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Trabalhando com receitas: o gosto de aprender

Autor e Co-autor(es)

Fabiane de OLiveira Braga Fel?cio imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalh?es

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?A crian?a aprende efetivamente quando relaciona o que aprende com seus pr?prios interesses?. (ROSSINI,2003)

O uso do g?nero textual prescritivo em sala de aula, no caso em estudo, a receita culin?ria, ? adequado para o ensino de conte?dos importantes n?o apenas de linguagem, mas tamb?m conte?dos relacionados com a alimenta??o, h?bitos familiares, desenvolvimento de habilidades de cria??o, etc.

As aulas que aqui ser?o propostas t?m os objetivos de:

1) desenvolver a integra??o e a descontra??o entre os alunos;

2) explorar o conhecimento de mundo deles;

3) ampliar  a capacidade escrita a partir de textos n?o-verbais;

4) fazer com que os alunos sejam capazes de decodificar o g?nero receita;

5) desenvolver habilidades de infer?ncias, extrapola??o a partir do uso de imagens;

6) aprender a atuar nas situa??es de escolha em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 8 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Indague aos alunos se eles gostam de cozinhar, se fazem essa atividade em casa, o que eles j? fizeram que deu certo ou errado, se algo surpreendente j? ocorreu. Comente sobre o h?bito de algumas fam?lias almo?arem fora de casa nos finais de semana, feriados ou datas especiais. Pergunte quais as habilidades que precisamos ter para fazer uma boa comida e os cuidados que devemos ter ao manusear um fog?o.
O objetivo desses questionamentos ? aferir o que os alunos sabem sobre o g?nero receitas, sobre a escrita de receitas, o passo-a-passo, e como prepar?-las.

Estratégias e recursos da aula

Prepara??o para a 1? aula:

Professor, providencie recortes de receitas de comidas salgadas e/ou sobremesas (algumas revistas trazem receitas, d? prefer?ncia para as que tenham gravuras). Veja abaixo uma receita da revista CARAS (retirada do site abaixo relacionado):

                    http://www.caras.com.br/secoes/receitas/noticias/espaguete-com-molho-de-tomate/

                                                           (Acesso feito dia 6/9/2009)

                                     Sugest?o de como confeccionar seu material de trabalho.
Recorte v?rias receitas de comidas e suas respectivas gravuras. Cole tudo em peda?os de cartolina para que os alunos possam manusear melhor o material. Voc? ter?, por exemplo, 10 ret?ngulos com receitas coladas e 10 ret?ngulos com as respectivas gravuras ( coloque o t?tulo da receita na parte da escrita, deixando nos ret?ngulos apenas gravuras). Veja abaixo um exemplo:

Receita

           ESPAGUETE COM MOLHO DE TOMATE

Ingredientes

Para 4 por??es: 4 col. (sopa) de ?leo, 3 x?c. de abobrinha brasileira em cubos grandes, 1 x?c. de cebola em peda?os grandes, 2 x?c. de tomates-caqui sem pele picados, 2 col. (ch?) de sal, 300 g de espaguete, l?minas crocantes de abobrinha, 2 col. (sopa) de azeite de oliva extravirgem.

Como preparar

Numa frigideira, aque?a o ?leo. Refogue a abobrinha e a cebola. Ponha o tomate e metade do sal. Refogue, mexendo de vez em quando, por 1 min. Tire do fogo. Reserve. Cozinhe a massa numa panela em 3 litros de ?gua fervente e a sobra de sal. Ao ficar al dente, tire do fogo. Escorra a ?gua. Sirva a massa com o molho, l?minas crocantes de abobrinha brasileira e regado com o azeite. Pimenta-do-reino e manjeric?o decoram.

Professor,  pe?a que os alunos levem receitas para a sala de aula: receitas que venham em embalagens de produtos, caderno de receitas manuscritas da m?e, da av?...( com a autoriza??o do respons?vel), receitas de revistas, receitas inventadas por eles mesmos e etc.

1? aula

1? etapa:

Fa?a grupos com os alunos e trabalhe o material que eles levaram para a sala de aula  explorando a *estrutura de uma receita. Veja logo abaixo algumas dicas. Ap?s essa atividade, solicite que organizem as receitas que eles levaram observando al guns crit?rios que p oder?o ser estabelec idos por eles mesmos .Depois, trabalhe com o grupo a forma da triagem feita: comidas doces, salgadas, dif?ceis de preparar, r? pidas, gostosas, rui ns e etc. Pergunte se algu?m trouxe a receita de sua comida preferida e se algum aluno tiver levado, pe?a-o para ir a frente e falar um pouco sobre ela, se ele mesmo a faz em casa e as dicas para um melhor preparo.

