Estratégias e recursos:
-
discussão oral e coletiva;
-
atividades de representações sociais;
-
desconstrução de conceitos pressupostos;
-
computador, internet e projetor;
-
criação de um podcast.
Módulo 1
Atividade 1
O objetivo é sensibilizar os alunos para a proposta didática, discutindo os prós e os contras da cidade onde moram.
O professor iniciará a aula apresentando fotos da cidade onde os alunos moram e discutindo com eles os prós e contras da cidade.
Professor, para essa atividade, faça no quadro uma tabela com pontos positivos e pontos negativos da cidade onde moram. Incite os alunos a pensarem criticamente na sua comunidade.

http://www.algartech.com/File/News/Image/pt-br/230/News_230.jpg Acesso em 20 nov. 2014.

http://uipi.com.br/wp-content/uploads/2013/08/Anivers%C3%A1rio-de-Uberl%C3%A2ndia-ter%C3%A1-diversas-atividades.jpg Acesso em 20 nov. 2014.
Atividade 2
O objetivo é discutir a noção de cidade ideal sob várias perspectivas.
Depois da discussão inicial sobre os pontos positivos e negativos da cidade onde moram, o professor deverá provocar os alunos por meio do questionamento:
-
O que seria uma cidade ideal?
Professor, deixe os alunos à vontade para comentarem sobre a noção de ideal para eles. Aproveite o momento para colocar em xeque questões cruciais para um bom desenvolvimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como a necessidade de todas as crianças terem condições de frequentarem uma escola de qualidade.
Findada essa discussão, o professor pedirá às crianças para que se dividam em equipes que representarão o cachorro, a galinha, a gata e o jumento. Cada equipe, a depender da representação que está responsável, discorrerá e desenhará sobre o que seria a "cidade ideal" para cada um; por exemplo:
O que seria a cidade ideal para um(a):
-
cachorro?
-
galinha?
-
gata?
-
jumento?
Ao final da atividade, os alunos deverão mostrar os desenhos e explicar o que seria a cidade ideal para cada tipo acima descrito.
Professor, nesse momento, mobilize a turma para criar justificativas plausíveis para dizer sobre o porquê da cidade ideal para cada tipo descrito.
Atividade 3
O objetivo é o professor problematizar o que é posto pelos bichos, na canção "A cidade ideal".
Conhecidas as noções de cidade ideal para cada tipo descrito na atividade anterior, o professor dirá aos alunos que analisarão como o musical famosos, Os Saltimbancos, representa a cidade ideal, na música por eles concebida: "A cidade ideal".
Antes de passar à análise da letra, o professor deverá contextualizar o musical. Para tanto, deverá acessar sítios que contemplam a história de "Os saltimbancos" bem como exibe imagens.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Saltimbancos Acesso em 20 nov. 2014.
http://dancaemdia.wordpress.com/2011/08/25/os-saltimbancos-texto-completo/ Acesso em 20 nov. 2014.
http://teatrobradescobh.com.br/programacao/os-saltimbancos-3/ Acesso em 20 nov. 2014.
https://www.google.com.br/search?q=os+saltimbancos&espv=2&biw=1280&bih=595&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=6-FwVMbyEIawsASZp4GQCQ&ved=0CAcQ_AUoAg#imgdii=_ Acesso em 20 nov. 2014.

http://2.bp.blogspot.com/_D6qFNM6Q57o/TNLNwCuejUI/AAAAAAAAAR4/9yK4rIrRviM/s1600/OS+SALTIMBANCOS.jpg Acesso em 20 nov. 2014.

http://www.estilohyatt.com.br/wp-content/uploads/2011/02/Saltimbancos.jpg Acesso em 20 nov. 2014.
Após a compreensão de que se trata de um musical, os alunos deverão escutar a canção "A cidade ideal":
https://www.youtube.com/watch?v=JMDpzN4rcH0 Acesso em 20 nov. 2014.

