Senegal, Nigéria, Gabão, Sudão do Sul, Tanzânia, Namíbia e Guiné-Bissau.
Cada dupla deverá pesquisar as seguintes informações de cada país.
a) Dialeto.
b) Costumes.
c) Como se vestem.
d) Condições de vida.
e) O que tem em comum com os brasileiros.
Após a pesquisa, sugerir a elaboração de um texto informativo sobre a África. É importante orientar os alunos, que esse texto, deverá contemplar todas as discussões realizadas em sala de aula sobre a África.
Sugestões de sites para pesquisa dos alunos:
CENTRO DE NEGÓCIOS, CULTURA E COOPERAÇÃO NIGÈRIA-BRAZIL. Instituto de Arte e Cultura Yoruba, disponível em: http://nigeriabrazil.org/site/instituto-de-arte-e-cultura-yoruba/. Acesso em 14/11/2014.
WIKIPÉDIA. Guiné-Bissau, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guin%C3%A9-Bissau. Acesso em 14/11/2014.
KIMBIZA. Bantu, duração 6min35seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7teu652AJmo#t=18. Acesso em 14/11/2014.
DICIONÁRIO INFORMAL. Bantu, disponível em: http://www.dicionarioinformal.com.br/bantu/. Acesso em 14/11/2014.
WIKIPÉDIA. Mitologia bantu, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_bantu. Acesso em 14/11/2014.
Quarto momento
Organizar os alunos em círculo, nesse momento, solicitar as duplas que realizem a leitura em voz alta do texto produzido. Na sequencia, talvez seja interessantes propor que os alunos ilustrem o seu texto com imagens representando a cultura africana e a sua contribuição para a cultura brasileira. Em seguida, o professor deverá disponibilizar os textos no blog da turma ou da escola. É importante que antes de divulgar as produções dos alunos no blog eles escolham conjuntamente um título para os trabalhos. Sugestão: “Conhecendo a África”, “A Cultura africana” e “Um continente: África”.
CARVALHO. Leandro. Lei 10.639 e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/lei-10639-03-ensino-historia-cultura-afro-brasileira-africana.htm. Acesso em 09/11/2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília, 2012. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade2_MIOLO.pdf. Acesso em 09/11/2014.
A avaliação é processual e gradativa, o professor deverá observar o interesse dos alunos pelas atividades propostas, a organização e elaboração das respostas dadas aos questionamentos do professor. Avalie também o texto, observando se há coerência nas informações relatadas com a pesquisa realizada. Observe também, através do conteúdo da exposição oral e dos textos de cada dupla, se os alunos conseguiram ampliar o seu conhecimento sobre a cultura da África e sua contribuição para com o povo brasileiro.