EXPLORANDO A ESTRUTURA DE UMA RECEITA

a) Com que objetivo algu?m escreve uma receita?

b) Quem escreve receitas?

c) Onde podemos encontrar receitas?

d) Do que fala uma receita?

e) O que n?o pode faltar nesse tipo de texto?

Essa atividade focalizar? o contexto de produ??o de uma receita ? finalidade, caracter?sticas do autor e do leitor de receitas, e portadores de text os nos quais circulam as receita s - , seu conte?do tem?tico, as partes que comp?em uma receita e sua forma de organiza??o.

2? etapa:

Divida os alunos em grupos e entregue para cada grupo uma gravura de comida do material que voc? preparou. Pe?a que fa?am, conjuntamente, uma an?lise da gravura e depois, cada um responde em seu caderno as seguintes perguntas de acordo com a concep??o que eles criaram da imagem:

EXPLORANDO A ESTRUTURA DA IMAGEM

1- Essa comida ? salgada ou doce?
2- Pense que voc? far? essa receita. Escreva quais ingredientes voc? acredita que foram usados.
3- Escreva o modo de fazer.
4- D? um nome para sua receita.

Estipule com os alunos um tempo para que eles possam escrever seus textos e discutir entre os colegas do grupo.

3? etapa:

1? passo:

Convide alguns alunos para ir ? frente da sala e ler sua receita para os colegas. Esse momento, certamente, ser? de distra??o e entretenimento para os alunos.

2? passo:

Coloque as respectivas receitas (parte escrita) em cima de uma mesa. Cada grupo dever? escolher um representante para encontrar a receita correta de sua gravura.
Os alunos dever?o ir ? frente e de acordo co m sua leitura, escolher uma receita, levar ao seu grupo, discutir entre eles e quando, em conjunto, decidirem que aquela ? a respectiva receita, eles dever?o levar ao seu professor para certificarem- se.

3? passo:

Quando todos encontrarem suas receitas, pe?a que eles fa?am a compara??o do que realmente h? em comum nela e a que eles criaram a partir da imagem. Pergunte quem n?o acertou nenhum ingrediente ou quem acertou muitos e o que os levaram a pensar que realmente tinha aquele ingrediente.

Convide um aluno de cada grupo para relatar co mo conseguiram localizar a receita original, quantas tentativas fizeram, se o t?tulo ajudou, se foi algum ingrediente na gravura, etc.

Converse, previamente, com a dire??o da escola sobre a possibilidade dos alunos usarem a cozinha para fazerem alguma s receitas e em caso p ositivo, proponha ao s alunos a forma??o de grupos.

Dica: Fa?a o menor n?mero de grupos poss?veis para que n?o estenda por muito dias as apresenta??es. 

Pe?a que cada um leve para a sala de aula uma rece ita, pode ser a sua favorita,mas que sej a f?cil de preparar e n?o gaste tantos ingredientes. 

Se poss?vel, passe alguns v?deos de receitas. Seguem abaixo alguns links onde ? passado para o telespectador o passo-a-passo de uma receita e seus ingredientes. Todas as receitas s?o atrativas para as crian?as.

http://www.youtube.com/watch?v=jCHrLigCOzY

http://www.youtube.com/watch?v=sS2lGxfKs1M

(os sites foram acessados dia 8/9/20 09)

 Dica: Se n?o houver condi??es de passar os v?deos para os alunos, sugira que eles assistam em casa aos programas de TV sobre culin?ria: Mais Vo c? (Ana Maria Braga/ Rede Globo), Hoje em d ia (Edu Guedes/ Rede Record) dentre outros e fa?am a transcri??o da receita ativando assim, suas habilidades cognitivas.

http://semvagas.com/wp-content/receita-ana-maria-braga.jpg

                   (Acesso feito dia 02/09/2009)

http://1senhorsabor.files.wordpress.com/2009/07/receitas-do-edu-guedes.jp g

(acesso feito dia 02/09/2009)

 2? aula

Pe?a que cada um sente-se formando seu grupo e analisem as receitas que cada um levou. Eles dever?o discutir e escolher a melhor receita a ser feita na escola levando em considera??o a praticidade, a seguran?a  ( se necess?rio, utilizar apenas o forno) a quantidade de ingredientes, a facilidade e o sabor. Ap?s a escolha, o grupo estipula o que cada membro dever? levar e qual papel cada um do grupo ir? desempenhar no dia da apresenta??o.

