Portal do Professor

Início do Conteúdo

O TEATRO NA INFÂNCIA: UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM - Conhecendo a sua história

Autor e Co-autor(es)

Adele Guimarães Ubarana Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como produto histórico-cultural
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como apreciação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão:

  • Conhecer sobre a história do Teatro no mundo: origem, características mais marcantes e peculiaridades;
  • Conhecer a organização do Teatro: os elementos (cenário, figurino, palco, coxia, entre outros), as funções dos espaços, bem como das pessoas que atuam nesse ambiente.

Duração das atividades

Três aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para iniciar a discussão/sensibilização sobre o tema do Teatro o professor deverá reunir o grupo de crianças e questionar o que eles sabem sobre o Teatro, investigando assim os seus conhecimentos prévios, através de questionamentos do tipo:


• O que é o teatro?

• O que acontece em um teatro?

• E o que as pessoas apresentam?

• Aonde elas se apresentam? 

• Vocês conhecem um teatro?

Estes conhecimentos prévios poderão ser registrados em um painel que ficará exposto no mural da sala com o título "O QUE SABEMOS SOBRE O TEATRO".

Estratégias e recursos da aula

Atividade – Conhecendo a história do Teatro

As máscaras

LEVANTAMENTO DAS QUESTÕES SOBRE O TEATRO



1º MOMENTO – Depois de registrar o que as crianças já conhecem sobre o tema em um painel, o professor poderá questionar a turma sobre o que cada aluno gostaria de saber sobre o Teatro. Primeiramente, organiza as crianças em duplas para que elas registrem em um papel quatro aspectos que gostariam de saber/conhecer sobre o Teatro (esse agrupamento deverá ser organizado levando-se em consideração o nível de escrita em que cada criança se encontra, garantindo-se que uma delas esteja em um nível mais avançado que a outra neste processo, por exemplo: uma no nível silábico junto a outra que se encontra em  nível alfabético; uma no nível pré-silábico e a outro no nível silábico).

                       Após a escrita, cada dupla retorna a roda, leem as questões para que sejam registradas pela professora em um painel (cartolina, madeira) para assim, ficarem expostas ao lado do painel dos conhecimentos prévios, registrado anteriormente. Este painel poderá ter o seguinte título: "O QUE QUEREMOS SABER SOBRE O TEATRO".

O QUE QUEREMOS SABER SOBRE O  TEATRO

• Por que o teatro existe?
• Como surgiu o teatro? 

• Quando surgiu o teatro?
• Como é o teatro por dentro?
• Conta-se história no teatro?
• Onde os atores trocam de roupa?
• Como se chamam as roupas que os artistas usam?
• Como se chamam os espaços do teatro?
• Quais as pessoas que trabalham no teatro e o que elas fazem?

2º MOMENTO - Depois que o grupo listar as suas questões sobre o Teatro o professor pode propor enviar para as famílias um bilhete pedindo que, junto aos seus flhos, pesquisem matérias (livros, revistas, sites na internet etc) sobre o Teatro.
Nos dias que sucedem a chegada desses materiais o professor seleciona o que irá ler a cada dia tendo em vista as questões acima.

Uma dica de um livro legal para trabalhar esse tema:

O teatro no mundo, da editora Melhoramentos.

Teatro no mundo

3ª MOMENTO - Por fim, o professor poderá reunir as informações descobertas e criar junto as crianças um texto coletivo sobre o Teatro.

Uma atividade interessante seria pedir, ao final da construção do texto coletivo, para que cada criança o copiasse em seu caderno, realizando, assim, uma cópia, porém com significado.

Avaliação

Nesta atividade o professor poderá avaliar:

  • Se as crianças entenderam a história contada sobre o teatro;
  • Se participaram da construção do texto coletivo, contribuindo com informações pertinentes ao assunto.