Depois de escutada a canção, o professor deverá entregar em xerocópia a letra da música "A cidade ideal", para discussão.
A Cidade Ideal
(Luis Enriquez Bacalov, Sérgio Bardotti e Chico Buarque)
Cachorro: A cidade ideal dum cachorro
Tem um poste por metro quadrado
Não tem carro, não corro, não morro
E também nunca fico apertado
Galinha: A cidade ideal da galinha
Tem as ruas cheias de minhoca
A barriga fica tão quentinha
Que transforma o milho em pipoca
Crianças: Atenção porque nesta cidade
Corre-se a toda velocidade
E atenção que o negócio está preto
Restaurante assando galeto
Todos: Mas não, mas não
O sonho é meu e eu sonho que
Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
Fossem somente crianças
Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
E os pintores e os vendedores
Fossem somente crianças
Gata: A cidade ideal de uma gata
É um prato de tripa fresquinha
Tem sardinha num bonde de lata
Tem alcatra no final da linha
Jumento: Jumento é velho, velho e sabido
E por isso já está prevenido
A cidade é uma estranha senhora
Que hoje sorri e amanhã te devora
Crianças: Atenção que o jumento é sabido
É melhor ficar bem prevenido
E olha, gata, que a tua pelica
Vai virar uma bela cuíca
Todos: Mas não, mas não
O sonho é meu e eu sonho que
Deve ter a mil intantes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
Fossem somente crianças
Deve ter a mil intantes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
E os pintores e os vendedores
As senhoras e os senhores
E os guardas e os inspetores
Fossem somente crianças
Disponível em: http://letras.mus.br/os-saltimbancos/275207/ Acesso em 20 nov. 2014.
|
Após conhecimento da letra da música, o professor, em busca de sentidos para a canção, questionará:
-
Por que na cidade ideal de um cachorro há um poste por metro quadrado? O que está por trás dessa visão?
-
O que fica implícito quanto ao fato de na cidade ideal de um cachorro não ter carro?
-
Na visão do cachorro, em suma, como é a cidade ideal?
-
Já na cidade ideal da galinha, o que é mais importante? Por quê?
-
O que deve ter na cidade ideal da gata coincide com a importância do que deve ter na cidade ideal de qual outro bicho? Por quê?
-
Qual a associação que se faz ao jumento?
-
Essa associação, na visão posta pela canção, é positiva ou não? Por quê?
-
Essa associação colocada pela música é comum na sociedade? Explique.
-
Há a utilização de uma metáfora "A cidade é uma estranha senhora". Quais os sentidos dessa comparação?
-
De todos os bichos, qual lhe parece mais esperto? Por quê?
-
Na visão da bicharada, o sonho é que todos os habitantes fossem crianças, "E, quem dera, os moradores/ e o prefeito e os varredores/fossem somente crianças". Por que isso acontece? O que as crianças têm ou são para que a bicharada deseje-as?
Professor, essas perguntas servem para o desvelar e ou desconstruir dos sentidos postos pela canção. É interessante perceber os alunos tentando construir sentidos outros a partir do que é posto. Fomente essa busca! É importante relatar aos alunos que a bicharada de "Os Saltimbancos" foge do campo em busca de uma vida melhor na cidade. Por isso, "A cidade ideal". É possível inclusive fazer parcerias com outros professores, como o de História, para de forma mais aprofundada deter-se na canção e nos sentidos. Para se informar ainda mais, leia:
Lançado no ano de 1977, o disco infantil “Os saltimbancos” foi um projeto composto por importantes figuras da música popular brasileira. Entre outros nomes, destacamos as figuras de Chico Buarque, Nara Leão, Vinicius de Moraes e Miúcha como os grandes envolvidos nesse projeto. A inspiração desse disco aparece como uma adaptação da obra literária “Os músicos de Bremen”, criada pelos lendários irmãos Jacob e Wilhelm Grimm.
Essa obra trata da união de um grupo de animais contra a exploração realizada por seus patrões. Ao longo das canções vemos que cada um dos animais canta as suas angústias e decidem se reunir para que tivessem a oportunidade de mudar o rumo de suas vidas. Os protagonistas envolvidos são um burro, um cachorro, uma galinha e uma gata. Cada um reclama da exploração que sofria e contam com suas diferenças para se tornarem livres.
De modo geral, essa obra tem uma elaboração interessante e explora de modo muito eficiente no uso de elementos lúdicos. As crianças apreendem a história com grande facilidade e podem aprender sobre valores muito importantes. Questões como união, solidariedade, justiça e diversidade são alguns dos conceitos que a narrativa dos saltimbancos consegue transmitir aos que tem a oportunidade de apreciá-la. Contudo, não podemos entender que “Os saltimbancos” seja uma simples obra pensada para crianças.
A história desses animais tem uma relação muito importante com o contexto histórico vivido no Brasil daquela época. Ao falar sobre união, exploração e justiça, os animais que figuram essa fábula davam voz a uma série de questões políticas que marcavam o regime militar brasileiro. Não tendo liberdade para abertamente se opor ao governo da época, era comum que os artistas utilizassem de elementos e recursos estéticos que de forma indireta expressassem as suas opiniões.
Percebemos que “Os Saltimbancos” é um rico documento histórico capaz de marcar adultos e crianças. Para o universo infantil, percebemos a construção de uma ferramenta didática capaz de introduzir a reflexão de valores muito interessantes para a formação dos pequenos. Aos adultos, uma obra que hoje atesta a falta de liberdade artística que impunha desafios e estratégias para se falar o que se pensava naquela época. Assim, temos um rico universo de questões educacionais e históricas a serem notadas por meio desse memorável disco.
Por Rainer Gonçalves Sousa
Colaborador Escola Kids
Graduado em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG
Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG
Disponível em: http://www.escolakids.com/os-saltimbancos.htm Acesso em 20 nov. 2014.
|
Atividade 4
O objetivo é os alunos recriarem a canção a partir de suas próprias perspectivas por meio de um podcast.
O professor orientará os alunos a um desafio. Em grupos de 4 alunos, cada um representará um bicho do musical "Os saltimbancos". A tarefa será a de reconstruir a música "A cidade ideal" a partir da perspectiva de cada animal, com base no contexto original da história: os bichos vão para a cidade em busca de uma vida melhor!
Após a versão escrita, os alunos terão de gravá-la em podcast e o arquivo deverá ser disponibilizado no sítio da escola e ou apresentado no recreio para outras turmas.
Professor, para trabalhar o podcast, acesse:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25466 Acesso em 20 nov. 2014.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=89 Acesso em 20 nov. 2014.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014530.pdf Acesso em 20 nov. 2014.