Ser? necess?rio que os alunos das equipes levem para a aula os ingreditentes que ir?o utilizar e caso n?o haja na escola o material a ser usado em suas receitas, eles dever?o levar de casa: liquidificador, batedeira e etc. Explique que os alunos apenas far?o a receita, mas caso necessitem de usar o forno, apenas um adulto poder? faz?-lo.

Dica: Professor, se poss?vel, grave um v?deo com todas as apresenta??es dos alunos. Assim, eles se sentir?o mais motivados para a realiza??o da atividade. Os v?deos citados ao final da primeira aula s?o boas sugest?es para os alunos.

Fa?a um sorteio para a ordem de apresenta??o dos trabalhos.

3? aula

 Durante as apresenta??es, oriente os alunos a dar o passo a passo de uma receita, ou seja, a sequ?ncia ordenada de procedimentos que dever?o ser realizados, conforme sugest?es dos v?deos citados na 3? atividade da 1? aula. Nesse momento, o professor dever? solicit ar que os alunos copiem tudo o que for ensinado pelos colegas: os ingredientes, o modo de preparo,ou seja, a sequ?ncia dos acontecimentos.  Todos dever?o ter o registro de todas as receitas que ser?o apresentadas. Sugiro que os alunos tenham em m?os um caderno, ou folhas espec?ficas feitas pelo professor ou criadas pelos pr?prios alunos, para escreverem todas as receitas,ilustrarem e depois confeccionarem um "Caderno de receitas manuscritas".

Dica: Ser? interessante que a receita seja feita em quantidade suficiente para que todos os alunos possam saborear um peda?o.

Ap?s todas as apresenta??es, sugira a cria??o de um "caderno de receitas digital", a partir do v?deo gravado, onde constar?o todas as apresenta??es das receitas feitas pelos alunos. O livro de receitas pode ser salvo em CD ou em DVD e dados de presente aos pais ou m?es como um bom presente para o dia desses.

Recursos Complementares

Professor, voc? tamb?m poder? trabalhar outros g?neros prescritivos como: instru??o de jogo, instru??o de montagem, bula de rem?dio, regulamento, leis e etc.

No Blog abaixo h? a uma refer?ncia de um livro de receitas para crian?as, que poder? ser indicado aos pais. http://images.google.com/imgres?imgurl=http://www.bemparana.com.br/vossoblogdecomida/wp-content/uploads/2008/05/livro-100-receitas-para-criacas-felizes1.jpg&imgrefurl=http://www.bemparana.com.br/vossoblogdecomida/index.php/2008/05/26/culinaria-infantil/&usg=__f5iocx8eu_QEdZetwZaa2RT69Ik=&h=600&w=496&sz=252&hl=ptBR&start=10&um=1&tbnid=DVcZMltyox3tCM:&tbnh=135&tbnw=112&prev=/images%3Fq%3Dlivros%2Bde%2Breceitas%2Bcomidinhas%2Bde%2Brua%26hl%3Dpt-BR%26rls%3Dcom.microsoft:pt-br:IE-SearchBox%26rlz%3D1I7SUNA_pt-BR%26um%3D1

(acesso feito dia 8/9/2009)

*Uma outra dica ? a cria??o de card?pios: manuscritos ou eletr?nicos ( se poss?vel e necess?rio, fa?a uma parceria com o professor de inform?tica para esse recurso tecnol?gico).

Avaliação

Avalie a capacidade que os alunos tiveram ao criar seus pr?prios  crit?rios para classificar e seriar as receitas levadas por eles. Aproveite e observe,a capacidade deles em resolver situa??es-problema oportunizadas a partir das discuss?es e escolhas em grupos. 

As produ??es escritas dar?o ao professor a oportunidade para avaliar a utiliza??o do repert?rio lingu?stico para a constru??o coerente dos textos solicitados a partir das falas dos colegas, observando-se as caracter?sticas do texto instrucional ( receita) g?nero textual em estudo e se eles est?o empregando corretamente as regras ortogr?ficas de acordo com seu ano escolar.